Final do ano chegando e na sua cabeça só tem lugar pras duas coisas: a festança de Natal e Ano Novo e o bronze que vai pegar na praia. Agora, pare e pense: não tá esquecendo de nada não? Quem sabe se você der olhada no documento do seu carango, motoca, caminhonete ou caminhão não vai se ligar de que esqueceu de pagar o xarope do imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores?
Continua depois da publicidade
Caso isso tenha acontecido, melhor ficar esperto. O governo da Santa & Bela cobra multa diária de 0,3% do imposto, até o limite máximo de 20% do valor da dívida. E não é só isso. Além de você ...
Caso isso tenha acontecido, melhor ficar esperto. O governo da Santa & Bela cobra multa diária de 0,3% do imposto, até o limite máximo de 20% do valor da dívida. E não é só isso. Além de você correr o risco de ficar enrolado numa blitz, ainda entra pra lista de velhacos do governo e, uma hora, vai rolar cobrança judicial.
Continua depois da publicidade
Não se fie pela data de vencimento do documento do seu veículo. O IPVA tem prazo diferente e sempre vence antes. O mês de vencimento é sempre com base no número final da placa do veículo. Tipo: placas com final número um devem fazer o pagamento em janeiro.
Também dava pra parcelar em três vezes. Mas se você esqueceu ou não sabia disso, então é bau-bau tia chica, porque a última parcela pra quem tem carango com placa de final zero já vence agora, em 10 de dezembro.
Continua depois da publicidade
Caso não queira gastar com despachante, você mesmo pode tocar a documentação pra frente. Mas, pra isso, primeiro tem que pagar a taxa no banco. O boleto pode ser baixado pela internet. O site do departamento Estadual de Trânsito (Detran) é o www.detran.sc.gov.br. Tem que ter a placa do veículo e o número do registro Nacional de Veículos Automotores (Renavan), que tá logo em cima do documento do possante, cabrita, caminhoneta ou bruto.
O boleto já vem preenchido. Aí, é só correr pruma agência bancária. Mas não é qualquer uma. Na Santa & Bela só recebem o IPVA o Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Santander, Caixa Econômica Federal, Unibanco, Sistema Bancoob/Sicoob, HSBC e as cooperativas de crédito ligadas ao Sicred e Cecred.