Os visitantes que chegam em Itajaí pela avenida Contorno Sul, querendo saber o que curtir na city, não terão mais o posto de Informações Turísticas (PIT) pra tirar suas dúvidas. O local vem sendo atacado por vândalos, que já fizeram a limpa nos móveis, aparelhos eletrônicos e até nas esquadrias de alumínio das janelas da casinha. Por causa disso, a prefa estuda demolir a estrutura e pretende socar o município de placas informativas, pra orientar o povão de fora sobre onde ficam os principais locais turísticos. Além das plaquinhas, há um estudo pra definir se vale ou não a pena reformar o PIT lá onde está ou construí-lo num local mais próximo do centro.
A secretária de Turismo de Itajaí, Rogéria Gregório, explica que o posto já foi reformado três ou quatro vezes, por causa da ação de vagabundos. Pra ela, não é viável mantê-lo. Pessoalmente, eu ...
 
Já possui cadastro? Faça seu login aqui.
Quer continuar lendo essa e outras notícias na faixa?
Faça seu cadastro agora mesmo e tenha acesso a
10 notícias gratuitas por mês.
Cadastre-se aqui
Bora ler todas as notícias e ainda compartilhar
as melhores matérias com sua família e amigos?
Assine agora mesmo!
A secretária de Turismo de Itajaí, Rogéria Gregório, explica que o posto já foi reformado três ou quatro vezes, por causa da ação de vagabundos. Pra ela, não é viável mantê-lo. Pessoalmente, eu acho melhor não ter o PIT naquele local. A maioria dos atendimentos é para caminhoneiros e pouquíssimos turistas param por ali. Sem contar que, durante a noite, quando não há ninguém no local, fica fácil para os vândalos agirem. Um prédio em uma área mais central da cidade seria mais seguro e mais fácil de atender ao turista, explica.
Além do problema do vandalismo, o hoje desativado posto turístico sofre com outro perrengue. A construção fica numa área de risco, próxima a uma encosta. Por isso, Rogéria já solicitou à defesa civil um relatório sobre a situação do terreno. Segundo Everlei Pereira, chefão da defesa civil peixeira, o relatório deve sair até o início da próxima semana. Quando estivermos com os valores da reforma e o relatório da defesa civil em mãos, iremos decidir se vale a pena reformar ou até escolher um prédio novo para abrigar o PIT, reforça a muié.
Querem socar de placas
A abobrona ainda comenta que a prefeitura vai investir em outras formas pra orientar o turista. É melhor investir na sinalização de toda a cidade. Nos próximos 35 dias, vamos instalar as placas para indicar os principais pontos turísticos, algumas, inclusive, em três idiomas: português, inglês e espanhol, garante Rogéria.
Em abril do ano que vem, Itajaí recebe a etapa brasileira da regata Volvo Ocean Race e a expectativa é que mais de 150 mil pessoas passem por aqui, boa parte delas estrangeiras, que vão precisar se orientar na city.