A rapidez de um policial militar salvou a vida de uma bebezinha de um ano e sete meses na tarde de domingo, no bairro das Nações, em Balneário Camboriú. A pequena se engasgou com o próprio catarro e já tava perdendo a respiração quando foi socorrida pelo homidalei. A mãe, que mora ao lado do batalhão da PM, saiu gritando pela rua, pedindo ajuda. O oficial ouviu o pedido e conseguiu desengasgar a criança. A menina também foi atendida pelo Samu.
A mãe, Kathelin Bruna dos Santos, 19 anos, não sabia mais o que fazer. Ela disse ao DIARINHO que sua filha, Isabela, tava com febre alta e muito catarro, e começou a ficar roxinha. Foi quando ela ...
 
Já possui cadastro? Faça seu login aqui.
OU
Quer continuar lendo essa e outras notícias na faixa?
Faça seu cadastro agora mesmo e tenha acesso a
10 notícias gratuitas por mês.
Cadastre-se aqui
Bora ler todas as notícias e ainda compartilhar
as melhores matérias com sua família e amigos?
Assine agora mesmo!
A mãe, Kathelin Bruna dos Santos, 19 anos, não sabia mais o que fazer. Ela disse ao DIARINHO que sua filha, Isabela, tava com febre alta e muito catarro, e começou a ficar roxinha. Foi quando ela resolveu pedir ajuda. O cabo Fabiano Aime dos Santos tava na reserva de armamento do batalhão, na rua México, quando ouviu os gritos vindos da casa da frente, por volta das 14h30 deste domingo.
O policial fez os procedimentos normais quando uma criança se engasga e conseguiu fazê-la respirar. Naquele momento, a pequena já tava até tendo convulsão. Foi muito rápido. Quando ela voltou, o policial pediu o carro do vizinho e já levamos direto pro Samu, conta a mãe, ainda assustada. Depois do atendimento, os paramédicos disseram que ela pode ter se engasgado com o próprio catarro. A mãe agradeceu ao policial e disse que se ele não tivesse sido rápido a neném teria morrido. O cara do Samu também deu parabéns [ao policial] porque [a filha de Kathelin] tava na posição certa, conta a mãe.
O que fazer nesses casos
Pra evitar que o neném se engasgue, a recomendação dos bombeiros é que as mães não os deixem muito tempo deitados de barriga pra cima, principalmente depois de mamar. É preciso esperar pelo menos 10 minutos depois dos pequenos arrotarem, antes de deitá-los. Se eles se engasgarem, a pessoa tem que ser rápida. A orientação é colocar a criança no colo, de barriga pra baixo, apoiada na palma da mão, e dar palmadinhas no meio das costas, com a cabeça do nenê ligeiramente mais baixa que o corpo. Em caso de emergência ligue pro telefone 193.