JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Dr. Amílcar quer documentar histórias dos velhinhos
O ex-prefeito bigodudo Amílcar Gazaniga fala de um projeto intitulado: “Os velhinhos contam história” (Foto: Divulgação)
Rio cheio e turbidez: Semasa pede consumo consciente em Itajaí (Foto: Divulgação)
O secretário de Obras de Itajaí, o taliano Tarcísio Zanelatto, botou os pés na água durante a chuvarada medonha (Foto: Divulgação)
Patrimônio em risco: igrejinha da Imaculada Conceição pode estar condenada por causa de obra de edifício gigante (Pai Atanásio)
O ex-prefeito bigodudo Amílcar Gazaniga fala de um projeto intitulado: “Os velhinhos contam história” (Foto: Divulgação)
Uma informação assustadora soprada nos meus sensíveis ouvidos diz que a igrejinha da Imaculada Conceição, que fica no centro histórico de Itajaí, está com sua estrutura comprometida e com paredes rachadas. A culpa, segundo essa fonte, seria da obra de um gigantesco edifício que está sendo erguido pela Lotisa ao lado da igrejinha.
Não quero crer
Segundo as informações que me chegam, os problemas da igrejinha tombada pelo patrimônio histórico do Estado, iniciaram junto com o começo da obra da Lotisa, já na bateção de estacas e, de lá pra cá, só pioraram. A empresa foi procurada, mas tirou o corpo fora, segundo assopra a minha fonte. Não quero crer.
Reformada
A igrejinha tão querida pelos itajaienses só tem sofrido nos últimos anos. Uma reforma iniciada em 2016 e terminada em 2018 não resolveu os problemas do edifício histórico, que está com as paredes completamente mofadas graças à umidade que não foi contida pela reforma de meia-tigela, segundo contam.
Coçando o cocuruto
Eu não sou especialista em nada, mas quero crer que uma obra das proporções de um edifício gigante no entorno de um acervo tombado deveria ser alvo de cuidados, autorizações e fiscalizações das mais severas. Tudo bem que o governo Volnei era o cu da mãe Joana, mas e o pessoal que é responsável pelo patrimônio histórico de Itajaí? E o do Estado? O que fez? Nada?
Quem poderá nos defender?
Essa informação dada com exclusividade pela coluna (porque pelo que consta se a igrejinha cair ninguém vai dar um pio), acende o alerta para as autoridades. Para ela, aliás, mais uma das melhores do mundo: Anna Carolina Martins, que agora é a supersuperintendente de todas as artes e patrimônios da cidade. Vai fazer o que, Dom Quichata? Hein? O espaço fica aberto.
Feio
O prefeito da capital da pedrada e ex-do tiro ao vereador, o ex-tudo Leonel Pavan (PSD), parece que não se atentou do cargo que ocupa e do exemplo que tem que dar. A chuva medonha que assolou a região e Camboriú foi violentamente castigada, atingindo milhares de residências e colocou para fora de casa centenas de pessoas, não teria sensibilizado Pavan.
Bebericar
Não pegou bem para o alcaide de Camboriú o fato de que enquanto o povo sofria por conta da água que invadia suas residências, tenha ido no meio da noite bebericar em um bar. Se queria continuar na sua vida pessoal não deveria ter se candidatado, então. O prefeito o é 24 horas.
Empatia
Pode parecer uma crítica moralista, até porque de repente, o ex-tudo faz o que muitos fazem e, além disso, tem todo o aparato público onde em situações de emergência quem é o “prefeito” da cidade é o diretor da Defesa Civil. Mas, um pouco de empatia e respeito pela população atingida não custa nada.
Pirica revoltado
Já os puxas do Pavan ironizaram a situação, lascando que ele não pode ir no bar da Brahma (do ex-vereador Gelson), na Dubai City e nem pode ir no bar PP, de Camboriú. Ou seja, daqui a pouco só vai restar o foodpark do homem pássaro, Edson Piriquito (MDB). Imagina a cena do Pirica revoltado, hoje, ao lado do Pavan...
Farinha pouca
Demorou menos tempo para acontecer o que todos já sabem, as promessas da campanha são só da campanha. Na manhã de quinta-feira, uma equipe da Ambiental limpando o barral ao lado do prédio do Auri Pavoni, o melhor do melhor do mundo, na rua Miguel Matte, na Dubai city.
Meu pirão primeiro
Esse edifício é aquele mesmo que Auri construiu andares a mais, em desacordo com o projeto, mas foi descoberto e multado, e é onde fica seu escritório na barra norte da city da praia alagada, digo, alargada. Assim não phode!
E os bairros?
As máquinas já estão na praia, mas chegam timidamente nos bairros, que são os que mais sofreram com a chuvarada, algumas casas foram atingidas com mais de um metro de água. Cadê a prefeitona dos bairros? O muso das bochechas rosadas, o ex-prefeito pop star Fabrício Oliveira (PL), pagou o preço por abandonar os bairros. Será que a prefeita espevitada Ju Pavan sisqueceu disso?
Bocas de lobo
Sexta, em entrevista coletiva, a prefeita que se diz dos bairros, Juliana Pavan, disse que o problema era porque as bocas de lobo não estavam limpas e porque foi pega de surpresa, já que a Defesa Civil do estado não avisou. Um milhão de desculpas e a culpa sempre é dos outros.
Limpeza
A empresa que presta este serviço na Dubai maravilha é de Chapecó, talvez o prefeito de lá, João Rodrigues (PSD), possa dar alguma referência, será? A empresa é contratada pela Ambiental para fazer este serviço de limpeza das bocas de lobo. E a Ambiental tem prezado pela excelência nos seus serviços. Se a empresa não tá fazendo a limpeza...
Serviço foi prestado?
O que se pode ver no portal da transparência do município de Balneário Camboriú é que a empresa recebeu os valores normalmente, será que não fez o trabalho, prefeita Juliana? Foi isso que a Ju disse na coletiva? Escutei bem?
Socadinho se perdeu
Uma pequena correção. O relatório do ex-secretário de Obras da Dubai brasileira, Osmar Nunes, o Mazoca, são 180 quilômetros de revitalização das vias da cidade e não 180 mil quilômetros. Igualmente, a drenagem, colocado erroneamente 73 mil quilômetros, quando na verdade é 73 quilômetros. Dormi de touca e me perdi... Informação corrigida.
Celular sem sinal?
O servidor público Carlos Alexandre Raimundo, o vereador Xande Celular (UB), ocupa o cargo de motorista na secretaria de Agricultura e Expansão Urbana da city pexêra, mas ninguém vê ele por lá... E Xande tinha dito que não iria se licenciar do cargo efetivo do município, e sim ocupar as duas funções...
Pai
O ex-prefeito bigodudo Amílcar Gazaniga, em conversa com o socadinho escriba, lamentou a morte do ex-deputado Luiz Antônio Cechinel, aos 80 anos. O “pai” como era chamado pela nossa eterna birita de aeroporto, Tito Arruda, diz que eram amigos de infância, “de jogar bola na rua”.
Projeto
Amílcar relata que foi por causa de Cechinel e da briga provocada entre o Frederico Olindo de Souza, o Fred, e o Noemi Cruz que foi alçado à condição de candidato e eleito prefeito, iniciando a sua vida pública. Instado pelo articulista da importância do resgate dessas memórias, entre outras que fazem parte da história, o bigodudo falou de um projeto interessante.
Os velhinhos contam história
Amílcar fala que já comentou com historiadores e pesquisadores, entre estes o Magru Floriano e o professor Edison d’Ávila, o Zé das Medalhas, de se criar uma Ong ou algo similar, sem fins lucrativos, para que ex-prefeitos como Amílcar, Jandir, Volnei, Arnaldo, entre outras pessoas, contem essas histórias que com o tempo vão se perdendo e poucos conhecem. Isso envolveria alunos de escolas públicas.
DIARINHO
Amílcar aproveitou o ensejo pra parabenizar este pançudinho escriba e a chefa bonitona Samara Toth Vieira pelos 46 anos do DIARINHO, comemorados no último dia 12 deste sagrado mês de janeiro. Amílcar diz que viu ao lado do saudoso véio Dalmo o jornal nascer e desejou vida longa. Obrigado!
Bagunça
O governo da prefeita que se diz dos bairros, Juliana Pavan, começou uma bagunça só, já nas nomeações dos cargos. Tudo por conta de uma reforma por medida provisória, que segundo os bicudos seria ilegal, contrariando a Lei Orgânica do Município de BC, e que a prefeita emplacou sem passar pela câmara, alegando que teria uma economia de R$ 2,8 milhões por ano e que se calcular direitinho não vai ter economia nenhuma.
Sem portaria
Por conta disso vários comissionados trabalharam e só foram nomeados depois com portarias retroativas, outro fato que os linguarudos dizem que é ilegal, inclusive podendo gerar o impeachment da prefeita bocuda, como foi feito em Itapema.
Sei lá, entende?
Agora eu coço meu cocuruto devastado pelo tempo e prigunto: como pode alguém trabalhar no munícipio sem ter a nomeação e o termo de posse? E o controle interno da prefeitura não se manifestou?
Devolver o pagório
E o MP, sempre tão zeloso, tá de zóio nessa situação? Pois dizem que portaria retroativa virou regra no governo de BC. Uma vergonha. E pior: dizem que podem os comissionados ter que devolver os valores recebidos. Ui!
Frase do dia: “É estranho sentir tudo e não saber descrever nada”
Pai Atanásio, viajando na maionese
Defesa Civil
Por falar em nomeações, esse socadinho vai citar só um caso, o do cargo de diretor da Defesa Civil nomeado no dia 10/01/25, com efeito retroativo a 01/01/25, cópia da portaria na foto, ou seja, deveria estar trabalhando desde o início do ano.
Não chamou?
Contudo, a prefeita preferiu colocar a culpa nos outros ao invés de chamar na chincha e cobrar o seu cargo, o Osnélio Bombeiro que assumiu, mas não deu um pio, digo, posicionamento, ops, entrevista no momento de crise. O diretor da Defesa Civil não acompanhou a previsão do tempo, não alertou a prefeita? Não sabia nadicadenada?
Comentários:
Deixe um comentário:
Somente usuários cadastrados podem postar comentários.
Dando seu ok, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade e com o uso dos cookies que nos permitem melhorar nossos serviços e recomendar conteúdos do seu interesse.