Estudo dos sabichões do departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese) aponta que este ano o pagamento do 13º salário pra trabalhadores da iniciativa privada e do serviço público vai injetar na economia brazuca nada menos que R$ 118 bilhões. A grana é tanta que representa algo perto de 3% do produto interno bruto (PIB), que é o cálculo de toda a riqueza nacional produzida pela indústria, pelo comércio, pelo setor de serviços e pelo sistema financeiro.
Ontem foi o último dia pra patrãozada pagar a primeira parcela pros trabalhadores de empresas privadas. Se juntar esse pessoal com a barnabezada de prefeituras, governos do estado e turma que trampa ...
Ontem foi o último dia pra patrãozada pagar a primeira parcela pros trabalhadores de empresas privadas. Se juntar esse pessoal com a barnabezada de prefeituras, governos do estado e turma que trampa pra Dilma em todo o país, mais os aposentados e pensionistas, o número de beneficiados com a gratificação natalina que é o nome oficial do 13º salário chega a 78 milhões de pessoas.
É gente pra dedéu com dinheiro na mão. E a maior parte desse dindim, acredita José Dada, presidente da câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Itajaí, vai acabar ajudando a bombar as vendas de final de ano. Eu diria que 80% desse dinheiro da primeira parcela do 13º vai pro comércio, afirma, completando: Até porque o brasileiro já espera isso com uma ansiedade muito grande pra começar a comprar um pouco mais, gastar um pouco mais para o Natal.
Bonaldo de Oliveira, o Bona, presidente da Centro Lojas de Itajaí, a associação que reúne lojistas da área central peixeira, também não tem dúvidas de que a grana já da primeira parcela do 13º vai respingar no comércio. Mesmo que não seja diretamente nas compras, mas a pessoa vai usar o dinheiro pra cobrir dívidas anteriores, adquiridas no decorrer do ano e, de uma maneira ou de outra, foi dinheiro gasto no comércio, analisa.
Aprenda a calcular a gratificação natalina
Pra contadora e bacharel em direito Patrícia Raquel, consultora em recursos humanos, conhecer as informações sobre o 13º salário deixou há muito tempo de ser exclusividade só do pessoal do escritório responsável pelo pagamento da peãozada. Hoje em dia, cada vez mais, é importante que o trabalhador conheça os seus direitos e saiba como fazer o cálculo da gratificação natalina, comenta a sabichona.
Mesmo com o pagamento da primeira parcela do 13º nas empresas do setor privado já tendo sido feito, ressalta a consultora, o trabalhador deve fazer o cálculo por contra própria. Caso ache que tenha havido algum engano, é bom procurar o setor de recursos humanos da sua firma para tirar dúvidas ou resolver alguma diferença que tenha aparecido na hora do pagamento, indica Patrícia.
Pra consultora, como os trabalhadores estão cada vez mais qualificados e seu nível de escolaridade tem aumentado bastante, fica ainda mais fácil pra peãozada ficar ligada no que diz a lei.
A pedido do DIARINHO, a sabichona apresenta um conjunto de dicas que ensinam o que é e como calcular a gratificação natalina tanto pra quem rala em empresas privadas quanto pra quem trampa no setor público. Veja aí as dicas: