A vendedora Elaine de Castro Gonçalves, 26 anos, de Itajaí, tá passando o maior perrengue. Ela teve sua carteira de identidade clonada e, por conta disso, não tá conseguindo fazer a habilitação pra motorista. Uma salafrária teria tirado a segunda via do documento em nome da itajaiense. Apesar da falsificação ter rolado há dois anos, Elaine só descobriu agora em dezembro, quando precisou fazer uma segunda via do RG pra tocar pra frente a documento da carteira de motora.
Continua depois da publicidade
Os dados pessoais da vendedora, inclusive o nome dos seus pais, tão no sistema da secretaria de Segurança com a foto de uma outra mulher. Elaine garante que não conhece a mulher da foto e já registrou ...
Os dados pessoais da vendedora, inclusive o nome dos seus pais, tão no sistema da secretaria de Segurança com a foto de uma outra mulher. Elaine garante que não conhece a mulher da foto e já registrou uma queixa na polícia. Agora Elaine não consegue fazer a carteira de motorista, porque a segunda via da identidade tá retida por conta do perrengue. Já tá tudo pago, não posso fazer por causa disso, sincabreira a vendedora, indignada.
Continua depois da publicidade
Caso tá esquisito
Pra delegada Flávia Rigoni Gonçalves, da 1ª depê, responsável pelo caso, o crime é no mínimo esquisito. Tem uma moça que adquiriu a certidão de nascimento dela e a partir dessa certidão ela fez uma identidade, só que a foto é outra pessoa. Ela nunca perdeu a identidade, conta a dotôra, que tá ca pulga atrás da orelha.
Continua depois da publicidade
Maiko Michael de Souza, responsável pelo setor de carteiras de identidade do fórum universitário de Itajaí, que funciona no prediozinho da antiga prefa, na avenida Joca Brandão, também tá encasquetado com a forma como a carteira falsa foi tirada. Quando a pessoa perde o documento e alguém de má índole encontra, consegue fazer isso, afirma.
A sus peita é que a falsária teria conseguido retirar no cartório de registro de documentos uma segunda via da certidão de nascimento de Elaine pra fazer a segunda via do RG. Luiz Roberto de Oliveira, escrivão do registro civil do cartório Heusi, de Itajaí, confirma que isso é possível. Qualquer pessoa pode retirar segunda via, mesmo porque o cartório é uma instituição pública. Mas esse caso é intrigante, admite.
A delegada Flávia diz que as investigações já começaram, mas afirma que o caso é complicado pra resolver. A foto (da salafrária) é difícil reconhecer, ela mesmo não conhece. Vai ficar um inquérito bem complicado, avisa a dotôra. A delegada ainda recomendou que a moça procure o serviço de Proteção ao Crédito (SPC) para registrar que teve o documento copiado. Orientei a aplicar o BO [boletim de ocorrência] e ir ao CDL pra deixar avisado publicamente que tem uma pessoa usando o nome dela, conta a delegada.
Mesmo assim, a dotôra ainda tem esperança de guentar a trapaceira. Ainda não tenho muita informação, mas agora já tem o boletim de ocorrência, se outra pessoa bater essa identidade numa outra cidade, já vamos saber conclui.
Sistema demorou pra sacar a fraude
Maiko de Souza, do setor de identidades do fórum universitário de Itajaí, explica que o sistema de identificação das impressões digitais demora um tempo pra assimilar que haviam duas identidades com o mesmo nome e digitais diferentes. Em Florianópolis o sistema detectou que já havia alguém com aquele nome. Eles alertaram para que chamássemos a moça pra ir até a delegacia se explicar. Seria a mesma pessoa com dois documentos distintos, contou.
Ele garante que Elaine vai conseguir retirar a segunda via do RG, mas primeiro o perrengue tem que ser resolvido. Vai ter que provar que é ela mesma, mas isso não vai ser problema. Tem os familiares, tem o documento antigo, diz.
Continua depois da publicidade
Pra fazer a carteira de identidade ou a segunda via, é preciso levar a certidão de nascimento em bom estado, certidão de casamento (se for casado), duas fotos 3x4 recentes e, se tiver, o CPF.