Dois mortos e uma destruição que pode atrasar as obras para a copa do Mundo de 2014. Este foi o saldo de um puta acidente que rolou no fim da manhã de ontem, nas obras do Itaquerão, em São Paulo. A última peça da cobertura do futuro estádio do Corinthians desabou e destruiu parte da arquibancada. Escolhido pra sediar jogos do mundial, a Arena tinha previsão de entrega para o mês que vem.
A peça estava sendo instalada por um guindaste, no setor leste, e tem cerca de 15 metros. Segundo cinco operários que trabalham nas obras do Itaquerão e pediram para não serem identificados, uma ...
A peça estava sendo instalada por um guindaste, no setor leste, e tem cerca de 15 metros. Segundo cinco operários que trabalham nas obras do Itaquerão e pediram para não serem identificados, uma parte do chão cedeu sob o guindaste que levantava a última peça da cobertura, provocando o acidente no canto norte do lado leste do estádio.
O guindaste perdeu o controle da peça, que balançou no ar antes de bater em parte da arquibancada do estádio. Com o impacto, parte do guindaste também caiu por cima da peça. Essa mesma cena foi descrita por duas pessoas diferentes, que disseram ter presenciado o acidente: o gari Elias dos Santos, 43 anos, e o vendedor ambulante Fabiano Freitas, que não quis revelar sua idade. Eu vi a peça parada no ar, erguida pelo guindaste. De repente, ela começou a balançar e bateu no estádio. E caiu tudo por cima. Ouvi um estrondo muito alto, como se fosse um prédio caindo, disse Santos.
Segundo José Valter, operário da obra, um de seus amigos mortos estava em um dos banheiros químicos no momento do acidente. Quando percebi um barulho, as vigas já estavam tombando em cima da arquibancada. Era um barulho enorme de destruição. Estou assustado até agora, afirmou, no começo da tarde de hoje. Um dos mortos era um motorista, que dormia no momento do acidente, e outro era um colocador de cadeiras.
Obras já estavam 94% concluídas
No último dia 13 de novembro, a Odebrecht, construtora responsável pela construção do Itaquerão, anunciou que 94% das obras concluídas estavam praticamente concluídas. De acordo com a empresa, as coberturas dos edifícios oeste e leste já estavam praticamente prontas, restando apenas os serviços de aplicação do forro.
Na oportunidade, a Odebrecht havia instalado a penúltima peça metálica da cobertura sobre o prédio sul. Este é o maior dos módulos já montados, com peso de 420 toneladas. Sua instalação, a uma altura de 40 metros, demandou um guindaste especial e 72 horas de trabalho de uma equipe de 65 pessoas.
O campo, que também está pronto, estava recebendo fios sintéticos, cujo objetivo é dar maior resistência ao gramado, fazendo com que as raízes, com o tempo, se entrelacem nas raízes da grama natural, conferindo maior durabilidade ao piso.
A obra contava, atualmente, com cerca de 1,5 mil trabalhadores e está em estágio de acabamento.
O estádio receberá a abertura da Copa do Mundo de 2014, no dia 12 de junho, com a seleção brasileira. Também será sede de outras três jogos da primeira fase (grupos B, D e H), um duelo das oitavas e um das semifinais.