JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Dra. Mylene no Desembucha
(foto: divulgação)
A secretária de Saúde de Itajaí, dra. Mylene Lavado, participou do Desembucha JC. Assista no youtube.com/@DesembuchaJC
“Vamo” lacrar! O resto que se f...
Três leis aprovadas esta semana na Leléia vão entrar pros anais do retrocesso que o bolsonarismo instalou em SC. Uma delas acaba com as cotas raciais em universidades, do deputado Alex ...
Já tem cadastro? Clique aqui
Quer ler notícias de graça no DIARINHO? Faça seu cadastro e tenha 10 acessos mensais
Ou assine o DIARINHO agora e tenha acesso ilimitado!
Faça login com o seu e-mail do Google:
OU
Se você já tem um login e senha, por favor insira abaixo:
“Vamo” lacrar! O resto que se f...
Três leis aprovadas esta semana na Leléia vão entrar pros anais do retrocesso que o bolsonarismo instalou em SC. Uma delas acaba com as cotas raciais em universidades, do deputado Alex Brasil; outra vai mandar instalar câmeras em salas de aula, da deputada Ana Campagnolo, e a terceira proíbe a doutrinação ideológica em sala de aula, do deputado Sapatinho, ops, Carlos Humberto. Todos do PL. Pqp...
Oportunistas
Não vou explicar aqui por que todas essas leis são retrógradas e ridículas; quem não entendeu ainda o absurdo delas provavelmente é bolsonarista e não vai entender nunca. Não vou perder meu tempo explicando. Aposto que os próprios autores (e os que votaram a favor dessas leis) sabem disso. Só que querem “lacrar” eleitoralmente os votos bolso-radicais. São oportunistas, aproveitadores.
O xis do problema
O problema é que esse tipo de lei envergonha a Santa & Esfolada Catarina diante das pessoas esclarecidas, das pessoas democráticas e cultas, reforçando a imagem de um estado nazista, fascista e outros “istas”. Claro que bolsonarista.
Extremistas
Esse tipo de lei vai dificultar que negros, índios e quilombolas entrem em universidades; vai permitir a radicais da extrema direita vigiar salas de aula e reforçar a pecha de que todo professor é comunista. Uma idiotice que não sei como a professorada não se posiciona e se revolta com tal disparate.
Enquanto isso na Santa & Bela Catarina... (Charge do Dalmir Souza)
Aviso aos navegantes
A lista a seguir interessa aos 25 % da população catarinense de negros e pardos: são os deputados que votaram contra o fim da cota racial nas universidades, portanto, a favor dessa população negra e parda: Paulinha (Podemos), Rodrigo Minotto (PDT), Vicente Caropreso (PSDB), Marquito (PSOL) e os petistas Fabiano da Luz, Neodi Saretta e Padre Pedro Baldissera. Esses merecem seu voto; os outros nem a pau, Juvenal!
Vem Verão
A tchuma porreta (parabéns!) do jornal que todo mundo lê produziu o baita caderno “Vem Verão”, que é um roteiro imprescindível para que todos possamos conhecer todo o potencial do nosso litoral. O caderno circulou encartado no jornal impresso desta quinta-feira (procure no seu ponto de venda preferido), mas pode ser visto neste link também: https://flip.diarinho.net/ver/especial.
Cruzaram a fronteira
Ex-cargos comissionados do governo do ex-prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB) estão alojados no governo da prefeitona dos bairros, Juliana Pavan (PSD). Fizeram a transição da city pexêra para a city da praia alagada, digo, alargada. Levaram o seu know-how pra Dubai city.
Competência
O Maninho do Mevam, purexemplo, tá na secretaria de (in) Segurança. Já o Murilo Saldré, ops, Sodré e o Ronaldo Camargo Souza aportaram na Tecnologia. Os linguarudos de plantão (oh, raça de corneteiros!) alardeiam que estão lá por competência.
O diretor administrativo do Grupo Marazul Média/Jovem Pan News, Márcio Izidoro e o diretor de jornalismo, Calebe Moreno, fizeram uma visita de cortesia ao JC (foto: divulgação)
No pau da bandeira
Com certeza, os três e mais uma penca que eram de Itajaí e agora prestam continência pra minha ex-musa da confusão, foram nomeados por competência e não pra estarem agarrados, em 2026, no pau da bandeira da campanha à reeleição do deputado estadual mais sorridente do sul do mundo, o sapatinho Carlos Humberto (PL ou PSD?).
Soberba
O vereador piçarrano e cria do ex-prefeito Leléu Viajando Martins, João Forte (PSDB), abusou da soberba durante a votação do projeto de lei em que o prefeito Tiago Baltt (MDB) solicitava autorização para contrair R$ 53 milhões de empréstimo para obras de infraestrutura no município.
Chamou seus pares de tansos
Notadamente contra o progresso da ex-capital do jet ski, o jovem parlamentar, em determinado momento de sua fala partidária, afirmou que os demais vereadores, de forma velada, eram tansos por não entenderem que faltava transparência sobre a destinação dos recursos que serão contraídos.
“Se você sente dor, você está vivo. Se você sente a dor das outras pessoas, você é um ser humano” - Liev Tolstói
Democracia: falar e ouvir
Um ávido defensor da transparência e da democracia se deixou levar pelo ego do poder e esqueceu que políticas públicas são feitas sobre o máximo respeito de saber falar e, principalmente, ouvir. Democracia que chama, né?
Respeito
Bem, de quebra o linguarudo tomou uma invertida de Matheus Cunha (MDB), Jorge da Rádio (MDB) e Bira Júnior (MDB), que pediram respeito ao zolhudinho – uma vez que tais atos de desrespeito têm sido constantes. Bem, teve que engolir a seco a aprovação da proposta.
Mutirão da Cidadania
Muito bacana a ação social 1º Mutirão da Cidadania, que aconteceu no Cidade Nova, na city pexêra, promovida pelo poder judiciário com a participação de um monte de órgãos públicos de toda ordem, oferecendo ajuda pro povão que tá nas ruas. Até o querido e uma lenda da Caixa Econômica Federal, João Meira Neto, estava lá na lida do banco estatal na importante iniciativa.
Pauleira no lombo do JC (oh, dor!)
O povão da city pexêra caiu de pau no lombo do socadinho escriba ao ler loas deste temente ao Altíssimo dirigidas à minha ex-musa BBB, a Dom Quichata e chefona das (a) Fundações, e até o taliano secretário de Obras, Tarcizio Zanelato. E o problema não é com o véio do saco, ops, o Papai Noel, mas com a decoração natalina.
Comendador! O bispo metropolitano, secretário estadual de cidadania e tesoureiro do conselho estadual da igreja Quadrangular, o advogado Ivan Tobs, de Itajaí, foi homenageado pelo deputado Jair Miotto (UB) com a Comenda do Legislativo, a maior honraria da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (foto: divulgação)
Nem um pinheirinho
Tudo porque porque elogiam a decoração em certos pontos da cidade, mas em outros... O centrão, purexemplo, tudo lindo e iluminado, mas em determinados bairros nem a luz de um simples pinheirinho. Na rua Indaial não colocaram nada. Nem o padre mandou acender uma luz na igreja. Uma tristeza que só o Noel e as crianças sabem.
Um sim, um não
Já no segundo centro comercial depois do centrão da city pexêra, na Estefano José Vanolli, no antigo Vassourão, digo, São Viça, a iluminação, lascam, é metade do ano passado, com uma quadra iluminada e outra não. Tem comerciante da quadra que não foi “iluminada” berrando com o descaso.
PPP
Aliás, nessa onda de PPP, parceria pública e privada, bem que podiam avançar com o poder público e o empresariado se coçar no bolso pra poder melhorar e estender a iluminação de Natal. Ficaria bom pra todo mundo.
Natal meia-boca
Por outro lado, quem se saiu bem nessa história foi a raposa velha, digo, o ex-tudo, na verdade coronel, ops, prefeito Leonel Pavan (PSD) da capital da pedrada e ex-do vereador, que inaugurou a iluminação de Natal meia-boca, faltando 15 dias para o “dingo bel”. Nem o Noel vai poder reclamar...
Falando alto
Quem anda subindo o tom na piramidal casa do povo pra cima da galega Anna Carolina é a brizolista Hilda Deola, a Hildinha (PDT). A Hilda tem feito discurso e acabou de fazer um requerimento em que pede explicações pra Galega & Cia sobre a questão de segurança ambulatorial do evento “Natal Encanto”.
Deus nos acuda
Pra seguidora dos preceitos brizolistas, se desse uma merdança, digo, algum problema, sem um atendimento de saúde imediato iria ser um Deus nos acuda. Apesar de legítima a preocupação, há quem perceba na movimentação da vereadora Hilda um viés eleitoral.
Papai Noel sacudo
Os governistas lascam que a Hilda, que comandou a Cultura, tem que olhar no espelho, porque o governo passado e onde ela ocupou cargo de chefona da Cultura, deixou o setor abandonado com espaços sucateados. O programa Arte nos Bairros meia-boca e até o Papai Noel do trenó estaria sacudo, cobrando que não recebeu um tostão do Natal de 2024 pra pagar os duendes e alimentar as renas. Qui coisa!
Fazendo campanha
Daí que acreditam que Hilda, que estaria em plena campanha pra deputada estadual a mando do eterno dono do partido, digo, presidente do PDT, Marcelo Saldré, ops, Sodré, cresceu o discurso de oposição e de meter o pau. Será que será?
Denunciou
O vereador rei do berreiro da Dubai brasileira, Marcelo Achutti (MDB), denunciou a Organização Social Viva Rio – que venceu a licitação para administrar o hospital Ruth Cardoso através do governo do estado.
Lá também
O Quero-Quero, ops, Marcelo, disse que a Viva Rio já virou manchete em diversos estados e cita a cidade carioca de Friburgo, onde a empresa é acusada de encolher, digo, diminuir os salários dos trabalhadores de saúde.
Manchete
Depois que a prefeitona dos bairros Juju Pavan (PSD) anunciou que vai ter troca de cadeiras, o primeiro escalão está em polvorosa e as apostas se viram para o secretário de Obras, Cristiano dos Santos (PSD), que só não voltou para casa do povo mais cedo porque o governo não teria o que fazer com o suplente Elton Garcia.
Menos visível
Cristiano voltar pra casa do povo da praia alagada, digo, alargada e trazer Elton para a administração municipal seria reviver o fantasma do Gaeco e da operação “Trato Feito”, por isso é melhor deixar Elton na câmara de vereadores, onde fica menos visível e mais distante do governo.
Sou, porque sou!
Por sua vez, o secretário Cristiano e dublê de vereador tem dito que é candidato para uma vaga na Câmara Federal, com ou sem o consentimento do governo, digo, da prefeita espevitada Ju Pavan. Cristiano vem experimentando um pouco do amargo da traição.
Experimentando
O Cristiano foi secretário de articulação do governo do muso das bochechas rosadas, o pop star Fabrício Oliveira (PL?) e, logo em seguida, assinou a CPI da Emasa, só faltava uma assinatura para abrir a comissão e o voto foi do traidor, digo, do Cristiano que agora vem experimentando, talvez, um pouco da mesma moeda. A política ama a traição, mas não perdoa os traidores..
Conteúdo Patrocinado
Comentários:
Deixe um comentário:
Somente usuários cadastrados podem postar comentários.
Dando seu ok, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade e com o uso dos cookies que nos permitem melhorar nossos serviços e recomendar conteúdos do seu interesse.