Num mesmo encontro, o DEM de Itajaí reuniu a executiva e o diretório municipal e representantes dos movimentos Mulher, Empreendedor e Jovem do partido. O assunto era sério: ficar ou não ficar aliado ao prefeito Jandir Bellini (PP)? Todos votaram. Ao final, 75% dos 72 democratas foram favoráveis à independência da sigla. Agora o DEM peixeiro corre entre a base governista e a oposição.
O presidente da legenda na city, Luiz Carlos Pissetti (DEM), garante que fez de tudo pra não influenciar a decisão dos correligionários. Expliquei as possibilidades, os três caminhos que poderíamos ...
 
Já possui cadastro? Faça seu login aqui.
OU
Quer continuar lendo essa e outras notícias na faixa?
Faça seu cadastro agora mesmo e tenha acesso a
10 notícias gratuitas por mês.
Cadastre-se aqui
Bora ler todas as notícias e ainda compartilhar
as melhores matérias com sua família e amigos?
Assine agora mesmo!
O presidente da legenda na city, Luiz Carlos Pissetti (DEM), garante que fez de tudo pra não influenciar a decisão dos correligionários. Expliquei as possibilidades, os três caminhos que poderíamos seguir: ficar no governo, ir pra oposição ou assumir a independência, conta. Pissetti dividiu a sala da sede do partido em três e pediu pra que os que pensavam igual formassem grupos. Depois, cada turma nominava dois representantes pra defender o posicionamento.
A votação foi nominal, em pé, pra depois não dizerem que eu conduzi. Tanto é que não opinei e só votei depois que todos já tinham votado, destaca Pissetti. Ele foi um dos 54 democratas peixeiros que votaram pela independência do partido; 14 queriam que a sigla permanecesse aliada ao governo Bellini; e apenas quatro queriam ir pra oposição. A independência do novo DEM livra o partido da contaminação das duas forças chamada situação ou oposição, que perderam a capacidade de inovação e estão desgastados na opinião pública, avalia o suplente de vereador Paulo Mannes (DEM).
E os carguinhos?
Pissetti garante que, assim que saiu a decisão, já determinou que fosse enviado ofício a cada um dos presidentes dos partidos que fizeram parte da coligação que elegeu Jandir e Dalva Rhenius (PSD), em 2008. No entanto, ele não mandou nenhum papéli deixando os cargos à disposição do prefeito, porque, assegura, o DEM não tem nenhuma indicação na turma dos comissionados. Se tem alguém que é filiado ao Democratas e está em cargo de comissão, é indicação deles. Do novo DEM, não tem nenhum e, caso o prefeito entenda que alguém é indicação do nosso partido, pode ficar à vontade pra fazer o que quiser, lasca Pissetti, deixando nas mãos de Jandir.