Itajaí

Dono da empresa que vazou a fedentina diz que foi sabotagem

Bruto despejou mistura de cocô e peixe podre em rua de Cambu

A fundação do Meio Ambiente de Camboriú (Fucam) garantiu que ontem entregaria o laudo sobre acidente do caminhão da empresa Esgotou à polícia Ambiental de Tijucas. Segundo a presidenta, Carla Krug, no dia do perrengue a empresa dengo-dengo auxiliou na limpeza da via, porém não escapa da multa pelo dano ambiental, já que parte da carga, composta por esgoto e água de peixe podre, escorreu para o rio Peroba. De acordo com a tenente Alessandra Freitas, da PM Ambiental, ainda não dá pra definir por quais crimes a Esgotou responderá. “A partir do embasamento do relatório é que saberemos em qual infração administrativa a empresa irá se encaixar”, explicou a fardada do verde.

O caminhão limpa-fossa da Esgotou derramou 15 mil litros de água podre na rua Monte Bandeira, no distrito do Monte Alegre, na Terra da Pedra. O bruto, segundo Carla, teria passado rápido demais ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

O caminhão limpa-fossa da Esgotou derramou 15 mil litros de água podre na rua Monte Bandeira, no distrito do Monte Alegre, na Terra da Pedra. O bruto, segundo Carla, teria passado rápido demais por uma lombada, estourando a válvula do tanque e despejando a nojeira toda na rua. A cena foi flagrada por uma câmera de monitoramento da polícia Militar de Camboriú (confira o vídeo no saite empombado do jornal, o www.diarinho.com.br).

Continua depois da publicidade

O motora do bruto até freou, mas siscafedeu do local. A PM registrou seis quedas de motos, já que o líquido podre era baita escorregadio. A catinga era tanta que a escola Maria Tezinha Garcia suspendeu as aulas na terça-feira.

Segundo a abobrona Carla, a Esgotou apareceu quarta-feira na fundação para explicar o perrengue em detalhes. “Eles alegaram que o motorista saiu sem autorização”. A presidenta explicou que, horas depois do vazamento, a empresa mandou uma equipe até Cambu e ajudou na limpeza com hidrojatos e produtos químicos pra arrancar a catinga do asfalto. Mesmo com todo o apoio que deu, a empresa ainda poderá ser multada. Tudo depende da avaliação da polícia Ambiental de Tijucas, informou Carla.

Fatma promete fiscalizar empresa

De acordo com o gerente de Desenvolvimento Regional da fundação do Meio Ambiente de Itajaí (Fatma), Jairo Serapião, a empresa Esgotou, responsável pelo vazamento de restos de peixe que rolou no Monte Alegre, em Camboriú, não tem as licenças regulares para transporte e tratamento junto ao órgão. “Em nosso sistema, consta que a empresa está agindo de forma irregular, porém é preciso analisar se eles possuem a licença do município (Navegantes)”, tasca. Segundo ele, se a empresa não estiver regularizada na city, a Fatma pode embargar e multar a Esgotou. Ele prometeu bizolhar a empresa ainda hoje.

Jairo explica que as empresas que trampam com esse tipo de material precisam ter uma licença de transporte de Produto Perigoso (TPP). “Todo o motorista precisa saber quais cuidados devem ser tomados ao transportar tais produtos”. Ele conta que o destino final das cargas são as estações de tratamento de esgoto da empresa responsável. O gerente acrescenta que os motoras devem ser capacitados e saber quais os cuidados necessários no transporte da carga.

Bagrão da Esgotou garante que foi sabotado

Marcos Ribeiro, responsável pelo setor de transporte da Esgotou, defende que a empresa foi alvo de sabotagem. E ele tem uma teoria: o motorista do caminhão não deveria estar em Camboriú, já que a Esgotou atende de Navega a Barra Velha. O bagrão apurou que o empregado é namorador e foi atrás de um rabo de saia lá no distrito de Monte Alegre. A dita cuja seria compromissada, e um suposto corno, injuriado, teria sabotado a válvula do registro do caminhão de esgoto, que liberou toda aquela porcaria com o impacto na lombada. Por essa razão, disse Marcos, o motora foi suspenso e levou baita mijada.

Continua depois da publicidade

“Assim que deu o acidente, eu corri a Camboriú e tenho feito todo o possível pra acabar com esse problema”, sidefendeu. Segundo Marcos, a Esgotou já gastou mais de 20 mil pilas com água, gente e produtos químicos para limpar a rua Monte Bandeira.

A empresa existe há 12 anos, e a área de descarte deles fica na BR 470, num descampado. Marcos garante que tem licença da prefa dengo-dengo para operar na city e lamenta todo esse perrengue. “É primeira vez que isso me acontece. Esse motorista trabalha comigo há cinco anos. Enquanto precisarem de mim lá [Camboriú], vou ajudar. É o que eu posso fazer”, completou.

A carga que pintou a rua do Monte Alegre e catingou o distrito, apesar do cheiro forte de peixe, tinha esgoto e outros resíduos retirados em casas e empresas. Os restos de peixe foram sugados de uma salga de Navega.

Continua depois da publicidade






Conteúdo Patrocinado



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

WhatsAPP DIARINHO

Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






216.73.216.2


TV DIARINHO


🗼👏🏻SUPER GYRO TOWER | A obra da nova atração turística de Balneário Camboriú levou pouco mais de um ...



Especiais

Vítimas esperam indenizações enquanto sócios vivem em imóvel de R$5 milhões

Caso Backer

Vítimas esperam indenizações enquanto sócios vivem em imóvel de R$5 milhões

EUA gastaram milhões para cooptar PF há 20 anos; processo não foi julgado

POLÍCIA FEDERAL

EUA gastaram milhões para cooptar PF há 20 anos; processo não foi julgado

Após avanço no STF sobre reajuste, idosos podem ter derrota para planos de saúde na Câmara

SAÚDE

Após avanço no STF sobre reajuste, idosos podem ter derrota para planos de saúde na Câmara

Vítimas de nudes com IA sofrem em limbo digital enquanto sites lucram: “Me senti abusada”

PERIGO DA IA

Vítimas de nudes com IA sofrem em limbo digital enquanto sites lucram: “Me senti abusada”

Cidades mineiras se preparam para exploração de enorme jazida de terras raras

EXPLORAÇÃO

Cidades mineiras se preparam para exploração de enorme jazida de terras raras



Blogs

O campeão voltou! Ramon Dino retorna ao Mr. Olympia Brasil Expo com status de herói nacional

A bordo do esporte

O campeão voltou! Ramon Dino retorna ao Mr. Olympia Brasil Expo com status de herói nacional

Vamos limpar os bancos das Praças?

Blog do Magru

Vamos limpar os bancos das Praças?

Na vitrine

Blog do JC

Na vitrine



Diz aí

“Acho que a atividade-fim tem que se manter 100% pública, que é a educação”

Diz aí, Níkolas!

“Acho que a atividade-fim tem que se manter 100% pública, que é a educação”

"Nosso projeto é de clube formador, de dar oportunidades aos jovens talentos"

Diz aí, Bene!

"Nosso projeto é de clube formador, de dar oportunidades aos jovens talentos"

“O gargalo que a gente enfrenta é a mão de obra e a qualificação da mão de obra”

Diz aí, Thaisa!

“O gargalo que a gente enfrenta é a mão de obra e a qualificação da mão de obra”

"Comprem em Camboriú porque vai valorizar. Camboriú é a bola da vez"

Diz aí, Pavan!

"Comprem em Camboriú porque vai valorizar. Camboriú é a bola da vez"

"Não pense que eu vou ficar os quatro anos fora da Câmara"

Diz aí, Anna Carolina!

"Não pense que eu vou ficar os quatro anos fora da Câmara"



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.