Itajaí

Seis vão ficar mais tempo atrás das grades

Justiça transforma prisões temporárias em canas preventivas e piora a situação de seis dos 14 acusados

Seis dos 14 presos acu­sados de envolvimen­to na operação “Tra­to Feito” receberam ontem uma notícia desagradá­vel. Tiveram a prisão temporá­ria transformada em cana pre­ventiva, o que quer dizer que continuarão enjaulados duran­te o tempo que o juiz entender necessário. Outra novidade do escândalo, uma suposta rede de corrupção que envolve se­cretários municipais da prefei­tura de Balneário Camboriú, cargos de confiança da admi­nistração municipal, empresá­rios e engenheiros, é a soltura de mais um dos suspeitos, ele­vando pra cinco o número de livres da jaula.

Continua depois da publicidade

O DIARINHO apurou que no listão dos que ficam em cana estão: Rogério Vargas Elisbão, engenheiro e pro­prietário da Conceb; Rodri­go Hartmann Dobner, diretor da empreiteira Helpcon; o en­genheiro ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

O DIARINHO apurou que no listão dos que ficam em cana estão: Rogério Vargas Elisbão, engenheiro e pro­prietário da Conceb; Rodri­go Hartmann Dobner, diretor da empreiteira Helpcon; o en­genheiro Niênio Gontijo, pre­sidente da companhia Mu­nicipal de Desenvolvimento e Urbanização de Balneário Camboriú (Compur); o tijuca­no Lauro Stefani, proprietário da PLM Construções e Comér­cio; Rui Jan Dobner, diretor da divisão de Gestão de Materiais e Serviço; e o engenheiro Re­nan Diego Gontijo, represen­tante de uma empresa priva­da e filho de Niênio.

Continua depois da publicidade

Até então, apenas três dos acusados tavam presos pre­ventivamente por envolvi­mento em fraudes na pre­feitura da Maravilha do Atlântico: Elton Garcia, secre­tário de Obras; Fábio Ramos, o “Gago”, diretor do depar­tamento de Drenagem da se­cretaria de Obras; e José Ma­galhães Filho, o Zequinha, coordenador de tráfego da pre­fa da Maravilha do Atlântico.

Com a decisão judicial que converteu parte das prisões de temporárias pra preventivas e com as cinco liberações já fei­tas, restam ainda nove pre­sos na operação “Trato Feito”. Todos os que continuam en­gaiolados no presídio da Ca­nhanduba cumprem prisão preventiva, que é caneteada quando há fortes indícios de que os suspeitos teriam co­metido mesmo o crime pelo qual são acusados.

Continua depois da publicidade

Apesar das tentativas en­tre o final da tarde e o co­mecinho da noite de ontem, o DIARINHO não conseguiu contato com os advogados dos acusados que continu­am em cana.

Cinco já foram soltos

Até a noite de sexta-feira, a Justiça havia liberado cin­co dos 14 acusados de en­volvimento na mega opera­ção montada pelo grupo de Atuação Especial de Comba­te às Organizações Crimino­sas (Gaeco). O último foi o engenheiro Hilário Phillips, proprietário da empresa Si­fra, vencedora da licitação pra construir casas na Barra e no bairro das Nações. Ele ganhou a liberdade ontem.

A quarta liberação foi a do diretor técnico da Com­pur, Giovane da Silva Cons­tante, solto no final da tarde de quinta-feira.

Os primeiros dois soltos foram a digitadora e presi­dente da comissão de Li­citações da prefeitura de Balneário Camboriú, Ales­sandra da Silva Ribeiro Al­vares dos Santos, e o enge­nheiro Marcelo Monte Carlo Fonseca, da empresa Sotepa, que fez o projeto da passare­la entre a avenida do Estado e a Quarta avenida. Os dois estavam presos temporaria­mente e ganharam a liberda­de terça-feira.

Um dia depois, foi a vez de o secretário de Adminis­tração, João Batista Leal, sair da cadeia. Ele também esta­va preso temporariamente.

Entenda a “Trato Feito”

Continua depois da publicidade

Batizada em uma alusão irônica aos suspostos acer­tos envolvendo os repre­sentantes de empresas pri­vadas e gente da prefeitura de Balneário Camboriú pra fazer cambalachos, a ope­ração “Trato Feito”, tocada por agentes do Gaeco, es­tourou no comecinho da ma­nhã de segunda-feira.

O alvo da operação são possíveis xunxos em licita­ções, como direcionamen­to de vencedores, superfatu­ramento de obras e aditivos suspeitos. Ao todo, foram em cana 14 pessoas. Além das prisões, a dona justa ain­da mandou afastar o empre­sário Auri Pavoni do cargo de secretário de Planejamento da prefa da praia mais desejada do sul do mundo.

Cinco já pediram pra sair

Entre terça e sexta-feira, cinco dos 14 acusados presos pelos agen­tes do Gaeco entraram com pedido de relaxamento da prisão. Destes, apenas o pedido do abobrão de Obras foi analisado pelo juiz – e foi negado.

Continua depois da publicidade

O primeiro pedincho foi o do engenheiro Hilário Phillips, proprie­tário da empresa Sifra, vencedora da licitação pra construção de casas na Barra e no bairro das Nações. Ainda na terça-feira, os repre­sentantes do engenheiro Niênio Gontijo, presidente da companhia de Desenvolvimento e Urbanização de Balneário Camboriú (Compur), entraram com pedido de conversão da prisão temporária em prisão-al­bergue domiciliar [quando o preso passa a dormir em casa].

Quarta-feira, foi a vez do em­presário tijucano Lauro Stefani, proprietário da PLM Construções e Comércio, pedir pra ser libertado. A firma dele foi contratada sem lici­tação pra fazer obras de pavimen­tação em Balneário Camboriú. Pelo processo, ele é acusado de oferecer propina.

O último a pedir arrego foi o diretor técnico da Compur, Giovani da Silva Constante. Os advogados de defesa do bagrão pediram a revogação da prisão temporária do cara quinta-feira.

Justiça nega soltura de Elton Garcia

Continua depois da publicidade

Apontado como um dos mentores no esquema de cor­rupção investigado pela ope­ração “Trato Feito”, o secre­tário de Obras de Balneário Camboriú, Elton Garcia, que é vereador licenciado pelo PMDB, teve ontem uma grande decepção. A dona justa negou o pedido de re­vogação da prisão preventi­va do abobrão. O advogado Gelson José Rodrigues, que defende Elton no processo, informou que vai entrar ago­ra com um pedido de habe­as corpus pra livrar o clien­te da cana.

A decisão judicial dan­do o nananinanão pra sol­tura do agora ex-secretário de Obras da prefa da Mara­vilha do Atlântico saiu on­tem à tarde. O canetaço foi dado pela juíza Mônica Bo­nelli Paulo Prazeres.

O advogado de defesa do secretário de Obras susten­ta que as acusações contra o cliente não provam que ele tenha participado de esque­mas fraudulentos de licita­ções. “As causas que nós en­contramos no processo não têm qualquer embasamen­to”, carcou o dotô Gelson, que preferiu não comentar detalhes sobre as acusações contra o cliente. “Eu ainda não li o processo todo”, jus­tificou.

O pedido de revogação da prisão preventiva se baseou no fato de o secretário ter fa­mília, residência fixa, trampo e, portanto, nenhuma inten­ção de fugir. “Provamos que não havia motivos para temer que ele fosse liberado”, argu­menta o advogado.

O depoimento do secre­tário Elton Garcia na sede do Gaeco tá marcado pra segunda-feira. Pro advoga­do dele, apesar da má notí­cia de ontem, é possível rever­ter a prisão até segunda-feira. “Sempre temos essa esperan­ça”, concluiu o doutor Gel­son.




Conteúdo Patrocinado



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

WhatsAPP DIARINHO

Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






216.73.216.188

TV DIARINHO


🐢🚫 REDE PROIBIDA! PF e Ibama retiraram redes do tipo feiticeira em Itajaí e Itapoá. Esse tipo de pesca ...





Especiais

Endividamento dos adultos e crianças como alvo de anúncios

Bets no Brasil

Endividamento dos adultos e crianças como alvo de anúncios

Taxação de super ricos: por que a conta não fecha, com Eliane Barbosa

Taxação de super ricos

Taxação de super ricos: por que a conta não fecha, com Eliane Barbosa

Tudo nas bets é pensado para viciar, alerta psicólogo Altay de Souza

VÍCIO EM APOSTAS

Tudo nas bets é pensado para viciar, alerta psicólogo Altay de Souza

Corte Interamericana reconhece direito a clima saudável e estabelece obrigações aos países

DIREITOS HUMANOS

Corte Interamericana reconhece direito a clima saudável e estabelece obrigações aos países

Expulsos por hidrelétrica em Goiás, quilombolas lutam há duas décadas por reparação

LUTA POR DIREITOS

Expulsos por hidrelétrica em Goiás, quilombolas lutam há duas décadas por reparação



Blogs

Esquadrilha da Fumaça abre SIVI 2025

A bordo do esporte

Esquadrilha da Fumaça abre SIVI 2025

CPI dos molhes

Blog do JC

CPI dos molhes



Diz aí

"Eu acho que Balneário Camboriú não tem volta"

Diz aí, Spinelli!

"Eu acho que Balneário Camboriú não tem volta"

Décio Lima participa do “Diz aí!” na segunda-feira

ENTREVISTA

Décio Lima participa do “Diz aí!” na segunda-feira

Spinelli, de BC, estará ao vivo no Diz Aí! desta quarta

ENTREVISTA

Spinelli, de BC, estará ao vivo no Diz Aí! desta quarta

"A hora que tiver um barco A8 singrando as águas de Itajaí, pronto, vou me realizar"

Diz aí, Maurício Boabaid!

"A hora que tiver um barco A8 singrando as águas de Itajaí, pronto, vou me realizar"

Maurício Boabaid estará ao vivo no “Diz aí!”

QUARTA-FEIRA

Maurício Boabaid estará ao vivo no “Diz aí!”



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.