Matérias | Esporte


Itajaí

Barcos partem pra desafio pelos mares; Itajaí espera festa em abril

Príncipe Felipe deu a largada da maior regata de volta ao mundo, que passará por Itajaí em abril de 2012

Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

Os balões vermelhos e azuis nas mãos de crianças e adultos, a música alta e o circular de milhares de pessoas indicavam que o sábado seria de festa na vila da regata em Alicante, na Espanha. A largada da Volvo Ocean Race 2011/2012 juntou milhares de pessoas desde o início da manhã até o momento da saída dos barcos. Depois de uma contagem regressiva coletiva, às 14h (11h no Brasil), foi dada a largada.

Famílias inteiras enfrentaram o friozinho e o forte vento de 25 nós para se despedirem dos velejadores que fizeram de Alicante sua morada por quase um mês. Na vila, o público se entretinha visitando os estandes, observando os barcos e os velejadores.

O príncipe das Astúrias, Felipe de Borboun, foi o visitante mais anunciado do dia. Perto do meio-dia, caminhando no meio da multidão, o príncipe causou o maior frisson entre os moradores e turistas ...

 

Já possui cadastro? Faça seu login aqui.

Quer continuar lendo essa e outras notícias na faixa?
Faça seu cadastro agora mesmo e tenha acesso a
10 notícias gratuitas por mês.

Cadastre-se aqui



Bora ler todas as notícias e ainda compartilhar
as melhores matérias com sua família e amigos?

Assine agora mesmo!


Famílias inteiras enfrentaram o friozinho e o forte vento de 25 nós para se despedirem dos velejadores que fizeram de Alicante sua morada por quase um mês. Na vila, o público se entretinha visitando os estandes, observando os barcos e os velejadores.

O príncipe das Astúrias, Felipe de Borboun, foi o visitante mais anunciado do dia. Perto do meio-dia, caminhando no meio da multidão, o príncipe causou o maior frisson entre os moradores e turistas. Todos queriam acompanhar de perto a passagem da realeza. Com quase dois metros de altura, Felipe era facilmente reconhecido entre as pessoas.



Quem também fez a vila da regata tremer foi o craque do futebol francês Zinedine Zidane. O ex-jogador chegou cedo à vila e ficou o tempo todo no píer ao lado da equipe Abu Dhabi. “É uma sensação de liberdade. Eu achava que o barco era maior para abrigar os 11 velejadores. Eles trabalham em equipe e são heróis”, opinou Zidane. Fora da área reservada para os barcos, o público procurava o melhor local para ver as celebridades.

Perto ao meio-dia, as famílias dos velejadores começaram a despedida. As mulheres e os filhos cobriram os esportistas de carinho antes da saída para a primeira perna da maior regata de volta ao mundo. Em seguida, numa cerimônia rápida, cada comandante dos barcos falou sobre o que esperava da prova. Enquanto o príncipe seguia para alto-mar a bordo do barco da Telefônica, os velejadores se posicionavam para seguir o caminho. Depois da largada, um barco de apoio resgataria Zidane e o príncipe Felipe para traze-los de volta à terra firme.

Os barcos da Telefônica, Groupana, Sanya, Camper, Puma e Abu Dhabi seguiram para alto-mar. Neste momento a vila também começou a se movimentar. Jornalistas do mundo inteiro e alguns privilegiados conseguiram caronas em barcos para ver a largada do mar. Quem não teve a mesma sorte, seguiu para uma passarela existente atrás dos estandes da vila da regata. De lá havia uma visão privilegiada da largada.


A equipe do DIARINHO embarcou na Nueva Tabarca para registrar a emoção da saída dos velejadores. Antes do início da competição, os seis barcos fizeram uma apresentação para o público. Mais de 500 barcos estavam ao largo, e dentro deles todos só tinham um foco: achar o melhor ângulo para acompanhar os veleiros dos competidores. Dois helicópteros sobrevoavam o local para transmitir a largada através da TV para o mundo todo. Já a guarda civil organizava as embarcações no mar.

Às 14h em ponto um tiro, disparado pelo príncipe Felipe, deu início à competição. A equipe da Camper saiu na frente. Enquanto isso, nas embarcações, as lentes dos fotógrafos seguiam os barcos. Quando já não era mais possível ver os veleiros, os barcos retornaram à vila da regata, onde um clima de nostalgia tomava conta do ambiente.

A largada também foi dada para Itajaí

A viagem da comitiva itajaiense a Alicante se encerrou com o início da Volvo Ocean Race, no último sábado. Os barcos lançados ao mar na competição que vale o título da vela mais cobiçado do mundo indicam que o tempo também começou a correr para nós, itajaienses. Até abril do ano que vem, quando a Volvo chega a Itajaí, são menos de seis meses para deixar a cidade pronta.

Mais difícil que montar a vila da regata, bancar as obras de infraestrutura ou que deixar prontos os atracadouros dos barcos é preparar a cidade para receber o evento.


Alicante, que vem nos últimos anos se transformando numa das principais capitais de vela da Europa, demonstrou que, mais do que obras, é necessário entrosamento entre o poder público e a iniciativa privada para organizar um evento deste porte. É preciso a participação da universidade, do comércio, de clubes de vela, dos setores de serviços e, principalmente, dos moradores da cidade.

O grupo catarinense que veio em busca de ideias e inspiração para montar o evento em terras brasileiras, tem que começar a planejar a Itajaí que queremos a partir deste evento. O prefeito, demais autoridades, jornalistas, funcionários públicos, engenheiros e empresários que vieram à Espanha já entenderam o que representa sediar uma etapa da Volvo Ocean Race.

Ao mesmo tempo em que causa espanto o impacto econômico e turístico que a Volvo representa, fica evidente que Itajaí vai ter que correr atrás para que, ainda que seja com simplicidade, consiga o principal: tornar-se um porto aconchegante e funcional para os navegadores, equipes e os visitantes que estarão na cidade por quase um mês.

O mais formidável de Alicante não é a marina com centenas de barcos, nem as calçadas arborizadas, ou o transporte público eficiente e de preço justo, ou ainda as águas claras da costa do Mediterrâneo. Claro que chamam a atenção as amplas praças, o comércio movimentado, os restaurantes e bares animados, os hotéis, e o impressionante castelo de Santa Barbara. Mas o que mais surpreende é que o povo desta simpática cidade, do taxista ao gerente de hotel, passando pelo comerciante, a prefeita e o garçom, incluindo os aposentados e as crianças, enfim, a comunidade formada pelos mais de 330 mil habitantes, todos reconhecem a dádiva por serem banhados por um litoral maravilhoso.


São pessoas que cresceram aprendendo a usufruir o mar, não só como fonte econômica, mas, principalmente, como fonte de lazer e local para prática de esportes.

Esta é a cidade em que 11 mil crianças estão envolvidas em projetos náuticos e onde é comum haver regatas nas dezenas de clubes de velas espalhados na costa. Esse envolvimento com o mundo náutico é que justifica a escolha de Alicante como sede definitiva da organização da Volvo Ocean Race. Nada aqui é artificial ou feito para um único evento. Ninguém montou uma cidade cenográfica para receber os melhores velejadores do mundo. Aqui, naturalmente, os homens do mar é que se sentem em casa.

Talvez por isso, passeando pela vila da regata, nós, os brasileiros, ficássemos impressionados por ver, usufruindo do mesmo espaço, membros da família real de capitais europeias, alunos da rede pública, aposentados, trabalhadores em seu horário de almoço, turistas, esportistas, grandes empresários...

Esta é a verdadeira lição que se leva de Alicante. A cidade que é agradável e saudável com seus próprios habitantes consegue abrigar com dignidade qualquer evento.

Valeu o anúncio do prefeito Bellini, de que contaremos com uma marina em breve. Mas isso é pouco. Precisamos também do envolvimento das nossas crianças e jovens com o mundo do mar; de mais cuidado com nossos espaços públicos, de mais valor à nossa associação náutica e de mais integração com o saber da nossa universidade. Se nem tudo pode ficar pronto até a regata, tudo bem. O que mais vale é que foi dada a largada para o que pode resultar na transformação da nossa cidade.





Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






3.239.129.52

Últimas notícias

CENTREVENTOS

Sábado e domingo têm Beerfest em Itajaí

ITAJAÍ

Plano Diretor chega à Câmara prometendo desenvolvimento sem destruição

NO LIMITE

BR 101 teve quatro acidentes na região só na sexta-feira

Quase inverno

Frente fria traz chuva e friaca semana que vem

NA ESTRADA

Mamma Mia: Vamos à Itália catarinense!

Sentença

Diretor de jornal condenado por tráfico está foragido

Agenda

Confira a agenda deste final de semana

BALNEÁRIO

Secretaria de Meio Ambiente vai apurar denúncia de assédio sexual

Xô derrotas

Camboriú visita o Caxias pela série D

ITAJAÍ 

Incêndio em Saveiro causa mais atravanco na BR 101 



Colunistas

Coluna do Ton

A corretora de R$ 64 milhões

JotaCê

Ritmo de Evandro agradou governador

Ideal Mente

Os cinco principais arrependimentos que as pessoas têm antes de morrer

Histórias que eu conto

Falha de comunicação

Via Streaming

Amores da juventude

Coluna Esplanada

Périplo de Zanin

Gente & Notícia

Estreia da série Gêmeas Trans

Direito na mão

Como funciona a aposentadoria da pessoa com deficiência?

Coluna Fato&Comentário

Monsenhor Vendelino em Itajaí e sua época

Artigos

Dia Mundial do Meio Ambiente: uma reflexão necessária

Na Rede

Os destaques da semana nas redes sociais do DIARINHO

Mundo Corporativo

Aos nossos líderes

Coluna Exitus na Política

Ciência, cidadania e opinião

Jackie Rosa

Feliz aniversário, Cynthia!

Coluna do Janio

Marcílio na Copa SC

Foto do Dia

A abelha!

Clique diário

Baía Afonso Wippel

Vinicius Lummertz

O Turismo será o novo Petróleo



TV DIARINHO


Confira os destaques desta sexta-feira: - Acidentes atravancaram o trânsito na BR 101; - Homem que ...





Especiais

NA ESTRADA

Mamma Mia: Vamos à Itália catarinense!

HISTÓRIA

Racismo, perseguição e assassinatos nas instalações da CSN nos anos da ditadura

entre 2013 e 2022

Dez anos de protestos: qual o perfil dos manifestantes que vão às ruas no Brasil?

LAGES

Embarque com o "Na Estrada" para curtir a 33ª Festa Nacional do Pinhão

TORTURA

Petrobras participou de tortura e monitorou orientação sexual de funcionários na Ditadura



Blogs

Blog do JC

Topless de protesto

Blog Doutor Multas

Multas médias: valor, pontuação e o risco de perder a PPD

A bordo do esporte

L'Étape Rio aumenta altimetria

Gente & Notícia

Ivete Sangalo fará show em Balneário Camboriú nesta segunda-feira

Blog da Jackie

Vota lá no Dudu

Blog da Ale Francoise

Esta aberta a temporada de peelings sequenciais!

Blog do Ton

Gloria Groove chega à Santa Catarina neste fim de semana para shows em Florianópolis e Balneário Camboriú

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Entrevistão

Marcelo Sodré

"Impeachment sem crime é golpe”

Mônica Zewe Uriarte e Mário Uriarte Neto

"Não é um império de riqueza material, mas um império de amor, de solidariedade, de fraternidade, de comunhão”

Fernanda Takai

"...Rock de menina é superbom. É feito por gente muito capacitada e talentosa”

Graziela Eskelsen

"A fake news está trazendo um prejuízo tão grande quanto o atentado em si”



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯








Jornal Diarinho© 2022 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação