O fim de semana foi de velocidade na SC 414-II, a Transbeto, na Mariscolândia. Pouco mais de 150 atletas disputaram a terceira etapa da Copa do Brasil de Paraciclismo, troféu João Schwindt, com chegada em frente ao parque Beto Carrero World. Destaque pra dupla Maria Socorro Pinheiro, da city peixeira, e Ana Luísa Panini, de Indaial, campeãs da prova contra-relógio na categoria tandem feminino, na tarde de sábado.
Continua depois da publicidade
A tandem é quando uma ziquinha dupla é dividida entre a guia sem deficiência (que vai à frente) e a atleta com deficiência visual (atrás), caso de Maria Socorro. As duas já lideravam a classificação ...
A tandem é quando uma ziquinha dupla é dividida entre a guia sem deficiência (que vai à frente) e a atleta com deficiência visual (atrás), caso de Maria Socorro. As duas já lideravam a classificação geral da competição e venceram os 2,8 km em 28m58seg949. Mais de 30 segundos à frente da dupla Marleide Maria da Silva e Ana Paula Elias, de Santos/SP.
Continua depois da publicidade
Dupla da seleção brasileira, as catarinas estiveram no UCI World Cup Para-cycling Road, na América do Norte, no mês passado. Na copa Brasil elas somam 460 pontos no contra-relógio e na prova de estrada, ocupando a primeira colocação.
No masculino também deu Itajaí. Luciano da Rosa e Fabio Nery venceram a dupla de Taió, Luciano Luncek e Valmor Giovanella. Mais duas duplas peixeiras completaram o pódio: Alvacir Paulo Silva/Diego Gabrislosviski e Leandro Valério Souza/Arisson Silva.
Continua depois da publicidade
Já na categoria C1, o peixeiro Valmor Schmitz Junior fez a prova em 17min54seg989, terminando em segundo lugar. Mesma classificação de Yasmin de Camargo Martins, na C2 feminino. Flávio de Marco Garcia foi o único a disputar a categoria C4. Em todas as categorias com C os atletas têm amputações simples ou problemas motores, sendo o 1 a mais grave e a 5 a mais leve.
Até o final da tarde não tinham pintado ainda os resultados da prova de estrada, que rolou ontem.
A competição
A Copa Brasil de Paraciclismo representa o campeonato brasileiro da modalidade e reúne os principais atletas do Brasil, contando com a participação de Soelito Gohr (categoria C5), ex-campeão mundial e integrante da seleção nos Jogos Paralímpicos de Pequim-2008 e Londres-2012, e Jefferson Spimpolo (categoria C3), que vem conquistando boas colocações em mundiais e na Copa do Mundo.
A última etapa da competição vai rolar entre os dias 22 e 24 de novembro, em Rio das Ostras, no Rio de Janeiro.