Itajaí

Prefa empresta buso pra empresa que contratou

Mesmo recebendo grana da prefeitura para levar as crianças, Silva Tur ganhou arrego de ônibus emprestado

Denúncias envolvendo o transporte escolar de Barra Velha estão movimentando o governo do prefeito Claudemir Matias (PSB). No mês passado, a empresa Edson Luiz da Silva Transporte ME (Silva Tur), que tem contrato administrativo [09/2013] com a prefa pra levar os pequerruchos à escola, ficou por 15 dias prestando o serviço com um latão da própria prefeitura, com autorização da secretaria municipal de Educação e da coordenação de frota da administração municipal.

A irregularidade chamou a atenção do povão, que começou a fazer uma série de denúncias e ganhou repercussão através da ONG Barra Limpa (Obal), que sempre está dando um bizu nas atividades da prefa ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

A irregularidade chamou a atenção do povão, que começou a fazer uma série de denúncias e ganhou repercussão através da ONG Barra Limpa (Obal), que sempre está dando um bizu nas atividades da prefa. A partir de então, o procurador do município, João Irineu Bernardo, solicitou à controladoria que fosse aberto um inquérito administrativo por considerar o fato de “extrema gravidade”, conforme ficou registrado no memorando 41/2013. Afinal de contas, a empresa estaria recebendo por um trampo que não estava fazendo, dando um baita preju pra city.

Continua depois da publicidade

Carlos Roberto Mendes Ribeiro, presidente da Obal, começou a cobrar respostas da prefa mas, como ninguém falava, encaminhou uma denúncia ao Ministério Público, aos cuidados da promotora Maria Cristina Pereira Cavalcanti Ribeiro. “Eu tenho conhecimento de que a empresa é daqui, da cidade, e retomou o serviço com o seu ônibus esse mês, depois de ter ficado parado duas semanas pra manutenção”, explica Ribeiro.

O presidente da Obal conta que acompanhou de perto a licitação pro transporte escolar no início do ano. Ele considera que o procedimento de contratação da empresa Silva Tur foi de acordo com a lei, mas mesmo assim não concorda muito com a maneira que a prefa agiu. “Foi cumprido o mínimo de cinco dias de prazo entre o edital e a licitação. É um prazo legal, mas é o mínimo, e acaba impossibilitando a participação de empresas de outras cidades”, carca.

Ribeiro aguarda a manifestação do MP sobre o caso, que virou mó fuzuê dentro da administração do prefeito Claudemir. “Vamos esperar a promotora que acabou de chegar na cidade”, conclui.

Prefa abriu inquérito administrativo

O prefeito Claudemir Matias diz que o processo administrativo está caminhando para apurar o que de fato aconteceu. Mas ele considera que foi ingenuidade das pessoas que autorizaram o rolo. “A empresa também percebeu que houve um erro, mas foi a única alternativa para não deixar as crianças sem ônibus”, sisplica o alcaide.

Matias conta que soube do caso através das denúncias da população na Ouvidoria da prefa. Ele orienta todos os cidadãos barravelhacos a utilizarem o serviço 162 pra fazer qualquer denúncia que envolva o serviço público. “A denúncia, inclusive, pode ser anônima, o que já é suficiente pra gente apurar o que está acontecendo”, afirma.

A secretária de Administração e Finanças, Ana Carolina Lucena Gomes, acompanhou todo o processo e considera que o assunto já foi superado e não houve preju para os cofres públicos. “A empresa disponibilizou o motorista dela, mas nunca cobrou esses 15 dias do município. Ela cobrou apenas os 15 dias que prestou serviço com veículo próprio. Então, não houve necessidade de restituição financeira”, garante a abobrona.

Continua depois da publicidade

Além do transporte escolar, a empresa também presta serviço de leva e traz de pacientes que fazem tratamento de saúde em outros municípios da região, o que rola geralmente nos finais de semana.

O coordenador de frota da prefa, Pedro Paulo, que é conhecido como Gaúcho, confirma que o buso de propriedade do município estava sendo utilizado pela empresa, porque o veículo da Silva Tur estava quebrado. Ele afirma que houve uma autorização da própria secretaria de Educação e que teve até gente afastada por causa da história.

Outro caso

Continua depois da publicidade

Ana Carolina nega que algum barnabé tenha sido afastado por ter autorizado a irregularidade. “Isso não tem nada a ver com esse contrato. Tem a ver com a empresa que faz transporte escolar em outra rota. Houve uma suspensão do contrato com a empresa Tae Transportem, e estamos apurando se ela está de fato fazendo o trajeto para o qual foi contratada”, diz a secretaria.



WhatsAPP DIARINHO


Conteúdo Patrocinado



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






216.73.216.110


TV DIARINHO


📹🚨 AGRESSÃO NA ESCOLA! Estudantes da escola cívico-militar no São Judas, em Itajaí, denunciaram abuso ...



Especiais

“Marketing” e “força eleitoral”: por que Hugo Motta insistiu na aprovação do PL Antifacção

PL ANTIFACÇÃO

“Marketing” e “força eleitoral”: por que Hugo Motta insistiu na aprovação do PL Antifacção

“Caos climático” pode ser evitado: veja os caminhos indicados pela Ciência

MUNDO

“Caos climático” pode ser evitado: veja os caminhos indicados pela Ciência

Linha de frente da crise climática toma as ruas de Belém

CRISE CLIMÁTICA

Linha de frente da crise climática toma as ruas de Belém

Cúpula dos Povos reúne 20 mil e apresenta agenda popular para a COP30

COP30

Cúpula dos Povos reúne 20 mil e apresenta agenda popular para a COP30

Gigantes das criptomoedas movimentaram bilhões ligados a fraudes, traficantes e hackers

CRIPTOMOEDAS

Gigantes das criptomoedas movimentaram bilhões ligados a fraudes, traficantes e hackers



Blogs

Um radar vivo na política itajaiense

Blog do Magru

Um radar vivo na política itajaiense

Luzes de Natal

Blog da Jackie

Luzes de Natal

Troca-troca

Blog do JC

Troca-troca

O Mapa Quente da Epiderme — Quando o Corpo Vira Palavra

VersoLuz

O Mapa Quente da Epiderme — Quando o Corpo Vira Palavra

Barco Brasil larga para Sydney (Austrália) na Volta ao Mundo

A bordo do esporte

Barco Brasil larga para Sydney (Austrália) na Volta ao Mundo



Diz aí

"Se vocês forem no fórum, vocês não vão ver juízes negros"

Diz aí, Márcia

"Se vocês forem no fórum, vocês não vão ver juízes negros"

"A parceria com Santos acabou ficando pesada para nós"

Diz aí, João Paulo!

"A parceria com Santos acabou ficando pesada para nós"

"Você não pode ajudar quem já tem tudo, puxar o saco do poderoso - isso qualquer idiota faz"

Diz aí, Colombo

"Você não pode ajudar quem já tem tudo, puxar o saco do poderoso - isso qualquer idiota faz"

"O Metropol era o melhor time do estado. O Marcílio era o segundo"

Diz aí, Anacleto!

"O Metropol era o melhor time do estado. O Marcílio era o segundo"

"Tem que entregar. Ninguém está garantido nesse governo. Nem nós."

Diz aí, Rubens!

"Tem que entregar. Ninguém está garantido nesse governo. Nem nós."



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.