Itajaí

Então é Natal!

* Renata Rosa

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

Continua depois da publicidade

O anúncio eternizado pela cantora Simone, que tomou emprestado os versos de John Lennon (So this is Christmas), ecoa pelo país todo no final de ano, como prenúncio de uma época em que as diferenças são deixadas de lado, afinal, 25 de dezembro foi a data escolhida para ser comemorado o nascimento do filho de Deus entre os cristãos. Entre outras coisas, diz-se que Jesus veio para reformular teorias do Velho Testamento, que não tinham mais razão de ser, tipo ‘olho por olho, dente por dente’.

Jesus seria hoje visto pelos conservadores como um rebelde revolucionário, contrário à ordem e aos bons costumes, ao ousar defender a paz como forma de luta e resumir todos os dogmas num só: amar o próximo como a si mesmo. Entenda-se ‘próximo’ não como pai, mãe, filho, sobrinho, mas também o vizinho, o colega de trabalho, o chefe, o cobrador de ônibus, a criança do orfanato, o mendigo, o velhinho do asilo, os animais, as árvores, os pássaros, ou seja, tudo que tem vida. Se, de fato, tivéssemos essa empatia e nos colocássemos no lugar dos outros, grande parte de nossos problemas estariam resolvidos, pois, provavelmente, nunca faríamos mal a nós mesmos.

John Lennon, antes de ser brutalmente assassinado, em 1980, aos 40 anos, também fez da paz sua bandeira. Depois de conhecer a glória com os Beatles, partiu em carreira solo e teve na artista Yoko Ono a parceira perfeita para defender o lema “all we need is love” (tudo o que precisamos é amor). Um de seus maiores clássicos, “Imagine”, corrobora para a máxima de Cristo, com quem ele se comparou no auge da cegueira da fama:

Imagine não existirem posses

Me pergunto se você consegue

Sem necessidade de ganância ou fome

Uma irmandade do Homem

Continua depois da publicidade

Imagine todas as pessoas

Compartilhando todo o mundo

Continua depois da publicidade

Você pode dizer

Que sou um sonhador

Mas não sou o único

Continua depois da publicidade

Tenho a esperança de que um dia

Você se juntará a nós

E o mundo viverá como um só

Mas este é um caminho de conscientização longo, e cada um tem o seu ritmo. Por isso, a época natalina serve como incentivo para despertar esse sentimento de solidariedade, que fica esquecido ao longo do ano em meio às demandas do dia a dia. O Caderno de Natal do DIARINHO, este ano, quer ajudar neste processo, mostrando que fazer o bem pros outros é fazer o bem para nós mesmos. Por isso, traz matérias que mostram o trabalho voluntário da galera que une esforços para levar alegria a crianças e idosos, ensaia o ano todo, sem cachê, para encher o ar de alegria através do canto ou reúne a comunidade na expectativa da chegada do Menino Deus.

Tem também o registro de doces lembranças de natais passados, revelações sobre como devotos de outras religiões vivem o Natal e dicas porretas para deixar a ceia e a reunião em família muito mais gostosa. Venha conosco se enternecer com nossas histórias de Natal, e que todos recebam em 2014 os frutos colhidos neste ano marcado pela defesa dos direitos coletivos. Boas festas!

ARTIGO

Um menino a passear!

* Elaine Tavares

Sou filha do meu tempo e espaço. Nascida numa família cristã, desde pequenina o Natal significou presépio, ou seja, a montagem da hora mágica, na qual um menino veio ao mundo para anunciar uma boa nova. E, com ele, a promessa de que haveria outra aliança e que nossos pecados todos estariam perdoados. Lá em casa sempre demos prioridade a isso. Nunca ao Papai Noel, brinquedos, compras etc. A expectativa era a chegada do Menino. Eu mesma sempre colocava o sapato na janela, mas a mãe explicava: “os presentes não são coisas, são sentimentos e desejos”. Então, quando o dia amanhecia, eu entendia que um Gurizinho tinha nascido e, por força da mágica da religião, também havia passado pela janela e deixando amor, saúde, alegria e todas essas coisas boas. E recolhia aquele sapato como se fora a coisa mais preciosa do mundo.

Na minha mente de criança, eu imaginava não um velhinho montado no trenó, com renas e todas estas coisas da celebração europeia. Eu acreditava piamente que havia um menino, bem sapeca, magrelinho e sem camisa, que saracoteava pelo mundo, montado numa grande estrela, levando presentes invisíveis aos olhos. E eu esperava o ano inteiro por esta noite de passeio divino. E o legal era que o fato de ser um guri tirava toda a pomposidade do sagrado Filho. Era como esperar um amigo, coisa íntima.

Depois, eu cresci e fui conhecendo outros mitos, outras religiões. Aprendi a dar pago à terra (Pachamama) em agosto, a respeitar o trovão, a folha de coca, as plantas, os animais. Aprendi a honrar Kuaray, Jacy, Ñanderu. Aprendi a reverenciar outras manifestações criadas pelo humano para sustentar suas dores e medos. Porque é disso que se trata quando se fala de deuses. Eles são redes nas quais descansamos de nossos terrores. E esta construção humana me enche de ternura, porque reconheço aí a fragilidade da nossa raça. Isso me emociona.

Mas apesar de tudo que aprendi sobre os outros deuses, o Natal ainda me encanta de um jeito muito especial, talvez porque esteja colado na minha mãe, que já encantou. Então, a despeito de todas as impossibilidades, eu espero o Menino. Às vezes, nos túmulos familiares ou no barulho da festa, pode parecer que eu o esqueci, mas não. Lá no fundo do meu coração, eu o espero. E o vejo chegar, montado na estrela, rindo seu riso de cristal. Também a despeito de tudo, ainda deixo meu sapato na janela e o recolho de manhã com a absoluta certeza de que ali dentro estarão os presentes. Os que verdadeiramente importam.

E assim, neste Natal, como em todos os outros já vividos, meu Jesuzinho haverá de vir passear. E eu estarei esperando...

Que ele passe por aí também!



WhatsAPP DIARINHO


Conteúdo Patrocinado



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






216.73.216.108


TV DIARINHO


 📉🚙 CORTOU GERAL! TCE barrou isenção da TPA em Bombinhas pra locatários com mais de um veículo por imóvel ...



Especiais

Mudanças no texto não resolvem problemas do projeto, dizem especialistas

PL Antifacção

Mudanças no texto não resolvem problemas do projeto, dizem especialistas

Na sede da COP30, falta água e saneamento em bairros de maioria negra

Belém

Na sede da COP30, falta água e saneamento em bairros de maioria negra

Raoni desafia planos de Petrobras e Lula na COP30: “Não queremos petróleo na Amazônia”

EXPLORAÇÃO DE PETRÓLEO

Raoni desafia planos de Petrobras e Lula na COP30: “Não queremos petróleo na Amazônia”

Obras bilionárias da COP30 revelam contradições entre progresso e precarização em Belém

COP30

Obras bilionárias da COP30 revelam contradições entre progresso e precarização em Belém

Aves infectadas com vírus teriam sido testadas pelos EUA como armas biológicas no Brasil

LABORATÓRIO

Aves infectadas com vírus teriam sido testadas pelos EUA como armas biológicas no Brasil



Blogs

O esporte se arrasta

Blog do JC

O esporte se arrasta



Diz aí

"A parceria com Santos acabou ficando pesada para nós"

Diz aí, João Paulo!

"A parceria com Santos acabou ficando pesada para nós"

"Você não pode ajudar quem já tem tudo, puxar o saco do poderoso - isso qualquer idiota faz"

Diz aí, Colombo

"Você não pode ajudar quem já tem tudo, puxar o saco do poderoso - isso qualquer idiota faz"

"O Metropol era o melhor time do estado. O Marcílio era o segundo"

Diz aí, Anacleto!

"O Metropol era o melhor time do estado. O Marcílio era o segundo"

"Tem que entregar. Ninguém está garantido nesse governo. Nem nós."

Diz aí, Rubens!

"Tem que entregar. Ninguém está garantido nesse governo. Nem nós."

“Acho que a atividade-fim tem que se manter 100% pública, que é a educação”

Diz aí, Níkolas!

“Acho que a atividade-fim tem que se manter 100% pública, que é a educação”



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.