A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) divulgou nesta semana uma lista recomendando apenas 90 faculs de Direito do país, de um total de 1210. Em toda Santa & Bela, apenas o curso da universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) aparece, e aqui na região nenhuma facul se salvou. A direção do departamento de Direito da Univali contesta a forma como a avaliação foi feita e informa que vai querer explicações da Ordem. Os alunos também defendem a universidade peixeira.
Na Univali, a maior universidade da região, a lista ficou entalada na garganta. Eles não vieram aqui, não conhecem a nossa estrutura, não conhecem o nosso corpo docente, não conhecem a nossa realidade ...
 
Já possui cadastro? Faça seu login aqui.
Quer continuar lendo essa e outras notícias na faixa?
Faça seu cadastro agora mesmo e tenha acesso a
10 notícias gratuitas por mês.
Cadastre-se aqui
Bora ler todas as notícias e ainda compartilhar
as melhores matérias com sua família e amigos?
Assine agora mesmo!
Na Univali, a maior universidade da região, a lista ficou entalada na garganta. Eles não vieram aqui, não conhecem a nossa estrutura, não conhecem o nosso corpo docente, não conhecem a nossa realidade. Ou seja, não conhecem nada. E essa lista só tem universidades federais. Vou conversar com a reitoria para discutir uma atitude, mas é bem provável que a gente peça pelo menos uma explicação de como essa lista foi elaborada. Temos mais de quatro mil alunos e temos que dar uma satisfação para eles, informa o diretor do centro de Ciências Sociais e Jurídicas da Univali, José Carlos Machado.
Quem também defende a facul do Itajaí é a aluna do 2° período de Direito, Morgana dos Santos, 19. Eu gosto bastante do curso. Tem uma ótima estrutura e nós temos aulas com professores bem qualificados, sendo que alguns são ex-magistrados e até autores de livros da área jurídica, conta a estudante.
Exame da Ordem
A recomendação da OAB dá uma ideia de quais faculdades estão melhor preparadas pra ter mais estudantes mandando bem no exame da Ordem, que é obrigatório pra bacharéis em Direito que desejam exercer a advocacia. No último exame da OAB, em dezembro do ano passado, foram aprovados apenas 9,74% dos candidatos num total de 116 mil inscritos no país. Aqui na região, o resultado também foi fraquinho e os formandos da Univali, por exemplo, tiveram um desempenho ainda pior do que a média nacional. Dos 818 candidatos inscritos nos campus de Itajaí, Balneário Camboriú, Piçarras, Biguaçu e São José, somente 75, ou 9,1%, se tornaram advogados de carteirinha.