Itajaí

Penha ganha na justa o direito de tocar o serviço de água, mas terceriza parte dele

Após vencer a batalha judicial contra a companhia Catarinense de Água e Saneamento (Casan) pra ser a responsável pelo fornecimento de água à população, a prefeitura da Penha terceirizou parte do serviço no início do mês. Um consórcio de duas empresas venceu a licitação, sendo que uma já faz o serviço de coleta de lixo na cidade. A prefa alega que isso vai garantir que os lucros da conta de água fiquem no município. Porém, mesmo indiretamente, a city vai continuar dependendo da água da Casan, pois o município recebe água da estação de tratamento de água (ETA) de Balneário Piçarras.

Nomeado para fazer a gestão da transição do sistema de distribuição de água entre a Casan e a prefeitura, o procurador jurídico do município e gestor da autarquia Águas de Itapocorói, Wagner Borges ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

Nomeado para fazer a gestão da transição do sistema de distribuição de água entre a Casan e a prefeitura, o procurador jurídico do município e gestor da autarquia Águas de Itapocorói, Wagner Borges Figueiredo, afirma que apenas a leitura e manutenção do serviço de água foram terceirizados. “A cobrança será feita pela prefeitura, e isso é uma garantia de que o lucro do serviço será investido na cidade. Algo que não acontecia quando a Casan era responsável pelo abastecimento”, afirma o presidente da autarquia.

Continua depois da publicidade

A prefa garante que a taxa de água continuará com a mesma tarifa cobrada pela Casan, e já tem uma estimativa do lucro que o serviço pode trazer pra city. “Ainda é cedo para avaliar, mas entendemos que, por mês, o serviço pode render cerca de R$ 100 mil. E isso pode ser investido no próprio município”, calcula o bagrão.

Entre o povão, ainda há muitas dúvidas se o serviço vai melhorar ou não. A moradora Vanessa Santos trabalha numa padaria no centro há 17 anos e diz que por enquanto o serviço está sendo bem feito. “Ainda não vi problema algum. Antes faltava água, principalmente no verão. Espero que isso acabe agora”, conta. Por outro lado, no bairro São Miguel, a vida na secura continua. “Faltou água por dois antes do Natal. Pra gente que trabalha com peixe, é bem difícil, pois se não lavarmos, o cheiro é muito forte”, conta Sérgio Koepsel, 23, que trabalha com venda de pescado na beira da praia de São Miguel.

Água continua sendo da Casan

Pra municipalizar o serviço de água, a prefa firmou contrato com o consórcio Serrana e Recicle, que venceu a licitação feita em outubro pra administrar parte dos serviços. A proposta do consórcio vencedor foi de cerca de R$ 4 milhões por ano, pra fazer a leitura do medidor de consumo de água e a manutenção das tubulações e dos reservatórios. A Recicle também é responsável pelo serviço de coleta de lixo na city.

Mesmo após a pendega na dona justa, a city vai continuar atrelada à Casan, pois a água que abastece o município é fornecida pela ETA de Piçarras. O gerente da Casan de Piçarras, Luiz Carlos Pereira, diz que o fornecimento pras duas citys será feito da mesma forma.

Ele anunciou que novos equipamentos vão garantir uma reserva de água pro verão. “Com as novas bombas, temos condições de tratar 210 litros de água por segundo, e calculamos que o necessário pro verão seria 140. Assim, estamos conseguindo manter uma reserva de água para qualquer imprevisto. Hoje, nosso reservatório tem quase 2 milhões de litros”, informa Pereira.

Enquanto a prefeitura de Penha tá feliz da vida por tocar o serviço de água na cidade, a assessoria de comunicação da Casan, em Florianópolis, informou que a companhia está recorrendo da decisão na dona justa. O objetivo da companhia é reaver o mando no abastecimento de água da city.

Continua depois da publicidade



WhatsAPP DIARINHO


Conteúdo Patrocinado



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






216.73.216.159

Podcast

Afogamento termina em morte na praia do Perequê

Afogamento termina em morte na praia do Perequê

Publicado 30/12/2025 19:36



TV DIARINHO


🕘MINUTO DIARINHO🕒 🚨 TRAGÉDIA NA PRAIA DO PEREQUÊ Um homem morreu afogado na tarde desta terça-feira, ...



Especiais

STF rejeita marco temporal, mas lei segue com riscos a direitos indígenas

Vitória parcial

STF rejeita marco temporal, mas lei segue com riscos a direitos indígenas

Júlio Lancellotti é calado nas redes enquanto padres conservadores discursam para milhões

IGREJA CATÓLICA

Júlio Lancellotti é calado nas redes enquanto padres conservadores discursam para milhões

Governo consegue aprovar Plano Clima após diluir responsabilidade do agro

PLANO CLIMA

Governo consegue aprovar Plano Clima após diluir responsabilidade do agro

Três meses após sanção da Lei Felca pais não sabem proteger filhos na web

Controle parental

Três meses após sanção da Lei Felca pais não sabem proteger filhos na web

Empresas de festas visam adolescentes e marketing predatório aposta até em porta de escola

NA PORTA DA ESCOLA

Empresas de festas visam adolescentes e marketing predatório aposta até em porta de escola



Blogs

Regenera em 2026

Blog da Ale Françoise

Regenera em 2026

31.12.2025 | Uma pausa consciente para atravessar o tempo

Espaço Saúde

31.12.2025 | Uma pausa consciente para atravessar o tempo

Enquanto prefa recolhe patinetes, empresa afirma que tá tudo certo

Blog do JC

Enquanto prefa recolhe patinetes, empresa afirma que tá tudo certo



Diz aí

"O que esses quatro vereadores a mais vão proporcionar para os habitantes de Itajaí?”

Diz aí, Bento!

"O que esses quatro vereadores a mais vão proporcionar para os habitantes de Itajaí?”

"Todo mundo sabe que Itajaí sofre uma crise hídrica"

Diz aí, Robison!

"Todo mundo sabe que Itajaí sofre uma crise hídrica"

"Fizemos contato com a defesa e estamos discutindo a apresentação [dela]”

Diz aí, delegado Roney

"Fizemos contato com a defesa e estamos discutindo a apresentação [dela]”

"Eu não concordo que o Jorginho está eleito"

Diz aí, Afrânio!

"Eu não concordo que o Jorginho está eleito"

"A cultura da impunidade é um fator que incentiva o comportamento criminoso"

Diz aí, Araújo!

"A cultura da impunidade é um fator que incentiva o comportamento criminoso"



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.