Itajaí

Arte milionária da Maravilha parece cópia de Sampa

Agência faturou R$ 358 mil para produzir a nova cara de Balneário Camboriú, que é a “cara” da marca da cidade de São Paulo

A nova marca turística da Maravilha do Atlântico, lançada nesta terça-feira, está dando o que falar. O trabalho de divulgação criado para padronizar a identidade visual do turismo da city está sendo acusada de plágio nas redes sociais, devido à semelhança com a marca da city de São Paulo, lançada em 2011. Os responsáveis pela criação do material de Balneário negam que tenham copiado a ideia dos paulistas.

Para inovar o visual, a prefa investiu mais de 350 mil reales no projeto de comunicação que abrange, além da criação da marca, um vídeo institucional e mais de 20 itens de divulgação. O bafafá nas ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

Para inovar o visual, a prefa investiu mais de 350 mil reales no projeto de comunicação que abrange, além da criação da marca, um vídeo institucional e mais de 20 itens de divulgação. O bafafá nas redes sociais começou após o lançamento do material, nesta semana. Na internet, o povão não perdoa e compara a marca da Maravilha com a paulista, mostrando as semelhanças entre as duas, que apresentam praticamente as mesmas cores, desenhos parecidos e a mesma disposição das formas no material publicitário.

Continua depois da publicidade

Diante das reclamações, Adriano Cordeiro, diretor da empresa Tempo Brasil, que recebeu toda a grana da prefa pra criação do projeto, jura de pés juntos que nada foi copiado. Segundo ele, todas as marcas turísticas precisam passar alegria e descontração, por isso as cores primárias são as mais utilizadas neste tipo de trabalho.

“Pesquisamos diversas marcas pelo país e pelo mundo e percebemos que algumas semelhanças, como as cores, são inevitáveis devido ao que pretendemos passar. Com isso, fizemos um processo muito transparente, consultando as pessoas e os responsáveis para fazer um melhor trabalho”, afirma.

Ademar Schneider, secretário de Turismo, afirma que está por dentro do bafão, mas acredita que o problema não é da prefa, que tá feliz com o resultado. “Já pedimos esclarecimentos, e o pessoal da agência já nos deu retorno a respeito do caso. Se tiver algum problema técnico, ficará a cargo deles resolverem”, esquiva-se.

Vídeo também tá na polêmica

Além de apresentar um material muito parecido com o da Terra da Garoa, o vídeo institucional apresentado pela agência de Balneário é cara e focinho do vídeo da construtora Embraed, divulgado em junho deste ano.

Os dois possuem imagens parecidas das praias e pontos turísticos da city, e a edição do material segue um roteiro semelhante. Fora isso, o filminho da prefa possui a mesma letrinha do filme da construtora.

Assim como os outros materiais, Adriano jura de joelhos que a ideia não foi copiada e que as semelhanças são coincidências inevitáveis. “Um elemento que você vai filmar já pode ter sido utilizado em outros trabalhos. Não acho que isso implique em cópia”, afirma. O profissional garante que os cortes de cena seguem um padrão audiovisual e que não há exclusividade no uso das letrinhas.

No entanto, a agência manezinha Ghana Dranding, responsável pela criação do material da Embraed, diz que as semelhanças nos vídeos são gritantes e beiram a cópia. “A gente foi pego de surpresa com esse material. Assistimos ao vídeo, e quando vimos as similaridades ficamos assustados. Além das cenas iguais e a própria continuação do roteiro, a fonte é exatamente a mesma”, afirma Giancarlo Meneghini, 36, diretor de criação.

Continua depois da publicidade

Ele garante que a agência não pretende levar o caso pra dona justa resolver, mas apenas lamenta a situação. “Levamos quase cinco meses para produzir o nosso material. É por uma questão de ética dentro do mercado que os profissionais evitam, por exemplo, comprar fontes semelhantes para justamente ter uma identidade única em cada campanha”, carca.

O DIARINHO também entrou em contato com a agência paulista Propeg, que fez a arte de Sampa, mas até o fechamento desta edição eles não responderam as perguntas da reportagem.

Continua depois da publicidade






Conteúdo Patrocinado



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

WhatsAPP DIARINHO

Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






216.73.216.51


TV DIARINHO


João Carlos Anacleto, de 79 anos, é um verdadeiro guardião da história do futebol de Itajaí. Nessa entrevista ...



Especiais

Afinal, quanto dinheiro o Brasil recebeu de financiamento climático?

CLIMA

Afinal, quanto dinheiro o Brasil recebeu de financiamento climático?

Boulos substitui Macêdo com desafio de levar temas sociais para Secretaria da Presidência

ESCALA 6X1

Boulos substitui Macêdo com desafio de levar temas sociais para Secretaria da Presidência

O plano do governo para manter territórios indígenas seguros

E depois da desintrusão?

O plano do governo para manter territórios indígenas seguros

Do palco de Mariah Carey às mudanças climáticas

Ilha do Combu

Do palco de Mariah Carey às mudanças climáticas

Por que a Espanha avança e o Brasil caminha para mais restrições?

Debate do aborto

Por que a Espanha avança e o Brasil caminha para mais restrições?



Blogs

Dona Justa manda vereador tirar vídeos contra secretário

Blog do JC

Dona Justa manda vereador tirar vídeos contra secretário

Placas pioram o trânsito de Itajaí

Blog do Magru

Placas pioram o trânsito de Itajaí



Diz aí

"O Metropol era o melhor time do estado. O Marcílio era o segundo"

Diz aí, Anacleto!

"O Metropol era o melhor time do estado. O Marcílio era o segundo"

"Tem que entregar. Ninguém está garantido nesse governo. Nem nós."

Diz aí, Rubens!

"Tem que entregar. Ninguém está garantido nesse governo. Nem nós."

“Acho que a atividade-fim tem que se manter 100% pública, que é a educação”

Diz aí, Níkolas!

“Acho que a atividade-fim tem que se manter 100% pública, que é a educação”

"Nosso projeto é de clube formador, de dar oportunidades aos jovens talentos"

Diz aí, Bene!

"Nosso projeto é de clube formador, de dar oportunidades aos jovens talentos"

“O gargalo que a gente enfrenta é a mão de obra e a qualificação da mão de obra”

Diz aí, Thaisa!

“O gargalo que a gente enfrenta é a mão de obra e a qualificação da mão de obra”



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.