Os veleiros da 11ª edição da Volvo Ocean Race, a Regata Volta do Mundo, já tão no hemisfério Sul. No final da manhã de ontem (horário de Brasília), os líderes cruzaram a linha do Equador pra passar perto do arquipélago brazuca de Fernando de Noronha, passagem obrigatória na primeira perna da regata que vai até a Cidade do Cabo, na África do Sul. A previsão é de que os líderes cheguem ao continente africano no dia 25 deste mês.
Continua depois da publicidade
A liderança tá com a equipe americana Puma Ocean Racing que cruzou a linha do Equador (que divide os hemisférios Norte e Sul) por volta das 9h de ontem (horário de Brasília). O veleiro da equipe ...
A liderança tá com a equipe americana Puma Ocean Racing que cruzou a linha do Equador (que divide os hemisférios Norte e Sul) por volta das 9h de ontem (horário de Brasília). O veleiro da equipe espanhola Team Telefónica cruzou a linha 50 minutos depois. As duas equipes vêm se revezando na liderança, enquanto os neozelandeses da Camper e os franceses da Groupama Sailing Team brigam pela terceira colocação. Os árabes da Abu Dhabi Ocean Racing e os chinas da Sanya seguem trampando no conserto dos barcos e só voltam pra água na segunda perna da regata.
Continua depois da publicidade
De acordo com o último boletim, divulgado às 16h de ontem, a Puma ainda liderava, velejando a 13,1 nós (24,26 km/h). A Telefónica, que tem na equipe os brazucas Joca Signorini (chefe de turno) e Horácio Carabelli (diretor-técnico, fica em terra), vinha a 14,30 milhas náuticas (cerca de 25 km) de distância. Os lanterninhas estão muito atrás. A Camper tá a 148,10 milhas náuticas (cerca 270 km) do primeiro colocado e Groupama a 359,50 (cerca de 656 km).
O trajeto
Continua depois da publicidade
A 11ª edição da Volvo Ocean Race largou no dia 5 de novembro do porto espanhol de Alicante e termina na cidade irlandesa de Galway, em 7 de julho de 2012. As equipes velejarão mais de 39 mil milhas náuticas (72 mil quilômetros) pelos mares de Alicante (Espanha), Cidade do Cabo (África do Sul), Abu Dhabi (Emirados Árabes), Sanya (China), Auckland (Nova Zelândia), ao redor do Cabo Horn até Itajaí, Miami (Isteites), Lisboa (Portugal), Lorient (França) e Galway (Irlanda).
A parada brazuca, que rola na city peixeira, no litoral da Santa & Bela, tá prevista pra abril de 2012. A vila da regata deverá ser aberta no dia 4 do mesmo mês, quando devem chegar os primeiros barcos. Depois de duas semanas de manutenção, as equipes disputam a regata Pro-Am, no dia 20, a regata In-Port, no dia seguinte, e largam pros Isteites no dia 22.