Itajaí

Fiscais da Fazenda caçam sonegação e fraudes

Sonegadores fiquem ligados: serão fiscalizados 141 postos em todo o estado

Uma força-tarefa de fiscais da secretaria da Fazenda da Santa & Bela começou esta semana uma operação pra caçar donos de postos de combustíveis que sonegam impostos ou fraudam equipamentos pra sacanear a clientela. A operação Posto Legal vai direto no pescoço de 141 postos de todo o estado, em especial os localizados entre a grande Floripa e Joinville. Comércios de Itajaí, revela Roque Colpani, presidente do sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Litoral Catarinense e Região (Sincombustíveis), também serão investigados.

Serão 20 fiscais, a maioria do grupo de Especialistas Setoriais de Combustível e Lubrificantes (Gescol) da secretaria da Fazenda, que vão fuçar as notas fiscais nos postos de gasosa, comparando ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

Serão 20 fiscais, a maioria do grupo de Especialistas Setoriais de Combustível e Lubrificantes (Gescol) da secretaria da Fazenda, que vão fuçar as notas fiscais nos postos de gasosa, comparando o que os donos compraram das distribuidoras com o que venderam ao povão. “Ações desse tipo são importantes para a fiscalização, especialmente no setor de combustível que é o que mais arrecada em Santa Catarina, representando cerca de 17% da receita tributária do Estado”, justifica o secretário da Fazenda, Nelson Serpa.

Continua depois da publicidade

Os sabichões também vão meter o nariz nos equipamentos eletroeletrônicos e mecânicos pra ver se não há fraudes que possam estar prejudicando os consumidores.

Santa Catarina tem cerca de dois mil postos de combustíveis em atividade. Em Itajaí, são 50 funcionando. Os 141 comércios que serão fiscalizados, informa Roque, foram escolhidos a dedo pelo pessoal da fiscalização porque tiveram algum problema com a Fazenda nos últimos cinco anos ou apresentaram algum comportamento suspeito, como vender gasosa mais barata que a concorrência.

Chefão do sindicato apoia operação

Engana-se quem acha que os donos de postos – ao menos os honestos – tão torcendo o nariz porque a fiscalização da Fazenda vai pegar pesado contra as sacanagens. “Somos plenamente favoráveis à operação. Apoiamos em gênero, número e grau”, afirma Roque Colpani.

O chefão do Sincombustíveis diz que por várias vezes a direção da entidade pediu aos abobrões da Fazenda no estado e até mesmo aos governadores que pegassem no pé de comerciantes sacanas. A lógica é simples: quem sonega ou pratica alguma fraude consegue vender combustíveis entre 15% e 20% mais barato, prejudicando os donos de postos que cumprem a lei. “Se alguém sonegar algo de uma cadeia de imposto, vai vender mais barato e aí não está sendo honesto nem com Deus, nem com o estado e nem com o concorrente”, alfineta o presidente do maior sindicato de donos de postos de gasosa da Santa & Bela.

Entenda como rolam as sacanagens

Continua depois da publicidade

As fraudes e sonegações de combustíveis podem acontecer de uma porrada de jeito, afirma Roque Colpani. As mais comum têm a ver com o repasse de combustível, por parte das distribuidoras, sem o pagamento do imposto sobre circulação de mercadorias e serviços (ICMS). “Mesmo a venda sendo feita pelas distribuidoras, o dono do posto também é solidário legalmente com a sonegação”, alerta o chefão do Sincombustíveis.

O alvo da fiscalização, revela Roque, tá sendo o etanol. “Temos conhecimento de que há quem, além de comprar o álcool sem imposto, ainda mistura o etanol na gasolina além do que já vem misturado das distribuidoras. É uma bandidagem que é uma brincadeira”, revolta-se o empresário.

Uma outra fraude, descoberta há poucos dias, lesa ainda mais o consumidor. Um equipamento controlado por rádio e colocado no bico das bombas dos postos, faz com que entre no tanque menos gasosa ou álcool do que o cliente tá comprando. “O combustível e uma das poucas coisas que o consumidor compra mas que efetivamente não. Por isso, é que se necessita de uma fiscalização muito séria nesse tipo de comércio”, comenta.

Continua depois da publicidade

Mas o chefão do Sincombustíveis faz questão de dizer que, ao menos em Itajaí, a grande maioria dos donos de postos tá cumprindo a lei. “Basicamente temos problemas só com um comércio”, afirma, sem dar pistas de quem possa ser o sacana. “A maioria de nós vem de um berço que é de honestidade, de seriedade”, discursa.






Conteúdo Patrocinado



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

WhatsAPP DIARINHO

Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






216.73.216.2


TV DIARINHO


🚢📣 PORTO COM NOVA GESTÃO! | O Porto de Itajaí terá nova gestão provisória, desta vez da Codeba, estatal ...



Especiais

Vítimas esperam indenizações enquanto sócios vivem em imóvel de R$5 milhões

Caso Backer

Vítimas esperam indenizações enquanto sócios vivem em imóvel de R$5 milhões

EUA gastaram milhões para cooptar PF há 20 anos; processo não foi julgado

POLÍCIA FEDERAL

EUA gastaram milhões para cooptar PF há 20 anos; processo não foi julgado

Após avanço no STF sobre reajuste, idosos podem ter derrota para planos de saúde na Câmara

SAÚDE

Após avanço no STF sobre reajuste, idosos podem ter derrota para planos de saúde na Câmara

Vítimas de nudes com IA sofrem em limbo digital enquanto sites lucram: “Me senti abusada”

PERIGO DA IA

Vítimas de nudes com IA sofrem em limbo digital enquanto sites lucram: “Me senti abusada”

Cidades mineiras se preparam para exploração de enorme jazida de terras raras

EXPLORAÇÃO

Cidades mineiras se preparam para exploração de enorme jazida de terras raras



Blogs

Chega de barulho e poluição

Blog do Magru

Chega de barulho e poluição

Desparasitar

Blog da Ale Françoise

Desparasitar

Conexão Suécia

Blog do JC

Conexão Suécia

Super Gyro

Blog da Jackie

Super Gyro

🌸 Outubro Rosa: o papel da vitamina D na luta contra o câncer de mama

Espaço Saúde

🌸 Outubro Rosa: o papel da vitamina D na luta contra o câncer de mama



Diz aí

“Acho que a atividade-fim tem que se manter 100% pública, que é a educação”

Diz aí, Níkolas!

“Acho que a atividade-fim tem que se manter 100% pública, que é a educação”

"Nosso projeto é de clube formador, de dar oportunidades aos jovens talentos"

Diz aí, Bene!

"Nosso projeto é de clube formador, de dar oportunidades aos jovens talentos"

“O gargalo que a gente enfrenta é a mão de obra e a qualificação da mão de obra”

Diz aí, Thaisa!

“O gargalo que a gente enfrenta é a mão de obra e a qualificação da mão de obra”

"Comprem em Camboriú porque vai valorizar. Camboriú é a bola da vez"

Diz aí, Pavan!

"Comprem em Camboriú porque vai valorizar. Camboriú é a bola da vez"

"Não pense que eu vou ficar os quatro anos fora da Câmara"

Diz aí, Anna Carolina!

"Não pense que eu vou ficar os quatro anos fora da Câmara"



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.