Pela internet, um gurizão se atreveu a criticar o prefeito de Balneário Camboriú, Edson Periquito (PMDB). Só o que ele não esperava era que o homem-pássaro entraria na conversa e comentaria a postagem. Pior, Periquito se descontrolou e xingou o rapaz de um monte de nomes feios: começou com canalha, depois idiota e no fim já tava dizendo que o cara era bichinha. O plá descontrolado rolou na madrugada de terça-feira pelo Facebook um saite de relacionamento público, onde qualquer um podia ler o quebra-pau. No entanto, Periquito nega ser o internauta desbocado.
Eu tava nas obras, nem tava sabendo disso, estamos num momento fantástico da administração, daí eles não têm mais o que inventar e fazem isso, afirma o homem-pássaro. O prefeito não quis ir além ...
Eu tava nas obras, nem tava sabendo disso, estamos num momento fantástico da administração, daí eles não têm mais o que inventar e fazem isso, afirma o homem-pássaro. O prefeito não quis ir além do eles na acusação de quem deve ter invadido a página dele pra esculachar o rapaz. Mais gente tem a minha senha do Facebook, mas não acredito que alguém da prefeitura tenha feito isso. Só que vamos investigar pra ver se a gente pega quem foi, lasca.
Ontem à tarde, Periquito ainda não tinha registrado boletim de ocorrência. Ele contou que ia esperar pra trocar uma ideia com o procurador da prefa pra ver o que o dotô recomendava. Eu queria colocar no site da prefeitura, explicando que não foi eu. Mas o procurador me disse que não podia porque é assunto particular, justifica.
O prefeito da Maravilha do Atlântico se diz vítima de algum adversário e, apesar de ainda não ter feito o BO, garante que não sossega enquanto não descobrir quem foi que clonou o perfil dele no Facebook. Em 29 de outubro foi a minha última postagem, e não sei nem quem é o guri que tão falando. Só posso dizer que isso é coisa de alguém que quer me prejudicar, jura de pés juntos.
Prefeito nervosinho
No Facebook até agora não tinha rolado nenhuma treta envolvendo o homem-pássaro. Mas, pelo Twitter um microblog que também é público, qualquer um pode ler Periquito sincomodou duas vezes. Um dos casos foi parar na delegacia. No início deste ano, o prefeito se desentendeu com a galera do núcleo jovem do PSDB. A briga pela internet com os tucanos acabou numa queixa-crime que hoje está parada na polícia Civil, mas que ainda pode render dor de cabeça pro chefão da prefa.
Conosco a reação não foi tão baixa quanto agora. Não conheço o prefeito pessoalmente, mas pelo que ouvi de pessoas que já trabalharam com ele, não tenho dúvidas que ele faria comentários desse tipo no Facebook, ressalta Douglas Aguirre, secretário de Comunicação da JPSDB da city, que era o responsável pelo Twitter da sigla na época do desentendimento.
Quem segura o Periquito?
Entre as prerrogativas do diretor de Comunicação da prefa está a tarefa de alertar o prefeito sobre os limites no uso das redes sociais. Fabian Lemos (PDT) assumiu o cargo há pouco mais de dois meses. Depois da ação do suposto clone do prefeito, o bagrão já não sabe mais se é seguro manter ativos os perfis do homem-pássaro. Como o perrengue ainda não foi desvendado, no fim da tarde de ontem Fabian excluiu o perfil de Periquito do Facebook. É uma ferramenta fantástica, mas estamos recuando porque perdeu a segurança. O prefeito está na rotina normal de trabalho, por isso ainda não conseguimos discutir sobre o assunto, explica o jornalista.
O Periquito pratica o ato e depois nega, detona o vereador Claudir Maciel
O líder da bancada de oposição na câmara do Balneário, Claudir Maciel (PSD), não botou fé na versão do prefeito. Eu conheço ele pessoalmente e ele é dali pra pior. O Periquito é covarde, pratica o ato e depois nega, dispara o parlamentar. Que, por sinal, faz oposição ferrenha ao homem-pássaro há menos de um ano. Antes disso, Claudir era unha e carne com o prefeito, inclusive era o abobrão do Planejamento.
O vereador do PSD levou o assunto pra casa do povo na última sessão. Ele leu todos os comentários feitos por Periquito ou pelo clone desbocado na tribuna. Mas é só isso. Claudir diz que não há nada que o legislativo possa fazer em relação à postura do prefeito. Se ele fosse vereador, seria quebra de decoro. Mas pra prefeito não tem isso, é lamentável, reclama o parlamentar. Quanto à versão de Periquito, Claudir pega pesado. Ele diz que é um hacker? Ele mesmo tinha um hacker como assessor, conclui, se referindo a um ex-assessor de imprensa do prefeito, que foi acusado de criar um perfil falso pra atacar adversários políticos usando o computador da prefa.