O litoral catarinense já está em clima da virada de ano. A turistada está chegando em peso esta semana pra festa de réveillon. O consórcio intermunicipal de Turismo Costa Verde & Mar (Citmar) estima que 2,5 milhões de pessoas darão as boas-vindas pra 2012 nas 11 cidades do litoral. Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Bombinhas, Camboriú, Ilhota, Itajaí, Itapema, Luís Alves, Navegantes, Penha e Porto Belo devem receber uma galera pra festa da virada.
Pro verão, a expectativa é que 4,8 milhões de turistas passem pelas citys da Costa Verde & Mar. Tanto na virada como no verão, o maior público vem para Balneário Camboriú. Somente no réveillon ...
Pro verão, a expectativa é que 4,8 milhões de turistas passem pelas citys da Costa Verde & Mar. Tanto na virada como no verão, o maior público vem para Balneário Camboriú. Somente no réveillon, 800 mil pessoas devem escolher o balneário pra passar a virada. Esse povo começou a chegar semana passada e deve ficar na região por cerca de 15 dias. Esta semana Balneário vai bombar. É lotação máxima!, garante o secretário de turismo, Carlos Humberto Silva.
A família Schneider escolheu o balneário mais badalado do sul do mundo pra dar as boas-vindas pra 2012. Eles saíram de Perobé, no Rio Grande do Sul, às 1h de ontem e chegaram na city ainda na manhã de ontem. Sempre vemos pôsteres e sempre achamos uma das praias mais bonitas do Brasil, conta o vendedor aposentado Eno Schneiders. Ele tá acompanhado pela esposa e pelos filhos de 14 e 21 anos.
Segundo a secretaria de Turismo, a maioria dos turistas vem no seu próprio carango ou a bordo de excursões. Deve ocorrer muito trânsito até pelo acúmulo e grande número de turistas, adverte Carlos Humberto. Ontem já foram registradas grandes filas de carangos na BR-101, principalmente no acesso à cidade, e também nas avenidas Brasil e do Estado Dalmo Vieira. Pra evitar mais congestionamentos, agentes de trânsito tão nas ruas pra orientar o povão. A circulação de busões de turismo está restrita a horários de menor movimento.
Vai aumentar
Esta temporada deve ultrapassar em cerca de 10% a lotação do ano passado. O secretário conta que os turistas começaram a chegar antes do Natal e já têm lotado a city desde a metade de dezembro. Isso foi incomum. Geralmente, os turistas começavam a vir pelo dia 27 de dezembro, comemora. Os amigos paulistas Deise Ariano, 47, seu marido, Regis Alves, 43, e o colega Jonas Pereira, 48, trocaram o Natal em casa, com a família, para curtir os sete dias do feriado no Balneário. Passeamos pelas praias da região. Foi um Natal diferente, comenta o grupo, que fica na cidade até o réveillon.
Vai bombar
Com a cidade começando a encher, a expectativa da galera dos hotéis e corretores de imóveis é lotação máxima. A corretora Daniela Lopes Bezerra conta que a procura por alugueis de apês e casas triplicou na semana passada. A maioria procura aluguéis pra virada do ano. Ainda há imóveis disponíveis, mas a procura está grande, disse.
Já os cerca de 100 hotéis estão com 85% dos leitos reservados. A diretora do sindicato da categoria, Dirce Fistarol, acredita que todos os 19 mil leitos estejam ocupados até o fim desta semana. Acredito que este ano o movimento será ainda maior, pois houve muitos dias de chuva. O turista deixou pra vir agora no fim de ano, aposta.
Preparação para a festa da virada
O festerê da virada passa pelos últimos ajustes na city. Ontem à noite, foram feitos testes para o acionamento eletrônico das 13 toneladas de fogos de artifício que vão estourar na praia Central. Os fogos bonitões ficarão em balsas que estarão perto da ilha das Cabras, do Pontal Norte e da Barra Sul. Das balsas sairão os fogos que iluminarão o céu de Balneário por mais de 16 minutos. Queremos deixar tudo definido e seguro para a festa, conta o secretário.
Já a polícia Militar arma um esquema pra evitar furdunço e brigaçada. Os meganhas vão proibir que os festeiros entrem com garrafas e taças de vidro na areia da praia Central. As principais ruas de acesso contarão com milicos pra revistar o povão e pedinchar que deixem garrafas e outros trecos de vidro em casa. Quem se recusar, não poderá ter acesso à orla.