Itajaí

Papai Noel reclama de guarda turrão

Guarda multou caminhão da trupe do bom velhinho que carregava pessoas na caçamba. Cara não quis conversar e desceu a caneta

O Papai Noel foi pivô de uma baita confusão em Brusque, na segunda-feira, às vésperas do Natal. Martins José dos Santos, 59 anos, saiu de Balneário Camboriú para entregar presentes para crianças carentes na Capital do Marreco. No meio da distribuição teve um caminhão de sua trupe multado pelos guardas de trânsito. O motivo: carregar pessoas na caçamba. Ontem, no dia de Natal, enquanto entregava presentes para outras crianças, Papai Noel rompeu o silêncio e falou com o DIARINHO. Noel disse que o guardinha que multou sua trupe foi intransigente e que não quis saber de explicações.

Há 34 anos, Martins se veste de Papai Noel e entrega presentes para crianças carentes em várias cidades da região. Ontem, ele estava no bairro São Paulo, em Navega, e de lá ia retornar pra Brusque ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

Há 34 anos, Martins se veste de Papai Noel e entrega presentes para crianças carentes em várias cidades da região. Ontem, ele estava no bairro São Paulo, em Navega, e de lá ia retornar pra Brusque, onde faria sua última parada no Natal desse ano. “Vou voltar lá sim, mesmo depois do que aconteceu. Não fiz nada de errado”, afirma.

Continua depois da publicidade

O bom velhinho se refere a multa que o grupo levou por volta das 18h30 de segunda-feira, quando seguia pela rua Rodrigues Alves, no centro de Brusque. Ele e o cunhado Amarildo Aparecido da Silva, 51, estavam no Passat vermelho, que foi modificado pra ser usado como carro oficial do Papai Noel. Atrás seguia um caminhão pequeno, com 15 pessoas na carroceria. “Eram mulheres, a maioria com 40, 50 anos e que passaram o dia todo me acompanhando, pois vão separando os brinquedos e me entregando pra dar pras crianças”, explicou.

Foi justamente com este caminhão que o guarda de trânsito brusquense implicou. O bom velhinho diz que, como estava mais a frente, não viu o começo do perrengue, mas que assim que notou a demora do caminhão, tentou argumentar com o guarda. “Ele não quis me ouvir. Só disse que estava errado. Se não descessem, ia mandar guinchar o caminhão. Só ele falava, os outros estavam quietos. Foi intransigente! Não teve jeito pra lidar com a situação. Todos foram obrigados a descer”, lamentou. A galera, a maioria de Itajaí, Navegantes e Balneário, teve que pedir carona pra voltar pra casa.

Pra dar a multa, que resultou em sete pontos na carteira de Vilmar Farias, o motora do bruto, o guardinha se baseou no artigo 230 do código de Trânsito. O artigo diz que guiar veículo transportando passageiros na caçamba é considerado multa gravíssima, com penalidade de sete pontos na carteira e uma carcada de R$ 191,54.

O Papai Noel disse que já foi procurado por advogados que vão recorrer da multa, mas não quis falar sobre o assunto, pois ainda estava focado na distribuição dos brinquedos. Noel afirmou que este foi o primeiro contratempo nestas três décadas que distribui brinquedos. Ele garante que isso não o desanimou e que já perdoou o guarda. “Se soubesse o endereço dele [guarda], daria um presente pros filhos dele”, contou.

Nem o prefeito gostou

A atitude rendeu vários comentários no Facebook, a maioria com críticas ao guardinha. Até o prefeito de Brusque, Paulo Eccel (PT), lamentou o ocorrido em sua página da rede social. “Compartilho da indignação de tantos, ante a atitude de integrantes de nossa GTB. Já determinei providências ao secretário de Trânsito e Mobilidade. Lamento o fato, que não combina com o espírito de Natal. Peço desculpas a todos”, escreveu o abobrão. O secretário de Trânsito e Mobilidade Paulo Sestrem, ainda na rede social, tascou: “fiquei sabendo deste fato há pouco, lamento muito que isto tenha ocorrido, vou me inteirar sobre o acontecimento e tomar providências”.

Continua depois da publicidade

Há 34 anos distribuindo presentes pra criançada da região

No dia 20 de dezembro, o Papai Noel tinha sido um dos personagens da matéria “Histórias de quem faz o Natal de quem precisa”, que foi veiculada no DIARINHO. Martins começou a distribuir presentes em 1979, quando tinha um mercado em Brusque. “Eu fui brincando, mas as pessoas realmente esperavam algo de mim como Papai Noel. Elas pegavam na minha barba e, quando viam que era de verdade, começavam a chorar”, lembrou.

Passados 33 anos, o hoje morador de Balneário, onde tem uma estofaria, conta que mais de 100 pessoas se reúnem, voluntariamente, e arrecadam brinquedos pra distribuição. Pra dar conta do recado, Noel suspende o trampo na estofaria a partir do dia 26 de novembro. Ele também tenta desvincular a imagem comercial do bom velhinho. “Eu não concordo com esses que ficam em shoppings. O segredo do Papai Noel é se doar. Quem não se doa pras pessoas não é Papai Noel”, ensina.

Continua depois da publicidade






Conteúdo Patrocinado



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

WhatsAPP DIARINHO

Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






216.73.216.2


TV DIARINHO


🇧🇷⚽ HEPTA NA RAÇA! | Brasil brilhou em Itajaí e é campeão da zona norte da Liga Evolución 2025 de Beach ...



Especiais

COP30 escancara crise de moradia, energia e água em Belém

CRISE NA MORADIA

COP30 escancara crise de moradia, energia e água em Belém

Entidades vão levar a Lula proposta de Comissão Indígena da Verdade de crimes da ditadura

CRIMES DA DITADURA

Entidades vão levar a Lula proposta de Comissão Indígena da Verdade de crimes da ditadura

MTE perde 19 coordenadores e haverá reação se JBS não entrar na lista do trabalho escravo

Ministro do Trabalho e do Emprego

MTE perde 19 coordenadores e haverá reação se JBS não entrar na lista do trabalho escravo

Gilmar Mendes vira principal alvo de Paulo Figueiredo para Magnitsky nos EUA

Lei Magnitsky

Gilmar Mendes vira principal alvo de Paulo Figueiredo para Magnitsky nos EUA

Amazônia enfrenta escalada inédita de temperaturas extremas em áreas ainda preservadas

NATUREZA

Amazônia enfrenta escalada inédita de temperaturas extremas em áreas ainda preservadas



Blogs

Choque

Blog do JC

Choque

🧠 Saúde mental: mais de 1 bilhão de pessoas afetadas

Espaço Saúde

🧠 Saúde mental: mais de 1 bilhão de pessoas afetadas

Vitor Kley

Blog da Jackie

Vitor Kley

 VOLTA DOS CAFÉS

Blog do Magru

VOLTA DOS CAFÉS



Diz aí

"Nosso projeto é de clube formador, de dar oportunidades aos jovens talentos"

Diz aí, Bene!

"Nosso projeto é de clube formador, de dar oportunidades aos jovens talentos"

“O gargalo que a gente enfrenta é a mão de obra e a qualificação da mão de obra”

Diz aí, Thaisa!

“O gargalo que a gente enfrenta é a mão de obra e a qualificação da mão de obra”

"Comprem em Camboriú porque vai valorizar. Camboriú é a bola da vez"

Diz aí, Pavan!

"Comprem em Camboriú porque vai valorizar. Camboriú é a bola da vez"

"Não pense que eu vou ficar os quatro anos fora da Câmara"

Diz aí, Anna Carolina!

"Não pense que eu vou ficar os quatro anos fora da Câmara"

"Na minha chapa, os candidatos ao Senado vão ser de Santa Catarina"

Diz aí, João Rodrigues!

"Na minha chapa, os candidatos ao Senado vão ser de Santa Catarina"



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.