Itajaí

Bandidagem arromba e limpa a sede da ANI

Em agosto, porto teve que retirar a segurança privada da ANI; associação diz que não consegue pagar

Contando os prejuízos. Foi assim que começou o dia de trabalho dos funcionários da associação Náutica de Itajaí (ANI) na manhã de ontem. A sede da associação, na avenida ministro Victor Konder, a Beira Rio, foi arrombada durante a madrugada. Entre os objetos furtados, estão um televisor LCD 42 polegadas, um notebook, um DVD e mais três óculos de Sol. Esta foi a segunda vez que a associação é furtada desde que o porto deixou de bancar um vigia noturno para o local. Desde agosto, a associação pede a volta do guardinha.

Os trecos furtados estavam todos guardados dentro da sala pedagógica da sede. O coordenador técnico da ANI, Wilson José da Silva, ainda não conseguiu calcular o prejuízo, mas garante que tudo foi ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

Os trecos furtados estavam todos guardados dentro da sala pedagógica da sede. O coordenador técnico da ANI, Wilson José da Silva, ainda não conseguiu calcular o prejuízo, mas garante que tudo foi furtado vai fazer falta no dia a dia da associação. “Eles levaram coisas importantes pra associação”, lascou. O televisor e o DVD eram usados pelos professores da ANI para a exibição de filmes e vídeos nos dias de chuva ou em dias em que não é possível navegar. Já o notebook auxiliava o professor durante as aulas, enquanto os óculos de sol eram emprestados aos alunos durante as aulas práticas.

Continua depois da publicidade

Wilson acredita que, para entrar na sala, os bandidos usaram um pé de cabra e uma tesoura de jardinagem, encontrada próxima à porta. Para ele, os arrombamentos foram cometidos por mendigos e usuários de drogas que costumam frequentar o deque da sede durante a noite e ocupam a guarita onde, até agosto, ficava o segurança. As suspeitas foram repassadas à polícia Militar, acionada às 8h30 por Wilson. Um boletim de ocorrência também foi registrado na polícia Civil.

Guarita do segurança virou mocó

Desde agosto, a sede da associação está sem segurança. Os serviços prestados por um vigia, de uma empresa terceirizada, foram suspensos pela administração do porto. A associação não consegue manter sozinha os gastos com segurança particular. Sem o vigia, os funcionários da ANI se sentem inseguros, ao ir à sede da associação durante a noite e pedem ajuda. “A gente queria fazer um apelo pra prefeitura e pro porto: que hoja novamente a guarda, até porque a ANI presta um serviço relevante pra sociedade”, clamou Wilson.

Na sede da associação, até mesmo a guarita, que era usada pelo segurança, virou mocó dos desocupados. Suja, com maços e xepas de cigarro, latinhas e restos de comida espalhados dentro dela, a guarita é abrigo de mendigos e drogados.

11 anos de história

A associação Náutica de Itajaí foi criada em fevereiro de 2002 e hoje atende gratuitamente cerca de 300 alunos da rede municipal de ensino. A grana para manutenção, aquisição de barcos e outros materiais vem do convênio com a prefa e também do apoio de empresários. Esta foi a segunda vez que a ANI foi arrombada. O primeiro furto ocorreu em setembro, quando o guardinha já não estava mais na ANI, e os malacos levaram até um barco.

Porto teve que tirar guardinha

Em um acordo firmado na época da Volvo Ocean Race, no ano passado, o porto de Itajaí, responsável pela bacia Afonso Wippel, em que está instalada a ANI, disponibilizou um guarda de uma empresa contratada para fazer a segurança do local. Entretanto, o diretor administrativo do porto, Alexandre Santos, explica que o porto está impedido judicialmente de contratar segurança terceirizada, pois possui a própria guarda portuária. Por conta disso, a administração teve que rescindir o contrato com a empresa e tirar o guardinha de lá. Agora, a única segurança que o porto pode oferecer à ANI são duas rondas por noite, feitas por guardas concursados.

Continua depois da publicidade

A secretária de Segurança do Cidadão, Susi Bellini, pode ter a luz no fim do túnel para a ANI. Ela cogitou a possibilidade de incluir a associação na lista de beneficiados de uma nova licitação para a contratação de vigilantes e equipamentos de segurança, caso não haja um impedimento jurídico. Como a prefa já possui um convênio que, segundo Susi, destina cerca de R$ 300 mil por ano para a associação, ela não soube dizer se incluir a ANI como beneficiada em uma licitação seria possível. Mas se comprometeu a verificar com o jurídico.



WhatsAPP DIARINHO


Conteúdo Patrocinado



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






216.73.216.154


TV DIARINHO


🚤 JET-SKIS E DESCONTROLE NA BARRA SUL! Adolescentes e até crianças estariam pilotando motos aquáticas ...



Especiais

Privatização de cemitérios em São Paulo expõe racismo religioso a culto de Umbanda

INTOLERÂNCIA RELIGIOSA

Privatização de cemitérios em São Paulo expõe racismo religioso a culto de Umbanda

Quilombolas denunciam exclusão do espaço de decisões na COP30

COP30

Quilombolas denunciam exclusão do espaço de decisões na COP30

Tarcísio desperdiça oferta lucrativa e vende terras públicas por 10% do preço em São Paulo

SÃO PAULO

Tarcísio desperdiça oferta lucrativa e vende terras públicas por 10% do preço em São Paulo

Operação no Rio expõe contradições na atuação do Ministério Público estadual, diz defensor

RIO DE JANEIRO

Operação no Rio expõe contradições na atuação do Ministério Público estadual, diz defensor

Entre a polícia e o tráfico, moradoras do Complexo da Penha ficam com os escombros

RIO DE JANEIRO

Entre a polícia e o tráfico, moradoras do Complexo da Penha ficam com os escombros



Blogs

Noite de destaque da comunidade negra em Itajaí

Blog do Magru

Noite de destaque da comunidade negra em Itajaí

Movimento dos Indicados

Blog do JC

Movimento dos Indicados

O vento e o vazio

VersoLuz

O vento e o vazio



Diz aí

"Você não pode ajudar quem já tem tudo, puxar o saco do poderoso - isso qualquer idiota faz"

Diz aí, Colombo

"Você não pode ajudar quem já tem tudo, puxar o saco do poderoso - isso qualquer idiota faz"

"O Metropol era o melhor time do estado. O Marcílio era o segundo"

Diz aí, Anacleto!

"O Metropol era o melhor time do estado. O Marcílio era o segundo"

"Tem que entregar. Ninguém está garantido nesse governo. Nem nós."

Diz aí, Rubens!

"Tem que entregar. Ninguém está garantido nesse governo. Nem nós."

“Acho que a atividade-fim tem que se manter 100% pública, que é a educação”

Diz aí, Níkolas!

“Acho que a atividade-fim tem que se manter 100% pública, que é a educação”

"Nosso projeto é de clube formador, de dar oportunidades aos jovens talentos"

Diz aí, Bene!

"Nosso projeto é de clube formador, de dar oportunidades aos jovens talentos"



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.