Matérias | Geral


Itajaí

Sai o primeiro relatório das praias cagadas da temporada 2011/2012

Toda semana, Fatma vai divulgar relatório informando onde o mar tá pra peixe e onde a nojeirada tá tomando conta da praia

Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

Os turistas que visitarem a Santa & Bela neste verão vão ter um critério a mais pra escolher uma cidade da região. Uma coletiva realizada ontem pela fundação do Meio Ambiente (Fatma), em Florianópolis, divulgou o primeiro relatório de balneabilidade das praias do estado da temporada 2011/2012. De agora até abril, os relatórios serão anunciados semanalmente. Os bagrões da Fatma também comemoraram as obras feitas em algumas cidades do litoral pra evitar a poluição da orla. Entre as cidades que investiram em saneamento estão Balneário Camboriú, Itajaí e Balneário Piçarras.


O presidente da Fatma, Murilo Xavier Flores, explica por que as análises serão feitas com uma frequência maior na estação mais quente do ano. “No verão, o uso das praias é mais intenso, então é ...

 

Bora virar assinante para ler essa e todas as notícias do portal DIARINHO? Usuários cadastrados têm direito a 10 notícias grátis.


Esqueci minha senha




Se você ainda não é cadastrado, faça seu cadastro agora!


 







 






O presidente da Fatma, Murilo Xavier Flores, explica por que as análises serão feitas com uma frequência maior na estação mais quente do ano. “No verão, o uso das praias é mais intenso, então é natural que a atenção com a qualidade da água seja maior nessa época do ano. Vamos fazer essa análise semanalmente até abril deste ano. Importante também lembrar que, segundo o IBGE, o nosso estado é o que tem o melhor controle de balneabilidade do país”, conta o bagrão, que também explica a causa da diminuição do número de pontos poluídos na região. “Muitas cidades estão investindo em saneamento e isso vai ajudar bastante num futuro próximo. No entanto, os bons resultados de agora são fruto da diminuição das chuvas”, conclui.

Balneário de parabéns

Uma das citys que fez o dever de casa, segundo o presidente da Fatma, é Balneário Camboriú, que implementou várias obras de saneamento durante o ano. “Vamos completar 1600 metros de galerias na avenida Brasil, acabando com o despejo de água da chuva no mar. Além disso, devemos ter, até o início do próximo ano, 100% de esgoto sendo tratado na cidade. Esperamos que isso melhore a qualidade de vida da população e que também melhore as nossas praias para receber os turistas”, revela Valmir Pereira, secretário de Obras da Maravilha do Atlântico, city que apresentou três pontos impróprios pra banho e 11 bons, dos 14 pesquisados no relatório.

Ainda segundo o relatório da Fatma, dos 47 pontos pesquisados na região, 14 foram reprovados pro banho, incluindo uma parte de Cabeçudas, na city peixeira. Pra fazer o relatório, os técnicos da Fatma analisam a quantidade de bactérias em amostras de 250ml de água coletada nas praias. Quando uma praia apresenta mais de 800 bactérias do tipo escherichia coli em 20% ou mais de análises, cinco vezes seguidas, a praia é considerada cagada pro banho.

Continua depois da publicidade



Finde será de tempo feioso no litoral

O fim de semana será de tempo nublado em Itajaí e região. Segundo o laboratório de Climatologia da Univali e a Epagri/Ciram, a chuva de sexta-feira deve se repetir no sábado e domingo. Clima ideal para aquela pipoquinha e um filmezinho na sala. O mar também deve ficar agitado e o alerta é de atenção pra quem for surfar ou pescar.

Continua depois da publicidade



No sábado, o dia deve ser cinzento e fechado. Em alguns instantes do dia, o sol pintará escondidinho no céu. A temperatura mínima ficará na casa dos 19° e máxima em 26°. No domingo, também predomina o tempo nublado, com pouca abertura de sol. Pancadas de chuva isoladas devem rolar durante todo o dia. A temperatura mínima desce à casa dos 19° e máxima em 27°.

Em todo final de semana, o clima é de alerta no litoral. Os ventos devem chegar a 70 Km/h e o mar ficará agitado, com picos de ondas de até dois metros no sábado e domingo, bom para quem curte pegar umas ondas.




Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×





3.236.50.79

TV DIARINHO


Confira os destaques desta terça-feira



Podcast

Minuto DIARINHO 17/05/2022

Publicado 17/05/2022 22:27



Especiais

febre entre jovens

Uso de Cigarros eletrônicos acende alerta

Revitalização

Nova orla da Brava está em fase de projeto

Praia Brava

Novo acesso, através de Cabeçudas, será urbanizado

Praia Brava

Duplicação da Osvaldo Reis deve facilitar ligação com BC

Praia Brava

Via polêmica atrás da Lagoa do Cassino está em pauta



Blogs

Blog do JC

Candidatos daqui

A bordo do esporte

Boxing For You confirma Sportv, Combate e BandSports ao vivo no dia 29/05

Blog Doutor Multas

Especialista garante que dinheiro ‘físico’ vai acabar e criptomoedas estão com dias contados

Blog do Ton

Sócias de Brusque inauguram franquia da Hausz na cidade

Blog da Ale Francoise

Enema de café e suas funções

Blog Clique Diário

Itajaí - Navio - Panorama

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado

Blog da Jackie

BALNEÁRIO FASHIOW foi SHOW



Entrevistão

José Evaldo Koch

“O hortifruti é nosso berço”

Laerte Jacomel

"Estamos buscando o que todo mundo busca: paz de espírito”

Édison Carlos

“100 milhões de brasileiros não têm coleta de esgoto”

Walter Orthmann

"Quero ser útil enquanto eu puder”



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯