O americano Kelly Slater, decacampeão mundial de surfe, vai ter pesadelos com a bandeira verde e amarela. Ontem o brou caiu pro brazuca Adriano Souza, o Mineirinho, na final do Rip Curl Pro Portugal, última etapa da perna europeia (9ª de 11 etapas) do ASP World Tour, a elite do surfe mundial. Kelly já tinha sido eliminado na França, na semana passada, por outro brazuca, o jovem Gabriel Medina. Com o título da etapa portuga, Mineirinho pula pra terceira colocação no ranking 2011 da ASP (associação dos Surfistas Profissionais).
Continua depois da publicidade
A etapa de Portugal, em Peniche, apresentou as melhores ondas da atual temporada do World Tour. Ondas acima de dois metros e supertubos foram o cenário da vitória de Mineirinho, que se vingou da ...
A etapa de Portugal, em Peniche, apresentou as melhores ondas da atual temporada do World Tour. Ondas acima de dois metros e supertubos foram o cenário da vitória de Mineirinho, que se vingou da derrota de dois anos atrás pro mesmo Slater na final do Billabong Santa Catarina Pro, em Imbituba, no sul da Santa & Bela.
Continua depois da publicidade
Os melhores brous do mundo voltam a se encontrar no dia 1° de novembro, quando começa a penúltima etapa do circuito 2011, em San Francisco, nos Isteites. A última etapa rola entre os dias 8 e 20 de dezembro em Banzai Pipeline, em Oahu, no Havaí.
Boa largada, mas susto no fim
Continua depois da publicidade
Mineirinho começou a bateria final muito bem. Já nos últimos segundos levou uma nota 9, respondida por um 4,83 de Slater. Após uma série de pequenas notas (em torno de 2), o brazuca tirou um 6,67, somando os 15,67 pontos nas duas melhores notas, o que lhe garantiu o título. Slater cresceu nos minutos finais da bateria. Com um 6,83, chegou a 11,66. Faltando três minutos pro fim tirou um 7,90, fazendo a soma de suas melhores notas chegar a 14,73, muito perto da soma de Mineirinho. Mas o susto não parou por aí. No finzinho, quando alguns torcedores brazucas já comemoravam na areia o título, Kelly Slater achou uma boa onda e mandou um aero. Pra sorte de Mineirinho, o gringo não conseguiu completar a manobra pra tirar o caneco da mão do brazuca.
Caiu cedo
Gabriel Medina, campeão da oitava etapa do circuito mundial, não conseguiu manter o ritmo e caiu cedo da disputa do título portuga. O jovem de 17 anos foi eliminado na terceira fase da etapa, após perder pro australiano Chris Davidson por 14,10 a 5,10.