Itajaí

Barnabés terão reajuste de 11% depois de quase três anos esperando na seca

Sindicato vai discutir na dona justa projetos de lei que prejudicariam a categoria

Na tarde de ontem, os vereadores de Navega city aprovaram em sessão extraordinária a reposição salarial de 11% para os servidores municipais. O percentual concedido pelo prefeito Roberto Bob Carlos de Souza (PSDB) também se estende aos agentes públicos como os vereadores, abobrões e, inclusive, o próprio prefeito. Curiosamente, no mesmo dia os parlamentares também votaram dois projetos de leis complementares que modificam o estatuto do servidor e também a regência dos profes do município.

Bob Carlos sigaba que firmou três compromissos com os barnabés. Em julho, deu um abono de 100 reales para os servidores que ganham até R$ 1000 de salário e agora concede 11% de aumento. “Eu espremi ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

Bob Carlos sigaba que firmou três compromissos com os barnabés. Em julho, deu um abono de 100 reales para os servidores que ganham até R$ 1000 de salário e agora concede 11% de aumento. “Eu espremi e consegui dar 1% de aumento a mais do que eu havia prometido. A incorporação do abono ao salário vai beneficiar aqueles funcionários que ganham menos”, afirma o alcaide.

Continua depois da publicidade

O terceiro compromisso assumido pelo emplumado é a incorporação do abono de 100 pilas ao salário dos funcionários da prefa.

No próximo ano, Bob jura que vai estabelecer um diálogo mais próximo com a categoria. “Queremos estabelecer uma política salarial e firmar uma data base para as negociações. A minha proposta é janeiro, porque é o mês de reajuste do piso dos professores e também do salário mínimo”, propõe o prefeito tucano.

O alcaide quer propor para os barnabés, de agora em diante, 1% de aumento real a cada ano, repondo aos poucos as perdas salariais dos dos últimos anos. “Ainda não está negociado, mas eu estou honrando a minha palavra até agora”, sigaba o prefeito.

Negociações com o sindicato

Não houve nenhum aceite formal da categoria a respeito da proposta de reajuste feito pela prefa. “Teve uma negociação em que o prefeito fez a proposta dele, mas na assembleia geral os servidores não aceitaram. Fizemos uma manifestação no meio do ano, porém não surtiu efeito”, reclama Elianinha Corrêa, presidente do sindicato dos Servidores Públicos Municipais da Foz do Rio Itajaí.

O vereador Lino Bento (PMDB) carca que o prefeito tá querendo maquiar as perdas salarias dos barnabés. “Tem mais de dois anos e meio que os servidores não têm reajuste. O prefeito tem obrigação de dar a reposição salarial todos os anos”, afirma o peemedebista.

Em cima do laço

Elianinha acompanhou a aprovação do reajuste na câmara de vereadores na tarde de ontem, mas achou mó sacanagem a aprovação quase que despercebida de dois projetos de lei que representariam uma verdadeira carcada nos servidores.

Continua depois da publicidade

O projeto de lei complementar 30/2013 muda o estatuto do Servidor e pode tirar a gratificação dos servidores readaptados (aqueles que mudam de função ou setor em decorrência de um problema de saúde ou emocional). Já a lei complementar 35/2013 trata da regência dos profes. O profissional do magistério que faltar, mesmo com justificativa (como, por exemplo, ficar dodói e apresentar um atestado médico) perde o benefício. “Os vereadores votaram uma coisa completamente irregular. Vamos procurar o nosso jurídico, pois não vamos permitir uma coisa dessas”, afirma Elianinha.

A mandachuva dos barnabés também ficou dicara pela forma com que os projetos foram encaminhados e votados pelo legislativo. “Ficamos indignados por eles votarem em cima do laço esses projetos numa sessão extraordinária e em única votação. Isso mexe com direitos adquiridos dos servidores, além de ser inconstitucional”, dispara a presidenta do sindicato, que acredita que o prefeito Bob Carlos está querendo encontrar uma forma de penalizar o servidor dengo-dengoso.

Apenas os vereadores da oposição, Lino Bento (PMDB) e Murilo Cordeiro (PT), votaram contra os projetos de lei complementar 30 e 35, ambos de autoria da prefa.

Continua depois da publicidade






Conteúdo Patrocinado



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

WhatsAPP DIARINHO

Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






216.73.216.135


TV DIARINHO


✈️🌊 MAIS VOOS NA REGIÃO! O aeroporto de Navegantes vai ganhar um reforço de peso no verão. A Azul anunciou ...



Especiais

Afinal, quanto dinheiro o Brasil recebeu de financiamento climático?

CLIMA

Afinal, quanto dinheiro o Brasil recebeu de financiamento climático?

Boulos substitui Macêdo com desafio de levar temas sociais para Secretaria da Presidência

ESCALA 6X1

Boulos substitui Macêdo com desafio de levar temas sociais para Secretaria da Presidência

O plano do governo para manter territórios indígenas seguros

E depois da desintrusão?

O plano do governo para manter territórios indígenas seguros

Do palco de Mariah Carey às mudanças climáticas

Ilha do Combu

Do palco de Mariah Carey às mudanças climáticas

Por que a Espanha avança e o Brasil caminha para mais restrições?

Debate do aborto

Por que a Espanha avança e o Brasil caminha para mais restrições?



Blogs

Placas pioram o trânsito de Itajaí

Blog do Magru

Placas pioram o trânsito de Itajaí

Berreiro dos barnabés de Navega City

Blog do JC

Berreiro dos barnabés de Navega City



Diz aí

"Tem que entregar. Ninguém está garantido nesse governo. Nem nós."

Diz aí, Rubens!

"Tem que entregar. Ninguém está garantido nesse governo. Nem nós."

“Acho que a atividade-fim tem que se manter 100% pública, que é a educação”

Diz aí, Níkolas!

“Acho que a atividade-fim tem que se manter 100% pública, que é a educação”

"Nosso projeto é de clube formador, de dar oportunidades aos jovens talentos"

Diz aí, Bene!

"Nosso projeto é de clube formador, de dar oportunidades aos jovens talentos"

“O gargalo que a gente enfrenta é a mão de obra e a qualificação da mão de obra”

Diz aí, Thaisa!

“O gargalo que a gente enfrenta é a mão de obra e a qualificação da mão de obra”

"Comprem em Camboriú porque vai valorizar. Camboriú é a bola da vez"

Diz aí, Pavan!

"Comprem em Camboriú porque vai valorizar. Camboriú é a bola da vez"



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.