Quando as luzes se apagam, a escuridão da sala redonda é quebrada por um clarão vindo do centro do globo. É o astro-rei que se apresenta pra plateia de 40 pessoas, sentadas em poltronas e com os olhos fixos no teto. Sempre com sessões a cada meia hora, o planetário Digital exibe filmes de 30 minutos sobre a natureza, estrelas, planetas e curiosidades do universo. Um dos filmes é Filhos do Sol. O minidocumentário revela curiosidades sobre o sistema solar, a escolha dos nomes dos planetas pelos gregos e a dinâmica em outras galáxias.
Continua depois da publicidade
Uma das curiosidades que deixou a estudante do Nereu Ramos, Kauane Holocheski, 16, boquiaberta, foi descobrir que Mercúrio, o planeta mais próximo do Sol, tem temperatura média de 300ºC. Em compensação, Marte, o quarto planeta vizinho à Terra, vive uma verdadeira era glacial. Parece que a gente tá passeando pelo universo. Tudo é muito real, comenta.
Camila Moraes dos Santos, 16, que já foi duas vezes na atração, conta que o mais surpreendente foi descobrir que, em volume, Júpiter é 1300 vezes maior que a Terra. Isso é muito, muito grande. Eu não tenho nem noção. A gente fica pequenino perto de Júpiter, diz. Na aula de geografia, a estudante aprendeu que mais de 60 luas orbitam ao redor do planeta gigante.
No filme, o narrador conta ainda que o planeta Terra é o único que tem oxigênio, gelo, rocha, água límpida e temperaturas agradáveis. Além disso, seria o único com forma de vida inteligente.
No final de cada sessão, o planetário está sempre cercado por um público renovado de adultos, jovens e crianças, interessados em descobrir os mistérios além do céu. A atração comporta 40 pessoas por vez.
Tubarão em 3D
A turma da professora Karine Costa, 26, do centro de educação infantil Maria da Glória Stringari, do Portal 2, estava eufórica aguardando o início da sessão de filme 3D. Para a maioria dos alunos da pré-escola, essa seria a primeira vez que colocariam os óculos especiais. A pequena Ana Clara, de seis anos, conta que esperava ver o Patati Patatá. Já Pedro, da mesma idade, queria acompanhar veleiros em alto-mar, enquanto Bruno, também de seis anos, desejava mesmo era acompanhar um cavalo galopando. No entanto, foram surpreendidos com uma aventura pelos oceanos do mundo.
Polvo, baiacu, lagosta, corais e o temível tubarão-branco. Os pequerruchos não esconderam a felicidade em observar os bichinhos a um palmo do nariz, graças à tecnologia de três dimensões. Contudo, quando o tubarão ameaçou abocanhar a plateia, ouvia-se: Tia, eu tô com medo. Em compensação, um peixe em desenho animado apareceu na tela, com uma voz engraçada, e arrancou gargalhadas. As sessões rolam todos os dias das 14h às 21h. Com duração de 15 minutos, o cinema é digrátis. No entanto, sempre há filas pra conferir a atração.
Continua depois da publicidade