Itajaí

Semana educativa quer reduzir acidentes de trânsito

Desafio intermodal vai decidir qual o melhor veículo pra circular pelas citys

Itajaí tem hoje mais de 83 mil carros, 14 mil caminhões e 38 mil motos emplacadas. Com a frota gigantesca, o número de acidentes também é grande. De acordo com a Codetran, rolam em média 400 acidentes por mês. Pra diminuir esse índice, a semana Nacional de Trânsito começa amanhã e vai até o dia 25 de setembro, recheada de ações educativas.

O tema deste ano, em todo o Brasil, é o efeito do álcool e outras drogas que afetam a segurança no trânsito. Além das palestras educativas, a Codetran também vai intensificar as barreiras nas baladas ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

O tema deste ano, em todo o Brasil, é o efeito do álcool e outras drogas que afetam a segurança no trânsito. Além das palestras educativas, a Codetran também vai intensificar as barreiras nas baladas pra botar as mãos na galera que sai dirigindo encachaçada.

Continua depois da publicidade

“Já estamos com as agendas de todas as baladas da região. Vamos intensificar esse trabalho”, lasca a assessora de comunicação da secretaria Municipal de Segurança, Marina Assis. Atualmente a Codetran flagra uma média de três motoras bebuns por semana.

Segundo a Codetran, os porradaços nas ruas peixeiras rolam com mais frequência nas vias de movimento mais intenso, que são a Reinaldo Schmithausen, no Cordeiros, Adolfo Konder, no São Viça e Abraão João Francisco, a popular contorno Sul.

A coordenadoria não tem o número exato de feridos, mas só em julho foram 496 acidentes e quatro mortes. Em agosto, quando os radares foram instalados, mesmo sem funcionar, o número de porradaços diminuiu pra 358 e não rolou nenhuma morte.

Pra tentar diminuir os acidentes, os guardinhas lascam multas pra tudo que é lado. São 1100 todo mês. “Em agosto os agentes trabalharam com os radares móveis e foram 2340 multas”, informa Marina.

Maravilha do Atlântico

Balneário Camboriú também tem uma programação intensa de palestras e barreiras educativas. De acordo com o secretário de Segurança da city, Dão Koeddermann, as blitze serão montadas nas divisas do município com Itajaí, Camboriú e Itapema. “No próximo domingo, vamos reservar uma espaço na Beira-rio e na Atlântica para as pessoas andarem de bicicleta, patinete e outros meios que não sejam carros”, antecipa.

Desafio aponta o melhor meio de locomoção

Pedestres, motociclistas, ciclistas, motoras e passageiros de ônibus encaram hoje mais um desafio Intermodal entre Balneário Camboriú e Camboriú. O encontro anual, organizado pela associação de Ciclismo de Balneário Camboriú e Camboriú (ACBC), consiste em avaliar qual dos meios de transporte é mais viável do ponto de vista de eficiência, consumo de energia, poluição do meio ambiente e satisfação do usuário.

Continua depois da publicidade

A largada pro desafio será às 18h30 na prefa de Balneário Camboriú, de onde todos os participantes saem juntos. Eles precisam chegar à prefa da Capital da Pedra no menor tempo possível, respeitando a sinalização de trânsito. Motoras, motociclistas e quem for de latão vão enfrentar um percurso de pouco mais de seis quilômetros. Já os pedestres e ciclistas vão percorrer 4760m.

De acordo com Henrique Wendhausen, presidente da ACBC, a ideia é que os participantes simulem a volta pra casa depois do trabalho. “Ainda é necessário mostrar para o poder público que a bicicleta é uma aliada da qualidade de vida urbana”, justifica o organizador. O desafio Intermodal é organizado desde 2006 em todo o Brasil.

São Viça tem o trânsito mais perigoso

Continua depois da publicidade

“O bairro São Vicente é o mais perigoso da cidade”, avalia o bagrão da Codetran, William Gervasi. Um dos mais populosos de Itajaí, o São Viça tem todas as ruas com sentido duplo, o que aumenta a periculosidade. “Hoje os condutores têm 12 alternativas de direção em cada cruzamento. Isso aumenta as chances de acidentes. O bairro eleva as estatísticas de acidentes, são mais de 100 todo mês só no São Vicente”, conta. William diz que a maioria dos acidentes envolve carros, mas os motoqueiros são os que mais se ferram. “Porque o para-choque é a testa”, diz.

Segundo William, o que diminuiria o número considerável de acidentes no São Viça seria a implantação do sistema binário, onde as principais ruas do bairro teriam o sentido alterado pra mão única. “Mas o projeto está parado porque há uma resistência grande dos comerciantes”, explica. Pra amenizar o perrengue, a Codetran já instalou duas sinaleiras e pretende instalar mais duas em dois cruzamentos do bairro.

O presidente do núcleo Comercial da Estefano José Vanolli, Alfonso Debatim, diz que a maioria dos comerciantes são contrários à implantação da mão única na Estefano justamente por medo de acidentes, porque pensam que os motoras transformariam a via numa pista de corridas.

Continua depois da publicidade

“Como vai ser feito esse controle de velocidade? A gente sabe que não tem guarda de trânsito pra isso. E a noite? Como vai ser feita a fiscalização?” questiona. Alfonso diz que não é a favor da mão única, mas fala que gostaria de conhecer melhor o projeto pra ter uma opinião mais concreta.

“Não podemos rejeitar um projeto que pode deixar a rua melhor do que está hoje”, reconhece. O ideal pra ele é deixar o sentido da Estefano em mão dupla e implantar o binário nas outras vias do bairro. O que deixa o comerciante fulo da vida é a falta de investimentos na principal rua do bairro.

“O último investimento na Estefano foi no século passado. A prefeitura gastou R$ 90 milhões pra implantar ciclovias na Adolfo Konder. A obra até hoje não está pronta e a ciclovia fica cheia de poças de água, e na Estefano, onde tem o comércio, onde se arrecada os impostos, não se investe um real”, lasca.






Conteúdo Patrocinado



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

WhatsAPP DIARINHO

Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






216.73.216.173


TV DIARINHO


⚡🚴 MAIS OPORTUNIDADES! A 99 anunciou que vai trazer motos e bikes elétricas pro Brasil em parceria com ...



Especiais

O que a TV Justiça não mostrou: momentos marcantes de um julgamento histórico

JULGAMENTO DO GOLPE

O que a TV Justiça não mostrou: momentos marcantes de um julgamento histórico

Onda bolsonarista é tentativa de inspirar novo 8 de janeiro, diz especialista

“Nepal já”

Onda bolsonarista é tentativa de inspirar novo 8 de janeiro, diz especialista

As 3 alternativas que poderiam livrar o ex-presidente da prisão

E agora, Bolsonaro?

As 3 alternativas que poderiam livrar o ex-presidente da prisão

Verde-amarelo em disputa e pautas "invertidas" marcam 7/9 antes de julgamento de Bolsonaro

SETE DE SETEMBRO

Verde-amarelo em disputa e pautas "invertidas" marcam 7/9 antes de julgamento de Bolsonaro

Malafaia usa Bíblia para transformar investigação em provação divina

Nos cultos

Malafaia usa Bíblia para transformar investigação em provação divina



Blogs

Exclusivo: Osmar Teixeira deixa o PSD

Blog do JC

Exclusivo: Osmar Teixeira deixa o PSD

Inteligência Artificial redefine papel das academias e profissionais de fitness

A bordo do esporte

Inteligência Artificial redefine papel das academias e profissionais de fitness

🫀 Coração saudável: pequenos hábitos que fazem grande diferença

Espaço Saúde

🫀 Coração saudável: pequenos hábitos que fazem grande diferença



Diz aí

Anna Carolina é a entrevistada da semana no Diz aí!

AO VIVO

Anna Carolina é a entrevistada da semana no Diz aí!

"Na minha chapa, os candidatos ao Senado vão ser de Santa Catarina"

Diz aí, João Rodrigues!

"Na minha chapa, os candidatos ao Senado vão ser de Santa Catarina"

João Rodrigues será o entrevistado desta semana no “Diz aí!”

AO VIVO

João Rodrigues será o entrevistado desta semana no “Diz aí!”

"A urna vai ser a presença"

Diz aí, JC!

"A urna vai ser a presença"

Gororoba do JC é tema no “Diz aí!”

AO VIVO

Gororoba do JC é tema no “Diz aí!”



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯




Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.