Meu sonho é ser árbitra, contou ao DIARINHO Tainan Somensi, 18 anos, em sua primeira partida como bandeirinha na abertura da copa Primavera de futebol amador. Foi no dia 17 de março deste ano, quando auxiliou Jefferson Schmidt na partida entre Rio do Ouro e Tropical, na Murta, em que a equipe da casa venceu nos pênaltis. Pouco mais de seis meses depois, Tainan ganhou sua primeira chance no apito. Foi ela que comandou a partida entre União do Oeste 1 x 0 Vila Real, pela segunda rodada da copa Verão, também organizada pela associação dos Clubes de Futebol Amador de Itajaí (ACFAI).
Ela quer apitar, diz estar preparada, então vamos ver, desafiou Alcemir Crispim, presidente da ACFAI, na véspera da partida. Eu amei a experiência. A responsabilidade é maior, mas é muito gratificante ...
Ela quer apitar, diz estar preparada, então vamos ver, desafiou Alcemir Crispim, presidente da ACFAI, na véspera da partida. Eu amei a experiência. A responsabilidade é maior, mas é muito gratificante você ter o controle do jogo. É uma sensação muito boa quando se acerta, garante a jovem, que não tem mais dúvida: quer mesmo apitar. Apesar da empolgação com a partida de estreia, Tainan mostra humildade e sabe que o caminho é longo. Vi como é difícil. Muita coisa para assimilar ao mesmo tempo, observar os assistentes, bem diferente da teoria. Eu teria sido melhor no primeiro tempo se estivesse menos nervosa, mas é normal para estreia, conta ela, que trabalhou ao lado de Paulo Rocha e Adenir Barbosa.
O jogo ajudou um pouco, já que não deu briga nem nada, mas também não foi moleza. É chatinho, eles reclamam de tudo que tu marca, mesmo estando certa, e teve muito cartão amarelo, recorda.
Ela não tem vergonha de dizer que precisa estudar, se preparar mais, mas o principal já aconteceu: ela apitou e gostou. Ainda assim, não pretende pressionar Alcemir para ganhar mais escalas. Vai acontecer naturalmente, acredita.
Aprovada
Foi Jefferson Schmidt quem convidou a ex-jogadora de futebol e futsal para começar na arbitragem. Ele também foi o árbitro na estreia de Tainan como bandeira e estava lá no domingo para assistir a estreia dela no apito. Ela foi muito bem dentro do que se espera da estreia de um árbitro, garante. Para o árbitro do quadro da confederação Brasileira de Futebol (CBF), o dono do apito precisa demonstrar três itens: segurança, autoridade e conhecimento das regras. E ela mostrou tudo isso, elogia. Agora tem que continuar estudando e treinando pra evoluir. Talvez, no começo, ainda alterne entre bandeira e árbitra, mas vai chegar a vez de só apitar, aconselha. Jefferson espera que mais gente se empolgue com a oportunidade dada a Tainan e venha a fazer parte da turma do apito.
Resultados da 2ª rodada
União do Oeste 1 x 0 Vila Real
São Cristóvão 10 x 0 Real EC
Vila Nova 0 x 4 Baia
Provési 1 x 0 Paraná