A comarca de Balneário Camboriú contará com mais uma Vara da Família. O atendimento ocorrerá diariamente das 12h às 19h. A ideia é que aumentem os atendimentos ao povão e que os processos sejam despachados com mais agilidade. Com a nova instalação, o município contará com duas varas da família, sendo uma destinada a processos de órfãos e sucessões e a outra para infância e juventude. As duas varas ficarão no prédio do antigo fórum, na rua 916, centro de Balneário Camboriú.
Continua depois da publicidade
Atualmente cerca de 6,8 mil processos ativos, referentes a conflitos familiares, estão em andamento na Vara da Família de Balneário Camboriú, sendo que a média é de 600 atendimentos por dia. Com ...
Atualmente cerca de 6,8 mil processos ativos, referentes a conflitos familiares, estão em andamento na Vara da Família de Balneário Camboriú, sendo que a média é de 600 atendimentos por dia. Com a divisão, mais um juiz atuará, dando agilidade aos julgamentos. A expectativa é que desta forma se julgue duas vezes mais rápido, diminuindo a demanda para, no máximo, mil processos para cada vara e, consequentemente, minimizando o número de atendimentos, afirma o chefe da secretaria do Foro, Paulo Sérgio de Senna.
Continua depois da publicidade
Ainda não está definido quem será o novo juiz da vara. Por enquanto, o atendimento segue a cargo do juiz Adilor Danieli e mais quatro juízes substitutos, que irão se revezar nos trabalhos. O quadro de efetivos segue o mesmo, mas agora os funcionários serão divididos entre os dois cartórios, sendo quatro para cada um. Três estagiários também atenderão, fazendo rodízio entre as duas varas.
Separações, divórcios, todos os casos relativos à infância, inventários e diferentes casos de família são julgados ali. Em geral, o trâmite desses processos é mais rápido, levando em média até um ano. A solicitação da nova vara foi feita no ano passado ao Tribunal de Justiça.
Continua depois da publicidade