Coluna Acontece SC
Por Ewaldo Willerding - ewaldo.willerding@gmail.com
Ewaldo Willerding é jornalista formando pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e atua há 36 anos na imprensa de Florianópolis
Santa Catarina cria Polícia do Turismo para verão 2024/25
A expectativa das autoridades responsáveis pela organização da temporada de verão em Santa Catarina é de receber mais de três milhões de turistas nos próximos meses, confirmando uma das melhores dos últimos anos. Com a marca de estado seguro, SC anuncia novidades na área de segurança e de apoio a quem chegar por aqui, como a criação da Polícia do Turismo, numa ação conjunta entre a Polícia Militar e a Secretaria de Turismo (Setur). Policiais bilíngues, identificados por braçadeiras específicas, oferecerão atendimento especializado a estrangeiros. A ação foi anunciada durante o lançamento da Operação Estação Verão, nesta segunda-feira (16), em Florianópolis. A projeção dos responsáveis pelo setor é de que o crescimento de visitantes estrangeiros se aproxime de 70%, o que seria um marco histórico.
Efetivo
A operação Estação Verão terá investimento de R$ 92 milhões por parte do governo de SC, com o envolvimento de sete mil agentes de segurança, 3192 viaturas, 459 motocicletas, 163 embarcações e seis helicópteros, cobrindo uma extensa faixa litorânea de 560 km e 33 cidades, entre Corpo de Bombeiros Militar e pela Polícia Científica, além das polícias Militar e Civil.
Guarda-vidas
Serão 470 bombeiros atuando todos os dias em 33 municípios do litoral catarinense. São 560 km de praias com mais de 150 localidades que contam com a presença dos guarda-vidas do CBMSC. Entre as ações está a distribuição de pulseiras de identificação para crianças e pessoas com deficiência, numa atenção especial à população vulnerável.
Mapa do emprego
SC tem a menor taxa de desocupação em 10 anos e criação de 140 mil vagas formais em 10 meses. O vale do Itajaí lidera com mais de 42 mil vagas. O norte vem atrás com mais de 27 mil, seguido da grande Florianópolis, com mais de 26 mil vagas geradas. Oeste (superior a 18 mil vagas), sul (quase 14 mil), meio-oeste (7,5 mil) e serra (quase 3,4 mil) completam a lista.
Michelle condecorada
A ex-primeira dama Michelle Bolsonaro recebeu a Comenda do Legislativo catarinense das mãos do deputado estadual Oscar Gutz (PL). A justificativa é a atuação no apoio e na promoção de políticas voltadas às famílias que convivem com doenças raras. “Não é apenas um reconhecimento, mas um incentivo para ajudar quem mais precisa”, agradeceu Michelle.