Itajaí

Ações solidárias: velejar e fazer o bem

Por Alessandra Thomaz, Bruna Morais. Ambas 17 anos e do 3°ano do ensino médio

Quem pensa que os velejadores da Jacques Vabre “apenas” praticam o esporte se arriscando nas águas do Atlântico está muito enganado. Ações solidárias também fazem parte dessa aventura.

Pesquisando sobre as equipes participantes da regata, descobrimos que uma das equipes, a Initiatives Heart, formada pelo ator e comediante belga François Damiens e pelo arquiteto naval francês Tanguy ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

Pesquisando sobre as equipes participantes da regata, descobrimos que uma das equipes, a Initiatives Heart, formada pelo ator e comediante belga François Damiens e pelo arquiteto naval francês Tanguy de Lamotte, desenvolve um projeto muito bacana por onde passam. Juntos, fazem um trabalho que busca mobilizar a sociedade através de doações públicas e privadas, arrecadando fundos para operar crianças com doenças cardíacas com poucos recursos financeiros.

Continua depois da publicidade

Esta é uma iniciativa muito interessante, pois mostra que esporte e solidariedade podem sim caminhar juntos e marcar para sempre a vida de muitas pessoas.

Itajaí solidária

Durante a regata em Itajaí, algumas ações sociais também serão realizadas com o objetivo de tornar o evento mais engajado e solidário. Um dos projetos envolve crianças e adolescentes participantes do Crescer, uma ação que começou em 6 de junho de 2006 com a finalidade de desenvolver o potencial de adolescentes e jovens entre 16 e 18 anos em situação de vulnerabilidade social.

Participantes do projeto Crescer estão estudando francês para participar da regata. Além de beneficiar a garotada com o estudo de uma outra língua, também realizará uma homenagem para os velejadores em francês.

Como a regata de 2012, o ingresso ‘VIP solidário’ será vendido a R$ 25. Com a arrecadação, os organizadores do evento vão beneficiar entidades filantrópicas. Os ingressos ‘VIP solidário’ serão comercializados de 14 de outubro a 1 de novembro de 2013.

Construção naval em Itajaí

Continua depois da publicidade

Por Juliana Baumgartner e Jonathan Wiliam, 17 anos, do 3°ano

A cidade de Itajaí, além de ser o maior porto pesqueiro do Brasil, também torna-se importante polo de construção naval. Isto faz com que a economia da cidade cresça, criando empregos. Aqui, encontram-se estaleiros de vários segmentos, desde a construção de lanchas e iates, de barcos de pesca a navios de grande porte.

Continua depois da publicidade

Dentre as muitas empresas construtoras de barcos e navios, encontra-se uma das maiores empresas navais, a DETROIT –Brasil Ltda. Nesta empresa, são construídos grandes navios como as do tipo PSV (Plataform Supply Vessel) que são embarcações responsáveis pelo transporte de suprimentos e auxiliam as unidades marítimas. Um dos modelos de PSV é o 4500, que nasce forte como o seu nome de batismo “Starnav Perseus”, inspirado no herói da mitologia grega.

Segundo o pesquisador da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Luiz Felipe Araújo, embarcações deste tipo estão se tornando maiores e mais complexas do que as antigas. Elas também incorporaram em seus projetos habilidades específicas, como recuperação do derramamento de óleo e combate a incêndios, entre outros.

Itajaí também se destaca na construção de barcos de lazer, como iates e lanchas. Dentre as muitas empresas, a Fibra Forte e o Estaleiro Kalmar vêm se destacando, com reconhecimento em muitos estados brasileiros.

Continua depois da publicidade

Um local para trabalhar e conhecer

O estudante Jhonatan Wiliam é um daqueles garotos ávidos por conhecimento e informação. Além de cursar o terceirão, também faz estágio na empresa Detroit e se interessa muito por construção naval. Entre um trabalho e outro, ele entrevistou um dos diretores da empresa para saber um pouco mais sobre o assunto.

Quantos anos a empresa Detroit está instalada no Brasil?

R: Desde o ano 2001, quando a empresa comprou estaleiro Ebrasa.

Por que itajaí foi a cidade escolhida para implantar uma filial da empresa Detroit?

R: Porque a cidade possui um porto estratégico, que incentiva novos negócios.

Quanto tempo dura a construção de uma embarcação?

R: Leva, em média, 18 meses para ficar pronta.

Como são escolhidos o nome das embarcações?

R: O nome é escolhido pelo comprador do barco.






Conteúdo Patrocinado



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

WhatsAPP DIARINHO

Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






216.73.216.173


TV DIARINHO


✂😂 “CAREQUEI!” | “Chega de cabelo caindo pela casa. É hora de inaugurar uma nova fase. Carequei!”, escreveu ...



Especiais

O que a TV Justiça não mostrou: momentos marcantes de um julgamento histórico

JULGAMENTO DO GOLPE

O que a TV Justiça não mostrou: momentos marcantes de um julgamento histórico

Onda bolsonarista é tentativa de inspirar novo 8 de janeiro, diz especialista

“Nepal já”

Onda bolsonarista é tentativa de inspirar novo 8 de janeiro, diz especialista

As 3 alternativas que poderiam livrar o ex-presidente da prisão

E agora, Bolsonaro?

As 3 alternativas que poderiam livrar o ex-presidente da prisão

Verde-amarelo em disputa e pautas "invertidas" marcam 7/9 antes de julgamento de Bolsonaro

SETE DE SETEMBRO

Verde-amarelo em disputa e pautas "invertidas" marcam 7/9 antes de julgamento de Bolsonaro

Malafaia usa Bíblia para transformar investigação em provação divina

Nos cultos

Malafaia usa Bíblia para transformar investigação em provação divina



Blogs

Exclusivo: Osmar Teixeira deixa o PSD

Blog do JC

Exclusivo: Osmar Teixeira deixa o PSD

Inteligência Artificial redefine papel das academias e profissionais de fitness

A bordo do esporte

Inteligência Artificial redefine papel das academias e profissionais de fitness

🫀 Coração saudável: pequenos hábitos que fazem grande diferença

Espaço Saúde

🫀 Coração saudável: pequenos hábitos que fazem grande diferença



Diz aí

Anna Carolina é a entrevistada da semana no Diz aí!

AO VIVO

Anna Carolina é a entrevistada da semana no Diz aí!

"Na minha chapa, os candidatos ao Senado vão ser de Santa Catarina"

Diz aí, João Rodrigues!

"Na minha chapa, os candidatos ao Senado vão ser de Santa Catarina"

João Rodrigues será o entrevistado desta semana no “Diz aí!”

AO VIVO

João Rodrigues será o entrevistado desta semana no “Diz aí!”

"A urna vai ser a presença"

Diz aí, JC!

"A urna vai ser a presença"

Gororoba do JC é tema no “Diz aí!”

AO VIVO

Gororoba do JC é tema no “Diz aí!”



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯




Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.