Por Ewaldo Willerding - ewaldo.willerding@gmail.com
Ewaldo Willerding é jornalista formando pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e atua há 36 anos na imprensa de Florianópolis
Números da economia de SC superam média nacional
(foto: EDUARDO VALENTE/SECOM)
Os números apresentados pelo Banco Central confirmam o bom momento da economia catarinense, superior à média nacional e terreno fértil para investimentos de várias origens. Dados apontam elevação da produção industrial (+6,8%), das vendas do comércio (+7,5%) e do volume de prestação de serviços (+5,8%). SC registrou ainda a menor taxa de desocupação dos últimos 10 anos, com queda de 3,2% para 2,8% do 2º para o 3º trimestre de 2024. O aquecimento se reflete nas contratações por carteira assinada, mais de 129 mil empregos formais entre janeiro e setembro, conforme o Caged. Tudo isso fez o crescimento de SC, entre janeiro e setembro de 2024, chegar a 4,5%, superior aos 3% da economia nacional. Fôssemos um país, estaríamos ao nível de primeiro mundo.
O ex-presidente do Centro de Informática e Automação de Santa Catarina(Ciasc), Moisés Diersmann, e o controlador-geral do Estado de Santa Catarina, Pedro Waltrick de Souza Junior, serão convidados a prestarem esclarecimentos na Alesc sobre denúncias de parcerias sem licitação no órgão. A iniciativa é do deputado estadual Matheus Cadorin (Novo).
Alesc no oeste
A edição do programa Alesc Itinerante em Chapecó abriu espaço para demandas da região. O suinocultor de Vargeão, Anélio Thomazzoni, pioneiro na produção de biogás no estado, apresentou a importância desta fonte de energia renovável e aproveitou para solicitar o empenho dos deputados para efetivar subsídios via governo do estado para essa atividade.
Suínos
O presidente da Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS), Losivanio Luiz de Lorenzi, apresentou radiografia do setor e destacou que o Brasil é o quarto maior produtor de carne suína do mundo (atrás de China, União Europeia e EUA) e SC o estado que mais produz e exporta. Lorenzi defendeu a importância de se efetivar políticas públicas para o setor.
Presidência
Também em Chapecó, os três deputados do PP, Pepê Collaço, Altair Silva e Zé Milton Schaeffer, declararam apoio à candidatura de Julio Garcia (PSD) para a presidência do Legislativo no biêno 2025/26. A eleição só acontece em fevereiro, mas as articulações já começaram e deve prevalecer o acordo para que Garcia ocupe o cargo pela quarta vez.
Comentários:
Deixe um comentário:
Somente usuários cadastrados podem postar comentários.
Dando seu ok, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade e com o uso dos cookies que nos permitem melhorar nossos serviços e recomendar conteúdos do seu interesse.