A fundação do Meio Ambiente de Camboriú (Fucam) garantiu que ontem entregaria o laudo sobre acidente do caminhão da empresa Esgotou à polícia Ambiental de Tijucas. Segundo a presidenta, Carla Krug, no dia do perrengue a empresa dengo-dengo auxiliou na limpeza da via, porém não escapa da multa pelo dano ambiental, já que parte da carga, composta por esgoto e água de peixe podre, escorreu para o rio Peroba. De acordo com a tenente Alessandra Freitas, da PM Ambiental, ainda não dá pra definir por quais crimes a Esgotou responderá. A partir do embasamento do relatório é que saberemos em qual infração administrativa a empresa irá se encaixar, explicou a fardada do verde.
O caminhão limpa-fossa da Esgotou derramou 15 mil litros de água podre na rua Monte Bandeira, no distrito do Monte Alegre, na Terra da Pedra. O bruto, segundo Carla, teria passado rápido demais por uma lombada, estourando a válvula do tanque e despejando a nojeira toda na rua. A cena foi flagrada por uma câmera de monitoramento da polícia Militar de Camboriú (confira o vídeo no saite empombado do jornal, o www.diarinho.com.br).
O motora do bruto até freou, mas siscafedeu do local. A PM registrou seis quedas de motos, já que o líquido podre era baita escorregadio. A catinga era tanta que a escola Maria Tezinha Garcia suspendeu ...
O caminhão limpa-fossa da Esgotou derramou 15 mil litros de água podre na rua Monte Bandeira, no distrito do Monte Alegre, na Terra da Pedra. O bruto, segundo Carla, teria passado rápido demais por uma lombada, estourando a válvula do tanque e despejando a nojeira toda na rua. A cena foi flagrada por uma câmera de monitoramento da polícia Militar de Camboriú (confira o vídeo no saite empombado do jornal, o www.diarinho.com.br).
O motora do bruto até freou, mas siscafedeu do local. A PM registrou seis quedas de motos, já que o líquido podre era baita escorregadio. A catinga era tanta que a escola Maria Tezinha Garcia suspendeu as aulas na terça-feira.
Segundo a abobrona Carla, a Esgotou apareceu quarta-feira na fundação para explicar o perrengue em detalhes. Eles alegaram que o motorista saiu sem autorização. A presidenta explicou que, horas depois do vazamento, a empresa mandou uma equipe até Cambu e ajudou na limpeza com hidrojatos e produtos químicos pra arrancar a catinga do asfalto. Mesmo com todo o apoio que deu, a empresa ainda poderá ser multada. Tudo depende da avaliação da polícia Ambiental de Tijucas, informou Carla.
Fatma promete fiscalizar empresa
De acordo com o gerente de Desenvolvimento Regional da fundação do Meio Ambiente de Itajaí (Fatma), Jairo Serapião, a empresa Esgotou, responsável pelo vazamento de restos de peixe que rolou no Monte Alegre, em Camboriú, não tem as licenças regulares para transporte e tratamento junto ao órgão. Em nosso sistema, consta que a empresa está agindo de forma irregular, porém é preciso analisar se eles possuem a licença do município (Navegantes), tasca. Segundo ele, se a empresa não estiver regularizada na city, a Fatma pode embargar e multar a Esgotou. Ele prometeu bizolhar a empresa ainda hoje.
Jairo explica que as empresas que trampam com esse tipo de material precisam ter uma licença de transporte de Produto Perigoso (TPP). Todo o motorista precisa saber quais cuidados devem ser tomados ao transportar tais produtos. Ele conta que o destino final das cargas são as estações de tratamento de esgoto da empresa responsável. O gerente acrescenta que os motoras devem ser capacitados e saber quais os cuidados necessários no transporte da carga.
Bagrão da Esgotou garante que foi sabotado
Marcos Ribeiro, responsável pelo setor de transporte da Esgotou, defende que a empresa foi alvo de sabotagem. E ele tem uma teoria: o motorista do caminhão não deveria estar em Camboriú, já que a Esgotou atende de Navega a Barra Velha. O bagrão apurou que o empregado é namorador e foi atrás de um rabo de saia lá no distrito de Monte Alegre. A dita cuja seria compromissada, e um suposto corno, injuriado, teria sabotado a válvula do registro do caminhão de esgoto, que liberou toda aquela porcaria com o impacto na lombada. Por essa razão, disse Marcos, o motora foi suspenso e levou baita mijada.
Assim que deu o acidente, eu corri a Camboriú e tenho feito todo o possível pra acabar com esse problema, sidefendeu. Segundo Marcos, a Esgotou já gastou mais de 20 mil pilas com água, gente e produtos químicos para limpar a rua Monte Bandeira.
A empresa existe há 12 anos, e a área de descarte deles fica na BR 470, num descampado. Marcos garante que tem licença da prefa dengo-dengo para operar na city e lamenta todo esse perrengue. É primeira vez que isso me acontece. Esse motorista trabalha comigo há cinco anos. Enquanto precisarem de mim lá [Camboriú], vou ajudar. É o que eu posso fazer, completou.
A carga que pintou a rua do Monte Alegre e catingou o distrito, apesar do cheiro forte de peixe, tinha esgoto e outros resíduos retirados em casas e empresas. Os restos de peixe foram sugados de uma salga de Navega.