O dia foi de muito tiro na Terra do Carvão. Começou ontem pra 11 municípios as primeiras disputas nas armas longas dos 51º Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), que rolam até sábado. A primeira prova de tiro, a única que rolou ontem, foi a de carabina apoiada. Os atiradores da city peixeira tão na disputa contra Blumenau, Ibirama, Pomerode, Criciúma, Brusque, Jaraguá do Sul, Joinville, São Bento do Sul, Corupá e Timbó.
Continua depois da publicidade
Armados de carabinas calibre 22 apoiadas em um palanque de ferro, quatro atiradores de cada cidade têm uma hora para efetuar 40 tiros. Com o objetivo de acertar o centro de cada alvo, os atletas ...
Armados de carabinas calibre 22 apoiadas em um palanque de ferro, quatro atiradores de cada cidade têm uma hora para efetuar 40 tiros. Com o objetivo de acertar o centro de cada alvo, os atletas buscam, em cada passagem, a pontuação máxima: 400 pontos. Apenas o desempenho dos três melhores representantes de cada município entra para a contagem por equipes.
Continua depois da publicidade
A carabina apoiada é uma das quatro categorias do tiro de armas longas. Trazida ao Brasil pelos colonizadores alemães, ela é típica da região sul: apenas os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul mantêm este modelo de prova. No estado, ela foi adaptada aos brasileiros, que desenvolveram um palanque para o apoio. Na Alemanha, as armas são escoradas em sacos de areia. As armas de fogo foram introduzidas nos Jasc em 1965, apenas com as carabinas, e representam a única modalidade em que homens e mulheres competem juntos.
Bolão 16 feminino vivo
Continua depois da publicidade
O bolão 16 feminino da city peixeira segue na disputa. Depois de perder no comecinho da tarde pra Timbó, a equipe volta pra disputa no final do dia e bateu as donas da casa por 37 pinos de diferença. Com a vitória, a equipe peixeira passou pras quartas-de-final onde encarou no final da noite de ontem a equipe de Indaial, em partida não encerrada até o fechamento desta edição.
Já no masculino, Itajaí, um dos favoritos, acabou ficando apenas com o bronze. Na semifinal, os peixeiros perderam pras bailarinas por 1393 a 1269. Já na disputa pelo bronze, vitória de Itajaí contra Criciúma por 1297 a 1260.
No tênis de mesa feminino, a city peixeira venceu Concórdia por 3 a 0. Os homens bateram Içara também por 3 a 0. Agora vamos pegar Criciúma, que contratou o Thiago Monteiro, medalhista no Pan de Guadalajara. Vai ser um jogo muito difícil, comentou Álvaro Provesi, superintendente da fundação Municipal de Esporte e Lazer (FMEL).