Itajaí

Vai ser difícil ter um gigante em SC

Não foi nada bom pra Santa & Bela o sorteio dos grupos pra copa do Mundo. O governo do estado se sentia perto de algumas seleções como Alemanha, Itália, Portugal e França. Mas, dessas, só os franceses passam aqui perto. Eles estreiam em Porto Alegre, mas depois só jogam lá pra cima. As outras três só jogam pelo Norte e Nordeste (exceção de Portugal, que tem um jogo em Brasília). Por isso, a turma já sabe que vai ter que trabalhar e muito se quiser hospedar alguém na Capital Manezinha ou em Joinvile durante o Mundial.

“Não estamos tão felizes, mas estamos tentando fazer o melhor trabalho possível”, declarou Eduardo Loch, consultor de captação de eventos da secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

“Não estamos tão felizes, mas estamos tentando fazer o melhor trabalho possível”, declarou Eduardo Loch, consultor de captação de eventos da secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL). “O sorteio nos prejudicou, e muito”, confessou na conversa por telefone com o DIARINHO. Loch era um dos integrantes do quarteto catarina na Costa do Sauípe, ontem, durante o sorteio. O barbudo dono da federação catarina, Delfim Pádua Peixoto Filho, e Maria Cláudia Evangelista (secretária manezinha de Turismo) também estavam por lá.

Continua depois da publicidade

Na conversa que teve com o jornal no mês de novembro, Loch falou que as melhores posições no sorteio pra uma equipe vir pra Santa & Bela eram B4 e E4, que jogariam em Curitiba e Porto Alegre na sequência. As bolinhas levaram pra essa posição as seleções de Honduras e Austrália. Também jogam aqui por perto Nigéria (Curitiba, Cuiabá e Porto Alegre), Coreia do Sul (Cuiabá, Porto Alegre e Sampa) e Argélia (BH, Porto Alegre e Curitiba). Nenhuma delas está descartada. “O nosso trabalho é pra trazer seleções de médio e grande porte. Mas o objetivo principal é garantir que Santa Catarina tenha, pelo menos, uma ou duas seleções. Temos 32 opções”, contabilizou, deixando claro que qualquer uma já tá valendo. “Queremos tirar uma casquinha maior da copa do Mundo, além do seminário de seleções”, diz. O seminário rola entre os dias 18 e 21 de fevereiro, no Costão do Santinho, em Floripa, e é apontado como o segundo mais importante evento pré-Copa, depois do sorteio que rolou ontem.

Tristeza pros portugas?

“Portugal chorou esse sorteio mais do que os catarinenses”, lascou Eduardo Loch. Ele jura de pé junto que o pessoal da Terra-Mãe não queria de jeito nenhum ficar lá em cima e tava a fim de fazer sua preparação na Santa & Bela. Mas apesar de a equipe jogar longe, ele ainda não desistiu dos ex-colonizadores. “Algumas seleções que vão jogar no Nordeste podem optar por treinar no centro ou no Sul do país. Ainda vamos buscar Portugal, mas tem Brasília e Campinas na briga”.

Com o caminho da primeira fase já definido, os candidatos a centro de treinamento fazem a aproximação final com as seleções, que devem aproveitar o final deste ano e o começo do próximo pra fazer suas últimas visitas. A última janela pra definir onde vão ficar se abre no dia 11 de janeiro e vai até o final do mês. Um ponto faz com que os catarinas estejam um pouco mais esperançosos. “As seleções têm procurado os mesmos lugares pra ficar”. Com isso, as seleções que perderem as brigas por seus locais preferidos vão ter que procurar um novo lar.

Pelo menos, vão acumular milhas

Além de estar no grupo mais forte, o Uruguai será o cabeça de chave que enfrentará as maiores distâncias entre as cidades das suas partidas da fase de grupos. A Celeste vai pintar em Fortaleza em 14 de junho, depois jogará em São Paulo no dia 19 e encerrará a primeira fase em Natal, no dia 24. Percorrerá 4698 quilômetros entre as sedes.

Já a equipe dos Estados Unidos vai percorrer mais de 5600 quilômetros na primeira fase. Altas temperaturas e umidade são outras dificuldades que ela pode encarar no roteiro por Natal, Manaus e Recife. A Croácia, adversária do Brasil na abertura, terá o segundo roteiro mais longo da primeira fase do Mundial. Atravessará 5532 quilômetros entre São Paulo, Manaus e Recife. Se chegar à disputa do terceiro lugar da competição, acumulará a maior milhagem, com 11.591 quilômetros de percurso.

A Bélgica, no Grupo H, terá o menor deslocamento entre os cabeças de chave. Atuará em Belo Horizonte em 17 de junho, no Rio de Janeiro no dia 19 e em São Paulo no dia 24. São 700 quilômetros de distância entre as cidades. Mesmo chegando à final, terá viajado menos quilômetros do que já estão assegurados para Croácia e Isteites: 4450 quilômetros.

Continua depois da publicidade

A Argentina ficou no grupo com que sonhava, o F. Jogará no Rio e em Belo Horizonte, onde ficará concentrada, e em Porto Alegre, a pouco mais de 1000 quilômetros de Buenos Aires. A Alemanha, no Grupo F, atuará em cidades nordestinas em horário de possíveis temperaturas altas. Estreia às 13h em Salvador, joga em Fortaleza às 16h e, depois, novamente às 13h, em Recife.

O time e os torcedores de Honduras correm risco de sofrer com uma grande variação de temperaturas no inverno brasileiro. Após duelos nas certamente frias Porto Alegre e Curitiba, a tabela lhes envia para a quente e úmida Manaus.

O bagaço do bagaço da laranja...

Continua depois da publicidade

Duas sedes que têm enfrentado dificuldades para cumprir o cronograma para a entrega de seus estádios para a copa do Mundo de 2014, Curitiba e Cuiabá receberão alguns dos jogos menos empolgantes da primeira fase do Mundial do ano que vem. A Arena Pantanal e a Arena da Baixada tiveram suas datas de inauguração adiadas nesta semana pela Fifa, por conta de atrasos nas obras. Os dois estádios receberão quatro jogos cada neste Mundial.

Cuiabá e sua Arena Pantanal, apontada como um dos possíveis elefantes brancos do pós-Copa, estrearão no Mundial no dia 13 junho com a partida entre Chile e Austrália. Já a capital paranaense, que receberá partidas na Arena da Baixada, estádio do Atlético-PR, terá seu primeiro jogo no Mundial no dia 16 de junho entre o Irã, equipe que nunca passou da primeira fase de um Mundial, e a Nigéria, que tem alguns atletas conhecidos, mas nunca foi além das oitavas.

O governo do Mato Grosso já deve estar avaliando se valeu a pena o investimento de 570 milhões de reais para a construção do estádio de 44 mil lugares agora que sabe que receberá, além de chilenos e australianos, as partidas Rússia x Coreia do Sul, Nigéria x Bósnia e Japão x Colômbia. De todas as seleções que desfilarão pelos gramados de lá, Coreia do Sul e Rússia são as equipes que têm melhor histórico em Mundiais: as duas com um quarto lugar.

Continua depois da publicidade

A torcida curitibana, por sua vez, teve mais de sorte. Receberá a atual campeã Espanha na Arena da Baixada, estádio de 42 mil lugares onde estão sendo investidos 326,7 milhões de reais. Os espanhóis enfrentarão a Austrália no dia 23 de junho. As demais partidas, no entanto, não devem empolgar o torcedor. Além do duelo entre iranianos e nigerianos, a cidade receberá as partidas Honduras x Equador e Argélia x Rússia.



WhatsAPP DIARINHO


Conteúdo Patrocinado



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






216.73.216.14


TV DIARINHO


🛩️💨 POUSO TENSO! | O avião do empresário Luciano Hang, dono da Havan, enfrentou uma ventania de 60 por ...



Especiais

“Marketing” e “força eleitoral”: por que Hugo Motta insistiu na aprovação do PL Antifacção

PL ANTIFACÇÃO

“Marketing” e “força eleitoral”: por que Hugo Motta insistiu na aprovação do PL Antifacção

“Caos climático” pode ser evitado: veja os caminhos indicados pela Ciência

MUNDO

“Caos climático” pode ser evitado: veja os caminhos indicados pela Ciência

Linha de frente da crise climática toma as ruas de Belém

CRISE CLIMÁTICA

Linha de frente da crise climática toma as ruas de Belém

Cúpula dos Povos reúne 20 mil e apresenta agenda popular para a COP30

COP30

Cúpula dos Povos reúne 20 mil e apresenta agenda popular para a COP30

Gigantes das criptomoedas movimentaram bilhões ligados a fraudes, traficantes e hackers

CRIPTOMOEDAS

Gigantes das criptomoedas movimentaram bilhões ligados a fraudes, traficantes e hackers



Blogs

Leitura da Bíblia

Blog do JC

Leitura da Bíblia

O Socorro Improvável - Poema

VersoLuz

O Socorro Improvável - Poema

🧠 Névoa Mental: quando o cansaço vira confusão e seu corpo pede atenção

Espaço Saúde

🧠 Névoa Mental: quando o cansaço vira confusão e seu corpo pede atenção

O caos no trânsito de Itajaí

Blog do Magru

O caos no trânsito de Itajaí



Diz aí

"Se vocês forem no fórum, vocês não vão ver juízes negros"

Diz aí, Márcia

"Se vocês forem no fórum, vocês não vão ver juízes negros"

"A parceria com Santos acabou ficando pesada para nós"

Diz aí, João Paulo!

"A parceria com Santos acabou ficando pesada para nós"

"Você não pode ajudar quem já tem tudo, puxar o saco do poderoso - isso qualquer idiota faz"

Diz aí, Colombo

"Você não pode ajudar quem já tem tudo, puxar o saco do poderoso - isso qualquer idiota faz"

"O Metropol era o melhor time do estado. O Marcílio era o segundo"

Diz aí, Anacleto!

"O Metropol era o melhor time do estado. O Marcílio era o segundo"

"Tem que entregar. Ninguém está garantido nesse governo. Nem nós."

Diz aí, Rubens!

"Tem que entregar. Ninguém está garantido nesse governo. Nem nós."



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.