Fazia quase dois meses que um domingo não era tão ensolarado. O de ontem teve a estrela maior brilhando e muito calor no lombo do povão. E isto bastou pra lotar as praias da região. Guarda-sóis, cadeiras, isopores e um mar de gente. A cena típica de alta temporada foi vista na praia da Atalaia, em Itajaí, a menos de dois meses da estação mais quente do ano.
Pra chegar ao molhe tava um baita sacrifício. Tinha carango pra tudo quanto era lado. E por lá a situação tava ainda mais complicada. Carros e mais carros estacionados e gente na areia, nos bares ...
Pra chegar ao molhe tava um baita sacrifício. Tinha carango pra tudo quanto era lado. E por lá a situação tava ainda mais complicada. Carros e mais carros estacionados e gente na areia, nos bares, no molhe e, claro, na água.
Em Penha, a cena se repetiu nas praias Alegre, Trapiche, Grande e Poá. No Gravatá, em Navega, mesmo com o calçadão em obras, o povão foi refrescar o cocuruto. A maré tava alta pra caramba e alguns banhistas ficavam no raso, nas cadeiras de praia, só aproveitando o domingão de folga.
Balneário
O tempo bom também arrastou mó galera pra praia Central do Balneário Camboriú. Ontem, os banhistas deram as caras no início da manhã e garantiram movimento na orla até o comecinho da noite.
Alice Menarda, 11 anos, aproveitou que os pais estavam sentadões nas cadeiras, na areia, e tirou o dia pra ficar dentro da água. Pulou as ondas, nadou, fez castelinho de areia na beira da água. Com as mãos murchas, disse que não saía de lá enquanto a mãe não mandasse. Se deixar fico até de noite, disse a pequerrucha.
Além da criançada que aproveitou pra brincar, a praia ficou cheia de famílias que tiraram o dia pra botar o pezão na areia, e de esportistas de fim de semana, que bateram uma bolinha ou esticaram as canelas correndo.
Com o povão nas areias, os vendedores ambulantes comemoraram. Noriyuki Yamanaka, 64, que vende milho e churros há mais de cinco anos por lá, afirma que a pré-temporada já ajudou a aquecer as vendas. Neste fim de semana ele chegou a vender 70% a mais que no fim de semana passado. Mês que vem terá dois feriados, o que deve movimentar ainda mais. Mas a maior venda é mesmo no começo de dezembro, afirma.
Dá um bizu na previsão pra semana
A semana deve ter um misto de calor e frente fria. Pela previsão dos meteorologistas da Epagri/Ciram, hoje continua o predomínio de sol, com o calorão. Já amanhã deve dar um pouco de chuva durante a manhã e vento forte com a chegada de uma frente fria. À tarde, o tempo deve melhorar.
Quarta, a frente fria começa a se afastar e garante solzão durante a quinta.
Já pra sexta-feira e fim de semana, uma nova frente fria chega por aqui e traz um pouco de chuva. O sabadão deve ficar nublado e com temperatura alta.