Itajaí

A importância no mercado publicitário

Os índices de leitura do jornal garantem retorno rápido para os anunciantes, beneficiando tanto grandes empresas quanto os clientes do Transe Tudo

A pesquisa feita pelos profissionais do instituto de Pesquisas Sociais (IPS) da Univali sobre a audiência de jornais impressos em Itajaí, Balneário Camboriú e Navegantes, divulgada nesta semana, mostrou muito mais do que a liderança inquestionável do DIARINHO entre os jornais que circulam nas três cidades. Na opinião de publicitários, o grande lance do DIARINHO é que ele se transformou numa baita plataforma pra veicular propaganda, com retorno garantido de investimento. Opinião compartilhada – claro – por quem tira dinheiro do bolso para pagar pelos anúncios.

Também pudera. Pela pesquisa da Univali, o jornal tem em média 70% da preferência do povão. Se considerar só Itajaí, esse índice encosta na casa dos 80%. E mais, pela pesquisa, cada exemplar é folheado ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

Também pudera. Pela pesquisa da Univali, o jornal tem em média 70% da preferência do povão. Se considerar só Itajaí, esse índice encosta na casa dos 80%. E mais, pela pesquisa, cada exemplar é folheado por pelo menos sete pessoas, o que dá uma projeção de algo perto de 70 mil leitores diários. “O que é válido num jornal impresso, para o profissional de mídia, é justamente o público que o lê, as pessoas que estão ali, lendo aquele jornal”, ressalta a publicitária Adriana Edral, 30 anos, professora de comunicação social da Univali.

Continua depois da publicidade

Adriana tem cancha para falar de publicidade, de veículos de comunicação e do interesse dos clientes. Já esteve em todos os lados: trabalhou em agência, esteve no marketing de empresas privadas e agora dá aulas de planejamento de mídias na universidade. Por isso, diz com toda a autoridade que o resultado da pesquisa “Audiência de jornais impressos e avaliação de conteúdo” tem uma importância para lá de grande no mercado publicitário. “No caso da pesquisa em que foi comprovado que para cada exemplar do DIARINHO há sete leitores, isso é uma informação de ouro para o publicitário, pois ele saberá que se investir em um determinado anúncio nesse jornal impresso, ele não impactando somente uma pessoa, ele tá tendo a possibilidade de impactar sete em cada jornal lido”, afirma.

A professora faz, ainda, outra observação. “O DIARINHO, como tem um conteúdo muito generalizado, consegue alcançar vários tipos de pessoas, com faixa etária, poder aquisitivo e gêneros totalmente diferentes”, diz. “E isso te proporciona uma possibilidade de conseguir mais clientes para um anunciante”, afirma.

O também publicitário Alex Dickel, 37 anos, da agência 4P Publicidade e Design, tem opinião parecida. “A pesquisa aponta que o DIARINHO é um veículo único na nossa região, pois atinge todas as classes, o que no meio publicitário é muito difícil de se conseguir”, analisa. Está aí, diz ele, a oportunidade tanto para os profissionais da mídia quanto pra quem quer vender algum produto ou serviço. “Se bem utilizado (o veículo DIARINHO), proporcionará um retorno rápido e garantido ao anunciante”, aposta.

Qual o segredo do DIARINHO fazer tanto sucesso entre o público consumidor? “O diferencial se aplica justamente pela linguagem local, pela preocupação em mostrar o que ocorre na cidade e, principalmente, pelo fato de não ter tabus no que é publicado, o que não ocorre na maioria dos demais veículos”, aponta Alex.

Por que o DIARINHO lidera a preferência

O cientista político e social Sérgio Saturnino, que coordenou a pesquisa ‘Audiência de jornais impressos e avaliação de conteúdo’, feita pelo instituto de Pesquisas Sociais (IPS) da Univali usa a expressão “engajamento” para traduzir a receita do DIARINHO como líder na preferência dos leitores de Itajaí, Balneário Camboriú e Navegantes. “Ao ler o DIARINHO, a pessoa consegue perceber o seu cotidiano. Com isso, cria um sentimento de pertencimento com a sua comunidade”, diz, emendando: “O leitor se vê ali, na situação, sabe onde fica o bairro da notícia, conhece as pessoas citadas, passou perto do local... Ou seja, há uma correspondência entre a notícia publicada e o cotidiano desse leitor. Por isso, há um engajamento do DIARINHO”.

Para o sabichão, as pessoas estão se voltando para saber o que acontece ao redor delas. “O mundo virtual, de certa maneira, está longe da realidade, deslocado no tempo e no espaço. O DIARINHO não é contra o virtual, mas dá ao leitor coisas que não conseguiria encontrar em outro lugar”, explica.

Continua depois da publicidade

O resultado apontado na pesquisa sobre a venda do DIARINHO em bancas, por exemplo, é um indicativo de que muitas pessoas já têm uma rotina em virtude do DIARINHO. “E isso é um comportamento inverso ao de leitores de outros jornais, em que a compra em banca tem diminuído com o passar do tempo. No DIARINHO é o contrário: tem índices altíssimos de vendagem em banca”, conclui.

Direção de grupo empresarial decidiu: publicidade, só no DIARINHO

Continua depois da publicidade

O empresário Osmar Nunes Filho, o Mazoca, 62 anos, não tem dúvidas da importância do DIARINHO como mídia para vincular propagandas. Tanto que o grupo Marambaia tomou uma decisão. “O DIARINHO é o único em que a gente faz publicidade. Tem anúncio constante da Marambaia Veículos no jornal, tanto de produtos quanto de promoções”, diz Mazoca, que entre as empresas que administra estão três concessionárias da marca Chevrolet.

Decidir fazer publicidade em apenas um veículo é uma decisão radical. Mas Mazoca tem argumentos para sustentá-la. “O DIARINHO entra em todas as classes econômicas. Pega desde a classe C até as classes A e a B. Então, pega desde um cliente que compra um carro dando uma entradinha e paga o resto em prestações quanto aquele cliente que compra um carro premium”. Pronto, está aí a lógica de um dos empresários mais bem sucedidos da região.

A Marambaia Veículos tem 15 anos. Há pelo menos 13, diz Mazoca, investe em publicidades no DIARINHO. Mas essa percepção de que o jornal faz bem para a saúde financeira da empresa vem de muito antes. “A primeira edição do DIARINHO foi em 79, e já colocamos anúncio lá”, recorda-se.

Continua depois da publicidade

O grupo Marambaia tem 50 anos. Começou com o famoso hotel e restaurante Marambaia, que até hoje tem uma clientela bacana e está localizado no canto norte da praia de Balneário Camboriú. “Começamos no DIARINHO com a propaganda do hotel e do restaurante. Num dia dos namorados, só com a propaganda do DIARINHO, lotei o restaurante”, lembra o empresário.

Mazoca é mais do que um cliente

Mazoca está no extenso rol de leitores fiéis ao DIARINHO. O empresário e ex-presidente da Santur, a empresa do governo do Estado criada para fomentar o turismo na Santa & Bela, credita a dois fatores o sucesso do jornal apontado pela pesquisa do IPS da Univali. Um deles é o jeito como as notícias são escritas. “O DIARINHO fala a linguagem da região, a linguagem das pessoas daqui, e isso cria uma identificação com o jornal”, avalia.

O outro motivo para o DIARINHO disparar na liderança da preferência dos leitores, aposta Mazoca, está justamente nas notícias, a matéria-prima do jornal. “O Dalmo (Dalmo Vieira, fundador do DIARINHO, falecido em 2004) fez diferente de todos os outros, pois além da linguagem daqui começou a mostrar notícias da região, a valorizar as informações daqui, coisa que ninguém até então fazia”, afirma.



WhatsAPP DIARINHO


Conteúdo Patrocinado



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






216.73.216.110


TV DIARINHO


Clique e confira a coluna Direito na Mão



Especiais

“Marketing” e “força eleitoral”: por que Hugo Motta insistiu na aprovação do PL Antifacção

PL ANTIFACÇÃO

“Marketing” e “força eleitoral”: por que Hugo Motta insistiu na aprovação do PL Antifacção

“Caos climático” pode ser evitado: veja os caminhos indicados pela Ciência

MUNDO

“Caos climático” pode ser evitado: veja os caminhos indicados pela Ciência

Linha de frente da crise climática toma as ruas de Belém

CRISE CLIMÁTICA

Linha de frente da crise climática toma as ruas de Belém

Cúpula dos Povos reúne 20 mil e apresenta agenda popular para a COP30

COP30

Cúpula dos Povos reúne 20 mil e apresenta agenda popular para a COP30

Gigantes das criptomoedas movimentaram bilhões ligados a fraudes, traficantes e hackers

CRIPTOMOEDAS

Gigantes das criptomoedas movimentaram bilhões ligados a fraudes, traficantes e hackers



Blogs

Flores que doem — sobre um haikai de primavera

VersoLuz

Flores que doem — sobre um haikai de primavera

Destrave o seu metabolismo, perca peso e emagreça!

Espaço Saúde

Destrave o seu metabolismo, perca peso e emagreça!

Um radar vivo na política itajaiense

Blog do Magru

Um radar vivo na política itajaiense

Luzes de Natal

Blog da Jackie

Luzes de Natal

Compromisso

Blog do JC

Compromisso



Diz aí

"Se vocês forem no fórum, vocês não vão ver juízes negros"

Diz aí, Márcia

"Se vocês forem no fórum, vocês não vão ver juízes negros"

"A parceria com Santos acabou ficando pesada para nós"

Diz aí, João Paulo!

"A parceria com Santos acabou ficando pesada para nós"

"Você não pode ajudar quem já tem tudo, puxar o saco do poderoso - isso qualquer idiota faz"

Diz aí, Colombo

"Você não pode ajudar quem já tem tudo, puxar o saco do poderoso - isso qualquer idiota faz"

"O Metropol era o melhor time do estado. O Marcílio era o segundo"

Diz aí, Anacleto!

"O Metropol era o melhor time do estado. O Marcílio era o segundo"

"Tem que entregar. Ninguém está garantido nesse governo. Nem nós."

Diz aí, Rubens!

"Tem que entregar. Ninguém está garantido nesse governo. Nem nós."



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.