Itajaí

Rua dengo-dengo tem uma lombada a cada 33 metros

Motoras que passam pelos calombos reclamam que carangos quebram

A rua Dorval da Costa, no bairro Porto Escalvado, em Navegantes, fica na zona rural da city dengo-dengo. Por lá, além de moradores, passam apressadinhos em busca duma rota de fuga quando a BR-470 tá travadona. Foi esse caminho que o aposentado Hélio Soberanski, 48 anos, usou semana passada pra escapar do trânsito. Mas o que economizou em tempo gastou com manutenção do carango, que acabou detonado pelas pésssimas condições da rua, chapada de buracos e lombadas que mais parecem morros.

Morador de Ilhota, Hélio quase não passa pela rua, mas resolveu ir pelo atalho quinta-feira, depois que um bruto tombou em Itajaí e parou a BR-101, travando também a 470. O pobre coitado nem imaginava ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

Morador de Ilhota, Hélio quase não passa pela rua, mas resolveu ir pelo atalho quinta-feira, depois que um bruto tombou em Itajaí e parou a BR-101, travando também a 470. O pobre coitado nem imaginava o perrengue que enfrentaria. “Quebrou tudo, o para-choque, o para-lama e a lataria. E faz só 15 dias que tirei meu carro da oficina”, tasca. Pra arrumar o Honda Civic que tem, Hélio diz que vai gastar perto de 20 mil contos.

Continua depois da publicidade

Segundo o motora, o trecho em frente à casa de shows Tijolinho, point mais bombado daquela localidade, tem seis lombadas em 200 metros de rua. Isso mesmo. Uma a cada 33 metros. Hélio conta que flagrou o dono do estabelecimento aumentando o tamanho dum dos quebra-molas. “Fui falar sobre esse absurdo, e ele me ameaçou com a pá, querendo quebrar o meu carro”, diz. Hélio prometeu registrar o caso na delegacia de Navega.

Outro que sofreu foi o Antônio Francisco Radion, 35. No mesmo dia em que Hélio se aventurou pela rua Dorval da Costa, só que mais cedo, Antônio quebrou a barra de direção do carango dele, um Fiat Stilo, e a central elétrica da direção. “Uma nova custa R$ 9 mil. Não tenho esse dinheiro. Olha o absurdo. Tudo culpa dessas lombadas”, debulhou.

Lombadas ajudam, defende empresária

As seis lombadas no entorno do Tijolinho foram obra da direção da casa. Quem confirma é a dona Graziela Terezinha Ruck, 32. Os calombos, explica, foram construídos há mais de 10 anos. “Antigamente, passavam poucos carros. Mas hoje o pessoal faz muito racha de motos, principalmente nos finais de semana. Quando tem acidente na BR, eles passam todos por aqui”, conta.

Cansados das batidas na via, Graziela disse que ela, o marido e alguns moradores da rua fizeram as lombadas pra garantir o sossego deles. “Fazemos muitos eventos, e tem muitas crianças que brincam na rua. Se não fossem as lombadas, os carros passariam em alta velocidade. As lombadas são pra garantir a segurança dos nossos clientes”, justifica Graziela.

CTB proíbe lombadas em estradas de chão

Pelo código Brasileiro de Trânsito (CBT), não é permitido construir lombadas em estradas de terra e com baixo movimento. O secretário de Segurança Pública de Navegantes, Joab Bezerra Duarte Filho, admite que naquela via nem podia ter lombadas, mas acredita que esta é a única maneira de garantir mais segurança aos motoras e pedestres. “Com o crescimento do movimento, a comunidade solicitou que tomássemos uma providência, por isso tivemos que fazer alguma coisa pra diminuir a velocidade dos carros”, conta.

Continua depois da publicidade

Joab explica que algumas lombadas foram implantadas pela prefa, que também as sinalizou. Na Dorval da Costa, a velocidade máxima permitida é de 40 Km/h. “O código, da mesma forma que regulamenta as lombadas, diz que devem ser adotados todos os meios possíveis pra priorizar a vida”, justifica o abobrão.

Com relação ao número e a distância entre as lombadas, Joab garante que vai bizolhar se tá certo ou não. “Entendo a revolta dos moradores, mas eles não podem fazer o que querem. Se as lombadas não tiverem bem distribuídas, vamos arrumar e sinalizar melhor”, promete.

Continua depois da publicidade



WhatsAPP DIARINHO


Conteúdo Patrocinado



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






216.73.216.26

Podcast

Wifi grátis tá funcionando meia boca em Itajaí

Wifi grátis tá funcionando meia boca em Itajaí

Publicado 01/12/2025 18:57



TV DIARINHO


🏖️📋 REGRAS NA PRAIA! | Vai curtir a praia em Itajaí? Então se liga: nada de barraca de camping, propaganda ...



Especiais

“Marketing” e “força eleitoral”: por que Hugo Motta insistiu na aprovação do PL Antifacção

PL ANTIFACÇÃO

“Marketing” e “força eleitoral”: por que Hugo Motta insistiu na aprovação do PL Antifacção

“Caos climático” pode ser evitado: veja os caminhos indicados pela Ciência

MUNDO

“Caos climático” pode ser evitado: veja os caminhos indicados pela Ciência

Linha de frente da crise climática toma as ruas de Belém

CRISE CLIMÁTICA

Linha de frente da crise climática toma as ruas de Belém

Cúpula dos Povos reúne 20 mil e apresenta agenda popular para a COP30

COP30

Cúpula dos Povos reúne 20 mil e apresenta agenda popular para a COP30

Gigantes das criptomoedas movimentaram bilhões ligados a fraudes, traficantes e hackers

CRIPTOMOEDAS

Gigantes das criptomoedas movimentaram bilhões ligados a fraudes, traficantes e hackers



Blogs

Haikai - O céu ao alcance das mãos

VersoLuz

Haikai - O céu ao alcance das mãos

SUPLEMENTOS PARA EMAGRECER: SUPLEMENTOS QUE AJUDAM A PERDER PESO

Espaço Saúde

SUPLEMENTOS PARA EMAGRECER: SUPLEMENTOS QUE AJUDAM A PERDER PESO

Edifício do Banco Inco tem preservação parcial

Blog do Magru

Edifício do Banco Inco tem preservação parcial

Feno grego!

Blog da Ale Françoise

Feno grego!

Itajaí de zóios esticados

Blog do JC

Itajaí de zóios esticados



Diz aí

"A cultura da impunidade é um fator que incentiva o comportamento criminoso"

Diz aí, Araújo!

"A cultura da impunidade é um fator que incentiva o comportamento criminoso"

"Se vocês forem no fórum, vocês não vão ver juízes negros"

Diz aí, Márcia

"Se vocês forem no fórum, vocês não vão ver juízes negros"

"A parceria com Santos acabou ficando pesada para nós"

Diz aí, João Paulo!

"A parceria com Santos acabou ficando pesada para nós"

"Você não pode ajudar quem já tem tudo, puxar o saco do poderoso - isso qualquer idiota faz"

Diz aí, Colombo

"Você não pode ajudar quem já tem tudo, puxar o saco do poderoso - isso qualquer idiota faz"

"O Metropol era o melhor time do estado. O Marcílio era o segundo"

Diz aí, Anacleto!

"O Metropol era o melhor time do estado. O Marcílio era o segundo"



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.