
JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Hoje tem Décio ao vivo no Diarinho

Chefão do Sebrae, Décio Lima, participa do Diz aí! do DIARINHO nesta segunda-feira, ao vivo. Assista na TV DIARINHO, no YouTube
Pegorini
Na última sexta-feira, o pançudinho escriba recebeu para um bom papo e ao mesmo tempo bebericar um café, o presidente da piramidal casa do povo, o entisicado vereador ou vereador entisicado ...
Já tem cadastro? Clique aqui
Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais
Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!
Faça login com o seu e-mail do Google:
OU
Se você já tem um login e senha,
por favor insira abaixo:
Pegorini
Na última sexta-feira, o pançudinho escriba recebeu para um bom papo e ao mesmo tempo bebericar um café, o presidente da piramidal casa do povo, o entisicado vereador ou vereador entisicado, Fernando Pegorini (PL).
Desafios
O entisicado falou do encerramento do semestre na piramidal, dos desafios que o legislativo tem enfrentado, por exemplo, com o transporte público, regulamentação dos autopropelidos e regulamentação das pipas.

Autopropelidos
O grande destaque foi que a casa do povo pexêra chamou pra si a regulamentação dos autopropelidos que são as bicicletas elétricas entre outras traquitanas, que é uma das pautas principais que o povo tem solicitado com extrema urgência.
Aprovação
Pegorini foi o autor do primeiro requerimento de solicitação de audiência pública nesta legislatura, que foi justamente sobre a regulamentação dos autopropelidos e encerrou mais um capítulo nesta semana com aprovação em sessão extraordinária.
Celeridade na CCJ
O entisicado fala com orgulho que a alteração do regimento para aumentar os membros na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) foi positiva. Pegorini, todo pimpão, diz que o aumento de relatores de um para quatro fez com que a casa tivesse mais celeridade nos projetos.
Novidades
Pegorini também pontua que agora, no início do segundo semestre, a piramidal irá implantar o programa de estágio, instalar a lanchonete para melhor acolher a população e os servidores, e está pronto para colocar sinal aberto da TV Câmara entre outras novidades.
Triste
O mundo real e não das redes sociais foi mostrado na solenidade de transferência do Hospital Ruth Cardoso de BC, com a presença do governador Jorginho Mello (PL) e da prefeita Juliana Pavan (PSD), entre outras autoridades. Os pais do pequeno Ragnar Ramos Leitemperger, que morreu após complicações no parto, protestaram no evento.
Sobrou pro Jorginho
Além de triste, a situação dos pais, que pedem justiça pela morte do seu filho com a acusação de que o município nada fez, por exemplo, pra cuidar da mãe (minha solidariedade), sobrou pro governador Jorginho Mello falar com o pai, sendo que o mandatário-mor do estado não tem culpa nenhuma no episódio. Lamentável!
Passou da hora
Prometeram ajudar o pai e a mãe, sendo que não tem nada, nada, nada, que possa acalentar a perda do filho deles. Mas, tinha que fazer o mínimo. Agora, dizer que não iam fazer nada porque o pai mora em Camboriú? Pelamor de Deus! Já passou da hora de a prefeita passar a foice e dar com o pé na bunda de quem só ocupa espaço e tempo, pra receber salário e enfeitar o ego com cargo. Demorô!

Tá chegando!
Não falta muito tempo pra 17ª Gororoba do JC, evento que em quase duas décadas reuniu milhares de pessoas e você não pode ficar de fora. O evento rola em setembro e, além de participar, é uma oportunidade de mostrar a sua marca, serviço ou produto. Corre lá e não fique de fora. Informações no zapfone: (47) 98842-9084
Xande sem sinal
Quem deu uma bela “lagarteada” essa semana foi o vereador da piramidal casa do povo, o Xande sem sinal, ops, do Celular (União Brasil). O parlamentar anda em rota de colisão com seu próprio partido desde que declarou apoio à base do governo sem combinar com o grupo. A política ama a traição, mas não perdoa os traidores...
Enfiou os pés pelas mãos
O Xande sem sinal, ops, do Celular, resolveu votar contra o governo do paço da Vila Operária e, se não bastasse, tentou convencer outras excelências excelentíssimas a irem pelo mesmo caminho, justamente durante votações importantes na piramidal. E isso, claro, não passou despercebido.

Desconforto
A movimentação causou desconforto não só entre os vereadores da base da piramidal casa do povo, mas também no núcleo duro do governo, leia-se prefeito Robison Coelho (PL) e vice-prefeito Rubens Angioletti (PL) incluídos.
Sem sinal
Segundo os bastidores mais afiados, a bronca vai além: Xande estaria “deslocado” como servidor público para a subprefeitura de Cordeiros, mas estaria usando o tempo que deveria ser de expediente para fazer... política. Inteligente, hein? Só que não! Vai ficar sem apoio da sigla, do governo que tentou embarcar e ainda levar na espinha por invés de trabalhar ficar fazendo política. Pracabá!
Dalmolin e Nadar
A leitura entre os chegados é que mais este deslize do vereador pode ter sido a gota d’água. Há quem diga que o governo já ensaiava uma troca no tabuleiro e Xande do Celular deve sair de cena. O roteiro já estaria pronto: saem Xande e suas confusões, entram o vereador das capivaras Vanderlei Dalmolin (MDB) e o aquoso Leandro do Nadar (MDB) no jogo. A conferir nos próximos capítulos.
Entre amigos & inimigos
Pai Atanásio, esse patrimônio tombado do folclore catarinense, tirou sua charrete elétrica da garagem, uma mistura indecente entre um patinete, uma zorra e o espírito de MacGyver em surto criativo, e partiu rumo à badaladíssima festa dos Amigos, também conhecida como “Carnaval fora de época com orçamento reduzido e ego inflado”.
Pé atrás
Mãe Jacira, aquela santa que atura o véio por carma de outra vida, tava com o pé atrás. Disse que Trump ia bloquear o GPS, que a CIA tava de zoio no evento e que até os pombos foram cancelados este ano. Mas Pai Atanásio, teimoso que só, respondeu que não precisa de satélite: quem o guia são os orixás (e o cheiro de churrasco no ar).
Horário estratégico
Pontual que só relógio de camelô, o véio Atanásio chegou meio-dia cravado, aquele horário estratégico onde a zona azul vira abóbora e a fiscalização se dissolve igual açúcar em café quente. Esperto, o véio.

Cadê?
A Mãe Jacira soltou um “ufa”, mas logo veio a primeira rasteira do destino: cadê as barracas da festa? Ano passado começava na rua 3000 e este ano? Só a partir da 2000! Foi tanto corte que até as promessas da prefeitura ficaram com eco.
De tudo
Na festa? Teve de tudo. Gente bonita, gente feia, gente bêbada achando que tava bonita, mendigo dançando axé com segurança de dois metros, e claro, as “primas” do Pai Atanásio, que a Mãe Jacira ignora com força de quem já sabe demais.
De ego
Competição de ego? Ô, se teve. Era uma disputa acirrada: quem tinha o som mais alto, a barraca mais lotada, o segurança mais marombado, a carne mais sangrando, o chope mais quente e a pulseira mais fluorescente.
Perigo!
Mas tudo isso foi esquecido quando alguém teve a brilhante ideia de cozinhar uma paella que parecia feita na roda gigante do canto da praia. Se aquilo ali não era uma obra de arte, era pelo menos um risco de incêndio.
Poucos
A ausência dos políticos foi notada. Sumiram mais rápido que verba de emenda. Um ou outro gato pingado, digo, político, deu as caras. Pai Atanásio comentou: “Devem estar se guardando pra ano que vem, igual herpes... some, mas volta sorrateira na hora errada.”
Pombos voaram
E os pombos? Fugiram, medo dos vereadores, a musa dos olhos verdes Jade Martins (MDB) e do Samir Dawud (Cidadania), ou com tanta fogueira, som alto e gente gritando “Uhuuuu”, entraram em pânico. Vai ver estavam com medo de virar espetinho gourmet da barraca vegana.
Carcou
Numa barraca, um casal renovava votos de casamento. A mãe Jacira se emocionou e quis repetir o gesto. Pai Atanásio, que prefere enfrentar uma blitz da PM do que encarar promessa matrimonial, deu uma pirueta digna de TikTok e correu pro banheiro químico, com um falso desarranjo.
Não phode!
Chegando lá: caos! Sem papel. Mãe Jacira, prestativa, foi atrás com meio rolo. O véio saiu do banheiro cuspindo marimbondo: “Cadê uma pia?!”. Solução de Atanásio? Enfiar as mãos nos gelos da barraca alheia. Eca. O dono da barraca até agora acha que aquele gosto estranho no whisky era “nota amadeirada”.
Escafedeu
Com o som cortado, a PM rondando com spray de pimenta no bolso e bala de borracha no coldre, Pai Atanásio pegou a Mãe Jacira pela mão, montaram na charrete elétrica e sumiram na escuridão da rua 2500. Dizem que ainda deu tempo de ele parar no China in Box e reclamar que a comida não era feita por um chinês raiz.
Ode
E assim foi a festa dos amigos & inimigos da Dubai vity, versão 2025. Uma ode ao improviso, ao ego inflado, à ausência política e ao papel higiênico de meio rolo que salvou um casamento. Aguardemos a de 2026.
Nova roupagem
As alterações que q prefeitona dos bairros, Juliana Pavan (PSD), vem fazendo na avenida do Estado Dalmo Vieira, na Dubai city, estão dando uma nova roupagem ao trânsito na city da praia alagada, digo alargada.
Subir a morraria
O problema é na subida da avenida das Gaivotas, onde uma subida aos moldes da avenida Panorâmica vai deixar muito caminhão e ônibus travado sem conseguir subir a morraria. Sem falar nos dias de chuva que deve piorar ainda mais a situação. Fica o alerta para que os motoristas de veículos pesados desçam para a avenida Brasil pela rua Miguel Mate.
Se der ruim, a culpa é?
Se a coisa der certo vai ser crédito para Juliana que pegou a obra quase concluída. Se der merda, digo, ruim, a culpa vai ficar com o muso das bochechas rosadas, o pop star, ex-prefeito Fabrício Oliveira (PL). Anotem pra me cobrar.
Sumiu
Por escrevinhar sobre o pop star, interessante é que depois que assumiu o cargão de secretário estadual de Planejamento não se sabe o que anda fazendo. Estaria planejando algo, mas ninguém pode saber. Bocudo, eu?!
CPI das medidas compensatórias
Acho que o médico do vereador rei do berreiro, Marcelo Achutti, o Quero-Quero (MDB), tem que aumentar a dose do remédio de pressão do parlamentar. Achutti deixou o governo em cheque-mate ao falar numa possível CPI das medidas compensatórias.
Sem compensação
Segundo o bocudo, digo, Quero-Quero, ops, Achutti, tem uma porção de obras na city praiana que tinham medidas compensatórias para serem liberadas, mas após ficarem prontas, várias medidas não foram compensadas.
Não saiu do papel
O rei do berreiro cita como um dos exemplos a expansão do Balneário Camboriú Shopping, que tinha como contrapartida a construção de calçadas e ruas no bairro dos Estados que nunca saíram do papel.
“O sucesso dessa vida é beleza e paciência. Se der certo, beleza. Se não der, paciência”
Pai Atanásio
Blog do JC
Além destas mais do que estraçalhadas linhas, o leitor que acompanha o socadinho escriba, tem o Blog do JC, no site do jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. Espia lá: DIARINHO.net. E, se quiser dar um plá com o JC, o zapfone é: (47) 98842-9084. E nos siga nas redes sociais: @jcdiarinho