Os estudantes de 24 escolas públicas e particulares de Itajaí aprenderam a lição e agora sabem, tintim por tintim, o perigo das drogas e do bullying. Ontem, 819 alunos receberam o certificado do programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), da polícia Militar, que chega à 28ª edição. A solenidade rolou no centro Evangelístico de Itajaí, no São Viça, e reuniu, além dos alunos, pais e comunidade escolar peixeira.
As aulas foram ministradas por oito instrutores, coordenados pelo capitão Luís Carlos Cruz da Costa, da PM de Itajaí. Ao todo, rolaram 10 encontros de aproximadamente uma hora cada um. Pequerruchos ...
 
Já possui cadastro? Faça seu login aqui.
Quer continuar lendo essa e outras notícias na faixa?
Faça seu cadastro agora mesmo e tenha acesso a
10 notícias gratuitas por mês.
Cadastre-se aqui
Bora ler todas as notícias e ainda compartilhar
as melhores matérias com sua família e amigos?
Assine agora mesmo!
As aulas foram ministradas por oito instrutores, coordenados pelo capitão Luís Carlos Cruz da Costa, da PM de Itajaí. Ao todo, rolaram 10 encontros de aproximadamente uma hora cada um. Pequerruchos de nove e 10 anos, que estudam no 5º ano do ensino fundamental, participaram das aulas. Semanalmente, um policial fardado vai até a escola e ministra as lições junto com o professor em sala de aula, ensinando lições de ética, cidadania, valores morais e toda parte de conscientização para dizer não às drogas e à violência, informa o coordenador do Proerd. O curso tem didática e linguagem direcionadas pras crianças e ensina aos estudantes a não se meterem com o que não presta.
Pro estudante Lucas Della Rocca do Nascimento, as aulas ensinam a evitar as drogas ilícitas e também as lícitas, como cigarro e álcool. Durante as aulas a gente aprende a se prevenir contra as drogas e a se defender em casos de bullying, fala, orgulhoso, o menino de 10 anos. A mãe de Lucas, Márcia Della Rocca do Nascimento, 50, que participou da solenidade de entrega do certificado do filhote, garante que as aulas orientam os jovens. As aulas também ensinam os estudantes a quem recorrer em qualquer incidência ou tipo de violência, fala orgulhosa a matriarca.
Assim como Lucas, quase 40 mil crianças de Itajaí já receberam o certificado do Proerd. A gente observa um resultado muito positivo. As crianças que participam do programa, acabam tendo esse primeiro contato sabendo dizer não às drogas e à violência. Também respeitam as leis, a disciplina e a moral, finaliza o coordenador.