Na tarde de ontem os abobrões, deputados, prefeitos, puxas e aspones da região prestigiaram a posse do novo secretário de Desenvolvimento Regional de Itajaí, o dublê de novela mexicana Claudir Maciel (PSD). O vereador licenciado da Maravilha do Atlântico recebeu toda a tchurma no auditório da sede da associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri) e ficou muito faceiro. Fiquei realmente surpreso com a grande representatividade dessa cerimônia e confesso que a responsabilidade aumenta. Há uma expectativa muito grande em cima da secretaria regional em função dos investimentos que o governador tem anunciado pra nossa região, afirma Claudir, que ficou até um pouco nervoso no comecinho do blablablá e derrubou um copo dágua na bancada, que por pouco não se espatifou na chon. Entre risos contidos, o novo bagrão da SDR fingiu que nada tinha acontecido e o povo continuou discursando.
Era perceptível a tentativa de todas as otoridades presentes em mostrar que a SDR não é apenas um cabidão de emprego. O deputado estadual Maurício Eskudlark (PSD), que tava representando o governador ...
Era perceptível a tentativa de todas as otoridades presentes em mostrar que a SDR não é apenas um cabidão de emprego. O deputado estadual Maurício Eskudlark (PSD), que tava representando o governador Raimundo Colombo (PSD), disse que a secretaria é do tamanho que o secretário quiser que tenha e que a iniciativa de regionalizar as secretarias, tomada pelo ex-governador Luiz Henrique da Silveira, foi acertada porque antes os cargos comissionados desapareciam na capital manezinha. As SDRs valorizam as decisões locais, discursa o parlamentar.
Outro que puxou o saco do atual senador foi o prefeito de Balneário Piçarras e presidente da Amfri, Leonel Martins (PSDB). Graças ao ex-governador Luiz Henrique e às SDRs, hoje todos os municípios estão em pé de igualdade, considera o tucano.
Ausências
Apesar do auditório da Amfri ficar apinhado de gente, várias lideranças da região deixaram de participar da posse. Somente quatro prefeitos, todos eles tucanos, entre os nove municípios da região, foram prestigiar o novo abobrão da SDR [Luzia Coppi Mathias de Cambu, Leonel Martins de Piçarras, Rodrigo Bolinha de Itapema e Evandro dos Navegantes, de Penha].
Claudir conta que o prefeito Jandir Bellini (PP) almoçou com ele ontem e não pôde ficar devido a um compromisso de urgência urgentíssima. Mas a vice-prefeita Dalva Maria Rhenius (PSD) representou o alcaide.
Outras duas ausências sentidas foram as do prefeito de Navega city, Bob Carlos (PSDB), e do prefeito de Balneário Camboriú, Edson Renato Periquito Dias (PMDB).
Peixeiros tão putos
Muitos vereadores participaram da posse, mas nenhum parlamentar peixeiro foi visto pela reportagem, o que pode ser entendido como um boicote. Várias otoridades de Itajaí ficaram dicara pelo fato de Colombo ter nomeado um carinha da Maravilha do Atlântico para o cargo.
Na semana passada o presidente do legislativo de Itajaí, Osvaldo Gern (PP), usou a tribuna pra carcar que mais uma vez Itajaí foi deixada de lado.