Itajaí

Tudo pronto para o dia de homenagens

Cemitérios, familiares e vendedores ambulantes estão preparados para o dia dos entes queridos que já não estão entre nós

O sábado será de movimento intenso nos cemitérios da região por causa do dia dos Finados. A data foi criada pela igreja católica para homenagear os mortos. Flores, velas e muita oração fazem parte do dia destinado a lembrar quem partiu mas permanece presente na vida de familiares e amigos. Durante toda a semana, as prefas deram os retoques finais nos cemitérios. Os de Balneário Camboriú, Camboriú, Itajaí e Navegantes montaram esquema diferenciado para organizar o trânsito. Os ambulantes também aproveitam a data para faturar.

Como faz todo dia primeiro de novembro, o operário Olavo Alencar Mudenez, 65 anos, foi ao cemitério da Barra, em Balneário Camboriú, limpar o túmulo da mãe, Maria Machado, que morreu aos 89 anos ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

Como faz todo dia primeiro de novembro, o operário Olavo Alencar Mudenez, 65 anos, foi ao cemitério da Barra, em Balneário Camboriú, limpar o túmulo da mãe, Maria Machado, que morreu aos 89 anos, em 2004. “Não é porque faleceu que vou me esquecer dela”, fala o operário. Ele conta que dona Maria foi mãe de 22 filhos, e que de toda a família resta apenas ele.

Continua depois da publicidade

Já o zelador Ivo Rohrbacher, 53, não passa um mês sem dar um trato no túmulo do pai, Alfredo, que morreu em 2006 também aos 89 anos. “Finados é quando a maioria vem, mas o certo é vir sempre”, opina. Ivo aproveitou a sexta-feira para limpar o túmulo novamente. Volta ao local hoje, sábado, para colocar flores. Ele fala do pai com muito carinho, porque foi ele quem o criou. “Meus pais se separaram quando eu tinha seis anos; meu pai foi pai e mãe ao mesmo tempo. Me ensinou tudo o que sei”, conta.

O cemitério da Barra, onde o pai de Ivo está enterrado, recebeu a última garibada dos peões da secretaria de Obras esta semana. Os muros e calçadas foram pintados, e a parte nova, chamada anexo 2, recebeu até uma obra de drenagem para evitar o acúmulo da água da chuva. Neste sábado, o local vai ter o monitoramento de esquipes da guarda municipal e dos agentes de trânsito, mas não está prevista nenhuma alteração no tráfego de veículos. “O trânsito só vai ser alterado se houver necessidade, mas a princípio deve ficar tudo normal”, explica o supervisor dos agentes de trânsito da maravilha do Atlântico, Francisco de Assis da Silva.

O abobrão explicou, ainda, que todas as obras de asfaltamento foram suspensas neste final de semana. “Na quinta-feira, já estava cheio. Acredito que vai aumentar ainda mais o número de pessoas por causa do feriado”, fala o tenente Assis. Neste sábado, o cemitério da Barra vai ficar aberto pra visitação das 7h às 20h, e no domingo das 8h às 17h.

Em Itajaí, não houve nenhum mutirão de limpeza específico. O secretário Tarcízio Zanelato conta que a prefa manteve os cemitérios municipais nos trinques o ano todo. Na sexta-feira de manhã, os peões da prefa recolheram lixos. O trânsito nas proximidades dos cemitérios não será alterado, mas os guardinhas ficarão perto dos cemitérios pra garantir que o tráfego flua normalmente. “Em especial nos bairros Fazenda e Espinheiros, que são os dois maiores e de movimento intenso”, explica o coordenador da Codetran, William Gervási.

De acordo com o bagrão, a falta de estacionamento é o principal problema. Como a subida de carros no cemitério da Fazenda ficará proibida, as vagas das ruas vão ser ainda mais disputadas. “A gente pede que o pessoal tenha paciência, já que vai ter que estacionar um pouco mais longe”, adianta William. O cemitério do Brilhante e da Itaipava também terão guardinhas para ajudar no tráfego. Em Itajaí, os cemitérios ficarão abertos das 7h às 19h.

Em Navegantes, os peões da prefa tramparam na limpeza dos dois cemitérios públicos, no centro e no bairro Machados, durante a semana. No final de semana, duas equipes vão recolher o lixo e manter tudo limpinho. De acordo com o secretário de Obras, Jonas de Souza, os cemitérios terão o horário estendido no sábado, e as famílias poderão visitar os túmulos das 6h às 18h. “É provável que no sábado a gente fique um pouco mais por causa do horário de verão”, explica.

Em Camboriú, os dois cemitérios receberam reparos durante a semana e ficarão abertos das 7h às 19h. Uma equipe da secretaria de Obras fica de plantão. No trânsito, a única alteração é na rua Joaquim Garcia, no Rio do Meio, onde o estacionamento será proibido em um dos lados da via. O diretor de Trânsito da capital da pedra, Jair Greens, informou que na sexta-feira já foram instaladas placas para alertar o povão. A mudança vai rolar somente no sábado, quando o movimento do cemitério será maior.

O que é Finados

Continua depois da publicidade

O dia dos Mortos é a celebração criada pela igreja católica ainda no século quinto, que se tornou anual a partir do século 13. De acordo com o diácono Juarez Carlos Blanger, a igreja escolheu a data para celebrar a memória daqueles que faleceram. “Celebramos a vida eterna das pessoas queridas que fizeram parte da nossa vida e já faleceram”, explica. Os católicos acreditam que, quando as pessoas morrem, podem ir para o céu viver a vida eterna ou para o inferno, se não receberem a misericórdia de Deus. Se for católico praticante, além de limpar os túmulos e levar flores, o ritual do dia dos Finados é participar de missas e rezar pelos falecidos. “Também acendem velas em homenagem, pra fazer a sua oração”, diz o diácono.

Os evangélicos não celebram os Finados e nem oram pelos mortos. Segundo o pastor Gilberto Russi, da igreja evangélica Comunidade Amar, do bairro São Vicente, os crentes não rezam pelas almas, porque a bíblia não teria qualquer doutrina sobre o tema. “Do início ao fim, a bíblia em momento algum manda orar pelos mortos. Apenas na bíblia católica, que tem sete livros que foram acrescentados”, explica. Os espíritas também não celebram a data porque, pra eles, o espírito continua vivo. “Pra gente, a lembrança do ente querido, daquele que partiu pra outro plano, é praticamente diária”, diz o presidente do centro espírita Allan Kardec de Itajaí, Jeferson Carlos Ponqueroli.

Comércio fechado, ambulantes bombando

Continua depois da publicidade

Como o dia de Finados é feriado nacional, a maior parte do comércio da região estará de portas fechadas. Em Itajaí, todas as lojas estarão fechadas. A exceção é para os supermercados, shopping e os comércios onde apenas os proprietários irão atender. Já em Balneário e Camboriú, segundo a convenção coletiva do sindicato dos Comerciários, a decisão de abrir as lojas é de cada comerciante. Se abrirem as portas, os empresários terão que pagar hora extra aos funcionários. A expectativa é que grande parte das lojas aproveite o sábado para faturar. Já em Navegantes, o comércio ficará fechado, e apenas os supermercados vão atender normalmente.

Com o comércio fechado, os ambulantes vão aproveitar o sábado para vender. Na sexta-feira os vendedores autônomos já estavam perto das entradas dos cemitérios. Flores naturais, artificias e velas são os produtos-chave para o dia de Finados. Em todas as cidades da região, fiscais das prefas farão plantão para verificar se os ambulantes têm o alvará temporário. Os ilegais terão o material apreendido e pagarão multa, que varia de acordo com cada city.

Continua depois da publicidade






Conteúdo Patrocinado



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

WhatsAPP DIARINHO

Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






216.73.216.173


TV DIARINHO


⚡🚴 MAIS OPORTUNIDADES! A 99 anunciou que vai trazer motos e bikes elétricas pro Brasil em parceria com ...



Especiais

O que a TV Justiça não mostrou: momentos marcantes de um julgamento histórico

JULGAMENTO DO GOLPE

O que a TV Justiça não mostrou: momentos marcantes de um julgamento histórico

Onda bolsonarista é tentativa de inspirar novo 8 de janeiro, diz especialista

“Nepal já”

Onda bolsonarista é tentativa de inspirar novo 8 de janeiro, diz especialista

As 3 alternativas que poderiam livrar o ex-presidente da prisão

E agora, Bolsonaro?

As 3 alternativas que poderiam livrar o ex-presidente da prisão

Verde-amarelo em disputa e pautas "invertidas" marcam 7/9 antes de julgamento de Bolsonaro

SETE DE SETEMBRO

Verde-amarelo em disputa e pautas "invertidas" marcam 7/9 antes de julgamento de Bolsonaro

Malafaia usa Bíblia para transformar investigação em provação divina

Nos cultos

Malafaia usa Bíblia para transformar investigação em provação divina



Blogs

Exclusivo: Osmar Teixeira deixa o PSD

Blog do JC

Exclusivo: Osmar Teixeira deixa o PSD

Inteligência Artificial redefine papel das academias e profissionais de fitness

A bordo do esporte

Inteligência Artificial redefine papel das academias e profissionais de fitness

🫀 Coração saudável: pequenos hábitos que fazem grande diferença

Espaço Saúde

🫀 Coração saudável: pequenos hábitos que fazem grande diferença



Diz aí

Anna Carolina é a entrevistada da semana no Diz aí!

AO VIVO

Anna Carolina é a entrevistada da semana no Diz aí!

"Na minha chapa, os candidatos ao Senado vão ser de Santa Catarina"

Diz aí, João Rodrigues!

"Na minha chapa, os candidatos ao Senado vão ser de Santa Catarina"

João Rodrigues será o entrevistado desta semana no “Diz aí!”

AO VIVO

João Rodrigues será o entrevistado desta semana no “Diz aí!”

"A urna vai ser a presença"

Diz aí, JC!

"A urna vai ser a presença"

Gororoba do JC é tema no “Diz aí!”

AO VIVO

Gororoba do JC é tema no “Diz aí!”



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯




Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.