O barco da equipe francesa Groupama segue na primeira colocação da segunda perna da Volvo Ocean Race, a Regata Volta do Mundo. As equipes deixaram a Cidade do Cabo, na África do Sul no domingo, rumo a Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.
Continua depois da publicidade
No boletim divulgado às 17h (horário de Brasília) de ontem, segundo dia dessa perna da regata, o Groupama tinha 6,90 milhas náuticas (12,7 km) de vantagem pro segundo colocado, o Camper. Na terceira ...
No boletim divulgado às 17h (horário de Brasília) de ontem, segundo dia dessa perna da regata, o Groupama tinha 6,90 milhas náuticas (12,7 km) de vantagem pro segundo colocado, o Camper. Na terceira colocação está o barco da equipe Puma e em quatro, a galera do Abu Dhabi, que não disputou a primeira perna depois do barco apresentar problemas. Líder da classificação geral, o Telefónica tá só na quinta colocação com 26,40 milhas náuticas (48,9 km) do líder. Na lanterninha estão os chinas do Sanya, que também não disputaram a primeira perna.
Continua depois da publicidade
Na véspera da largada da segunda perna da regata, que rolou no domingo, o Telefónica ampliou a vantagem na classificação geral da Volvo Ocean Race 2011/2012 com a vitória da Regata do Porto, na Cidade do Cabo. Com a vitória, os espanhóis foram pra 37 pontos na classificação geral. A segunda colocação está com o Camper com 34 pontos, seguida por: Groupama (24), Abu Dhabi (9), Puma (9) e Sanya (4).
O sábado começou com rajadas de vento de 18 nós, em direção sudoeste. A equipe espanhola foi a que soube aproveitar melhor a situação e completou o trajeto da Regata do Porto em 55min55s seguida pelo Camper e pelo Puma. O Abu Dhabi, vencedor da primeira In-port Race, finalizou o trecho em quarto, o Groupama ficou em quinto e o Sanya foi o último da flotilha.
Continua depois da publicidade
Estamos muito contentes com a vitória. O feito é importante para nosso time depois do mau resultado correndo em casa, em Alicante, analisou Iker Martínez, comandante de Team Telefónica, que ficou em último na primeira Regata do Porto no Mediterrâneo, em outubro.
A regata foi bastante equilibrada desde o início. O Puma, de Ken Red, chegou a liderar a maior parte do percurso, mas o Telefónica escolheu a melhor rajada de ventos, pelo lado direito da raia, e cruzou em primeiro.
Voltamos em grande estilo pra regata depois dos problemas na primeira perna. O barco apresentou boa evolução e estamos ansiosos para correr a segunda parte, afirmou Ken Read, do Puma.
O Camper, que ficou em segundo, é o que mais ameaça o Telefónica na liderança. A turma da Nova Zelândia espera ultrapassar os adversário em Abu Dhabi na pontuação.
É hora de mudar o chip e focar na próxima travessia. É muito bom chegar em segundo, mas o resultado deste sábado poderia ter sido melhor, lamentou Chris Nicholson, do Camper.