A menos de 100 dias pro início da etapa peixeira da Volvo Ocean Race, as otoridades já se preparam pra garantir a segurança do evento. Em uma reunião na manhã de ontem, bagrões de vários setores da segurança pública discutiram um plano integrado de ação. Uma nova reunião foi agendada pro dia 12 de janeiro, quando cada setor apresentará sua proposta, que será unificada, formando o plano geral de segurança.
Continua depois da publicidade
Segundo o secretário de Segurança peixeiro, Carlos Ely de Castro, a reunião foi o primeiro passo pra definir o plano de segurança pra regata. Chamamos os setores para conversar e decidir uma data ...
Segundo o secretário de Segurança peixeiro, Carlos Ely de Castro, a reunião foi o primeiro passo pra definir o plano de segurança pra regata. Chamamos os setores para conversar e decidir uma data para a entrega dos projetos. Depois vamos discutir a melhor forma de aplicação. Mas acredito que não haverá problemas, pois todos sabem qual a sua área de atuação, conta o bagrão.
Continua depois da publicidade
Mesmo com os barcões da regatona valendo cerca de R$ 15 millhões cada, a maior preocupação do capitão-de-fragata Fernando Anselmo Mattos, da capitania dos Portos de Itajaí, não é com furtos, mas sim com a organização dos barcos de passeio na costa. Muitas pessoas devem usar pequenas embarcações para ver a regata do mar, então vamos reforçar o trabalho nessas áreas para que o evento não seja prejudicado, explica o capitão, que ainda disse que a delegacia terá um reforço de de 150 marinheiros e dois navios de guerra.
O comandante interino da Polícia Militar, major Ibraim Franz Jr, também prevê um reforço no número de milicos na região, já que uma montoeira de gringos deve vir para cá. Até pelo aumento de pessoas circulando pela cidade, devemos ter um reforço significativo no efetivo de policiais, mas ainda vamos estudar isso até a entrega o projeto no dia 12, afirma. Participaram da reunião representantes das polícias Civil, Rodoviária Federal, guarda portuária, Codetran e guarda patrimonial. O prefeito Jandir Bellini (PP) e Amilcar Gazaniga, presidente do Comitê Central Organizador da regata em Itajaí, também participaram do blablablá.
Continua depois da publicidade