Itajaí

Ações solidárias: velejar e fazer o bem

Por Alessandra Thomaz, Bruna Morais. Ambas 17 anos e do 3°ano do ensino médio

Quem pensa que os velejadores da Jacques Vabre “apenas” praticam o esporte se arriscando nas águas do Atlântico está muito enganado. Ações solidárias também fazem parte dessa aventura.

Pesquisando sobre as equipes participantes da regata, descobrimos que uma das equipes, a Initiatives Heart, formada pelo ator e comediante belga François Damiens e pelo arquiteto naval francês Tanguy ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

Pesquisando sobre as equipes participantes da regata, descobrimos que uma das equipes, a Initiatives Heart, formada pelo ator e comediante belga François Damiens e pelo arquiteto naval francês Tanguy de Lamotte, desenvolve um projeto muito bacana por onde passam. Juntos, fazem um trabalho que busca mobilizar a sociedade através de doações públicas e privadas, arrecadando fundos para operar crianças com doenças cardíacas com poucos recursos financeiros.

Continua depois da publicidade

Esta é uma iniciativa muito interessante, pois mostra que esporte e solidariedade podem sim caminhar juntos e marcar para sempre a vida de muitas pessoas.

Itajaí solidária

Durante a regata em Itajaí, algumas ações sociais também serão realizadas com o objetivo de tornar o evento mais engajado e solidário. Um dos projetos envolve crianças e adolescentes participantes do Crescer, uma ação que começou em 6 de junho de 2006 com a finalidade de desenvolver o potencial de adolescentes e jovens entre 16 e 18 anos em situação de vulnerabilidade social.

Participantes do projeto Crescer estão estudando francês para participar da regata. Além de beneficiar a garotada com o estudo de uma outra língua, também realizará uma homenagem para os velejadores em francês.

Como a regata de 2012, o ingresso ‘VIP solidário’ será vendido a R$ 25. Com a arrecadação, os organizadores do evento vão beneficiar entidades filantrópicas. Os ingressos ‘VIP solidário’ serão comercializados de 14 de outubro a 1 de novembro de 2013.

Construção naval em Itajaí

Continua depois da publicidade

Por Juliana Baumgartner e Jonathan Wiliam, 17 anos, do 3°ano

A cidade de Itajaí, além de ser o maior porto pesqueiro do Brasil, também torna-se importante polo de construção naval. Isto faz com que a economia da cidade cresça, criando empregos. Aqui, encontram-se estaleiros de vários segmentos, desde a construção de lanchas e iates, de barcos de pesca a navios de grande porte.

Continua depois da publicidade

Dentre as muitas empresas construtoras de barcos e navios, encontra-se uma das maiores empresas navais, a DETROIT –Brasil Ltda. Nesta empresa, são construídos grandes navios como as do tipo PSV (Plataform Supply Vessel) que são embarcações responsáveis pelo transporte de suprimentos e auxiliam as unidades marítimas. Um dos modelos de PSV é o 4500, que nasce forte como o seu nome de batismo “Starnav Perseus”, inspirado no herói da mitologia grega.

Segundo o pesquisador da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Luiz Felipe Araújo, embarcações deste tipo estão se tornando maiores e mais complexas do que as antigas. Elas também incorporaram em seus projetos habilidades específicas, como recuperação do derramamento de óleo e combate a incêndios, entre outros.

Itajaí também se destaca na construção de barcos de lazer, como iates e lanchas. Dentre as muitas empresas, a Fibra Forte e o Estaleiro Kalmar vêm se destacando, com reconhecimento em muitos estados brasileiros.

Continua depois da publicidade

Um local para trabalhar e conhecer

O estudante Jhonatan Wiliam é um daqueles garotos ávidos por conhecimento e informação. Além de cursar o terceirão, também faz estágio na empresa Detroit e se interessa muito por construção naval. Entre um trabalho e outro, ele entrevistou um dos diretores da empresa para saber um pouco mais sobre o assunto.

Quantos anos a empresa Detroit está instalada no Brasil?

R: Desde o ano 2001, quando a empresa comprou estaleiro Ebrasa.

Por que itajaí foi a cidade escolhida para implantar uma filial da empresa Detroit?

R: Porque a cidade possui um porto estratégico, que incentiva novos negócios.

Quanto tempo dura a construção de uma embarcação?

R: Leva, em média, 18 meses para ficar pronta.

Como são escolhidos o nome das embarcações?

R: O nome é escolhido pelo comprador do barco.



WhatsAPP DIARINHO


Conteúdo Patrocinado



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






216.73.216.13


TV DIARINHO


🌽👀 PROCON NA PRAIA | Fiscalização de preços e combate a abusos marcaram a operação do Procon na orla ...



Especiais

Ataque à Venezuela é aviso aos demais governos da região

Doutrina “Donroe”

Ataque à Venezuela é aviso aos demais governos da região

Ação dos EUA na Venezuela é péssimo sinal para América Latina, aponta professor

TENSÃO NA AMÉRICA LATINA

Ação dos EUA na Venezuela é péssimo sinal para América Latina, aponta professor

Trump e Rubio querem interferir em toda América Latina, diz pesquisador

Petróleo e poder

Trump e Rubio querem interferir em toda América Latina, diz pesquisador

STF rejeita marco temporal, mas lei segue com riscos a direitos indígenas

Vitória parcial

STF rejeita marco temporal, mas lei segue com riscos a direitos indígenas

Júlio Lancellotti é calado nas redes enquanto padres conservadores discursam para milhões

IGREJA CATÓLICA

Júlio Lancellotti é calado nas redes enquanto padres conservadores discursam para milhões



Blogs

“Meu amor não está bem”: Michelle diz que Bolsonaro bateu a cabeça após queda na cela

Blog do JC

“Meu amor não está bem”: Michelle diz que Bolsonaro bateu a cabeça após queda na cela

 O café depois — a ausência em silêncio

VersoLuz

O café depois — a ausência em silêncio

Saúde não é sorte. É consequência.

Espaço Saúde

Saúde não é sorte. É consequência.

Até quando a altitude será problema para os times brasileiros?

A bordo do esporte

Até quando a altitude será problema para os times brasileiros?



Diz aí

"O que esses quatro vereadores a mais vão proporcionar para os habitantes de Itajaí?”

Diz aí, Bento!

"O que esses quatro vereadores a mais vão proporcionar para os habitantes de Itajaí?”

"Todo mundo sabe que Itajaí sofre uma crise hídrica"

Diz aí, Robison!

"Todo mundo sabe que Itajaí sofre uma crise hídrica"

"Fizemos contato com a defesa e estamos discutindo a apresentação [dela]”

Diz aí, delegado Roney

"Fizemos contato com a defesa e estamos discutindo a apresentação [dela]”

"Eu não concordo que o Jorginho está eleito"

Diz aí, Afrânio!

"Eu não concordo que o Jorginho está eleito"

"A cultura da impunidade é um fator que incentiva o comportamento criminoso"

Diz aí, Araújo!

"A cultura da impunidade é um fator que incentiva o comportamento criminoso"



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.