Colunas


JotaCê

Por Coluna do JC -

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Bate-papo com o reitor


(foto: divulgação)

O socadinho escriba esteve na Univali conversando com o reitor Sábia, ops, Valdir Cechinel Filho

 

Já possui cadastro? Faça seu login aqui.

OU

Quer continuar lendo essa e outras notícias na faixa?
Faça seu cadastro agora mesmo e tenha acesso a
10 notícias gratuitas por mês.

Cadastre-se aqui



Bora ler todas as notícias e ainda compartilhar
as melhores matérias com sua família e amigos?

Assine agora mesmo!


 

Univali

O socadinho escriba visitou o campus da nossa universidade maior da city pexêra e pôde sentir o clima de otimismo e alegria nos corredores com o início das aulas. Mudanças na infraestrutura muito positivas foram viabilizadas.

 

Conversa com o reitor

Em conversa com nosso reitor Sabiá, ops, Valdir Cechinel Filho, ficou evidente seu entusiasmo e de toda sua equipe de gestão com as novas perspectivas, especialmente com a implementação do Programa Universidade Gratuita, com mais de 4 mil calouros iniciando suas aulas nos diversos campi da instituição, uma das melhores performances dos últimos anos.

60 anos

O clima na Univali é de comemoração em função dos 60 anos do ensino superior em Itajaí, e muitos eventos estão sendo preparados para esse ano, especialmente na semana cultural em setembro. Entre as comemorações, o reitor destacou o 3º Festival Internacional de Música da Univali, que vai ocorrer nos dias 18 e 19 de setembro com atrações internacionais, nacionais, regionais e locais.

 

A força dos jornais diários em SC. Membros da Associação Catarinense de Jornais (ACJ) visitaram o presidente do Detran, deputado Kennedy Nunes (foto: divulgação)
A força dos jornais diários em SC. Membros da Associação Catarinense de Jornais (ACJ) visitaram o presidente do Detran, deputado Kennedy Nunes (foto: divulgação)

 

 

Viva a nossa universidade maior!

Alguns nomes já contratados, divulgados aqui em primeira mão, incluem os renomados cantores e compositores Renato Teixeira, Carlos Magrão e João Bosco. Parabéns a todos e muito sucesso para nossa Univali.

Achutti

O vereador licenciado e secretário de Educação da Dubai brasileira, Marcelo Achutti, o Quero-Quero, visitou o socadinho escriba, fazendo um apanhado de sua gestão na importante secretaria do governo do prefeito pop star Fabrício Oliveira (PL).

Gestão

Achutti colocou que foi convidado pelo alcaide pra ocupar a pasta e deu o melhor de si, com muito trabalho, muitas vezes tendo que ser centralizador, sem deixar de enaltecer os servidores que também se empenharam pra alcançar o objetivo e resultados.

Desafios cumpridos

Marcelo conseguiu neste um ano e meio no comando da Educação zerar a fila dos pequerruchos que necessitavam de uma vaga nas creches. Tinham mais de duas mil crianças na espera. A manutenção das unidades escolares também foi um desafio, com investimentos de mais de 70 milhões de reais.

 

Falando e escutando... O vereador licenciado, secretário de Educação e pré-candidato a prefeito de BC, o Marcelo Achutti, o Quero-Quero (MDB), visitou o socadinho escriba (foto: Renier Lopes)
Falando e escutando... O vereador licenciado, secretário de Educação e pré-candidato a prefeito de BC, o Marcelo Achutti, o Quero-Quero (MDB), visitou o socadinho escriba (foto: Renier Lopes)

 

 

Uniformes

Um dos feitos que o Quero-Quero conseguiu e tem muitos municípios que derrapam, prometem e não cumprem, é que a alunada começou o ano letivo com os uniformes na mão e o cartão escolar pra poder adquirir o material do ano letivo.

Professores felizes

O projeto do reajuste do magistério que foi aprovado na casa do povo da praia alagada, digo, alargada, da ordem de 14,68%, construído em consenso entre o governo e o sindicato dos amados mestres, foi outra vitória de Achutti.

Todos juntos

O abobrão também reconheceu o acolhimento, sinergia e trabalho em conjunto de quem ele criticou enquanto legislador e fiscalizador ao assumir a Educação. Achutti fez loas ao secretário de Segurança, Gabriel Castanheira, ao secretário de Obras, Osmar Nunes, o Mazoca, entre outros.

Reafirmou

O Quero-Quero tem evitado de falar em política, reiterando que toda sua energia tem sido despendida no foco na Educação, mas não se negou de responder aos questionamentos do abelhudo escriba, reafirmando que é pré-candidato a prefeito e acredita que hoje, mais do que ontem, está preparado e maduro no anseio de estar nos altos da Dinamarca em 2025.

 

Falou tá falado! O senador turco-careca Esperidião Amin confirmou que o pré-candidato a prefeito da praia alagada, ops, alargada, pelo Progressistas é o vereador Mané Meirinho, ops, André Meirinho (foto: divulgação)
Falou tá falado! O senador turco-careca Esperidião Amin confirmou que o pré-candidato a prefeito da praia alagada, ops, alargada, pelo Progressistas é o vereador Mané Meirinho, ops, André Meirinho (foto: divulgação)

 

 

Tendências e confirmações

Antes mesmo das diretas e indiretas da viagem do governador Jorginho Mello durante sua viagem às arábias – Dubai e cia, com relação à sucessão em Balneário Camboriú, a nossa Dubai brasileira, com relação a autonomia do PL em definir o nome da majoritária.

Sapatinho de fora

Os perdigueiros da coluna que se espalham por toda Santa & Calorenta Catarina assopram que circulavam comentários políticos nos bastidores da Alesc dando conta de que o nome do deputado estadual mais sorridente do sul do mundo, o Sapatinho Carlos Humberto (PL), estaria, digamos, um pouco, ou bastante, fora do páreo.

O fator Tomalih

E ao mesmo tempo cresce nestes bastidores como um dos prováveis pré-candidatos o vereador Omar Tomalih (Podemos), que está em segundo mandato e hoje ocupa o cargo de secretário l de Saúde.

Potencial

Na avaliação de observadores, Tomalih soma, de fato, juventude e experiência, além de desenvoltura nos cargos que ocupou e ocupa. Olheiros ainda chamam a atenção que nas entrevistas e discursos atuais ele já tem dado indiretas ou pistas de que deseja projetos maiores pra Maravilha do Atlântico. 

Baixa a bola

Porém, ai porém, como diz a letra daquele samba antigo e imortal, observadores mais amiúdes, Tomalih, não raro, tem apresentado alguns rompantes de presunção, no sentido de presunçoso, dono da verdade, junto aos pares e subalternos. O que leva a missão dos seus defensores de aparar essas arestas, enquanto há tempo... Sussurram os bocudos de plantão... Arreda, raça de bocudos!

Amin confirmou Meirinho

O senador turco-careca Esperidião Amin já confirmou que o pré-candidato a prefeito da praia alagada, ops alargada, pelo Progressistas é o vereador Mané Meirinho, ops, André Meirinho. Em entrevista para uma rádio da Dubai Brasileira, o senador falou que Meirinho tem uma linhagem e espírito público assim como o seu tio-avô, Gilberto Américo Meirinho, ex-prefeito da década de 70, que foi responsável pelas principais obras de mobilidade da cidade que existem até hoje.

Um milhão

Amin está empenhado para ter o 11 na telinha em várias cidades do estado, e na Dubai Brasileira não seria diferente. Na última semana, o vereador Meirinho esteve na capital federal e saiu de lá com R$ 1 milhão em emendas parlamentares do senador turco-careca para a Maravilha do Atlântico. O montante foi dividido para o custeio do Hospital Ruth Cardoso e para a Udesc, que será para a instalação do Núcleo de Inovação Tecnológica visando a implantação da Pré-Incubadora Tecnológica.

Inovação

Inovação sempre foi uma pauta do vereador Mané Meirinho, ops, André Meirinho, pensando sempre em diversificar a economia e gerar mais oportunidades de emprego na Dubai Brasileira. O edil é autor da Lei de Inovação, Ciência, Tecnologia e Cidade Inteligente, e também deu uma grande força na alteração da lei da doação dos terrenos para que a Udesc pudesse implantar o Núcleo de Inovação.

 

Taquarinhas

A ida de Meirinho a Brasília rendeu mais boas notícias para a Maravilha do Atlântico. Com as bênçãos do todo-poderoso do PP, Esperidião Amin, o vereador de BC também conversou com a Caixa Econômica para tentar resolver o imbróglio dos terrenos da praia de Taquarinhas.

Parque Taquarinhas Caixa

Meirinho sugeriu que o banco disponibilize ao município ou estado os terrenos na praia (que atualmente são propriedade da Caixa) e, em contrapartida, o local passasse a se chamar por exemplo “Parque Taquarinhas Caixa”, através de patrocínio de naming rights. Tipo o que fazem com os estádios de futebol. Se der certo, será um golaço.

Quadra da discórdia

Uma quadra de padel (espécie de tênis com grades e vidros em volta) instalada na areia da praia tá causando discórdia na Dubai Brasileira. Bancada por uma grande empresa de investimentos, a cancha pra rapaziada jogar digrátis e que tava fazendo o maior sucesso foi denunciada por um atleta birrento que não estava conseguindo furar a fila pra jogar com seus chegados.

De fora

A renovação pra permanência da quadra, que estava em análise pela prefa da Dubai Brasileira, teria sido brecada em razão da denúncia. Mas pra tudo ficar bem a empresa teria chamado o aspirante a Guga Kuerten revoltadinho pra bater uma bolinha na quadra. Foi daí que alguém teve a ideia de calar o bico do neném mimado convidando ele e seus parças pra jogar na areia mais alargada do sul do mundo.

Na caruda

O denunciante ficou todo prosa jogando com a tchurma, sem saber que geral já tava sabendo que ele havia denunciado a quadra e trabalhava pro divertimento da rapaziada morrer na casca. O problema é que agora tá com fama de vendido e neném mimado no meio dos praticantes do padel. Trocou a indignação por hora e meia de ping pong. Eitcha!

 

Combate à violência nas escolas

O deputado federal Jorge Goetten (PL) teve uma vitória expressiva no combate à violência nas escolas. A câmara dos deputados aprovou os pedidos de urgência para votar as três propostas do Grupo de Trabalho contra Violência nas Escolas, que foi coordenado pelo catarinense.

Sugerido

O colegiado foi sugerido por Goetten após receber em Brasília os familiares das crianças vítimas do ataque terrível à creche de Blumenau, em abril do ano passado. Os textos propõem uma série de medidas.

Prever

Entre as medidas: a criação de uma política nacional de combate à violência escolar – a Prever, a implementação de equipamentos de segurança, como botão do pânico e câmeras de vigilância, e também a contratação de profissionais de saúde mental para as instituições de ensino.

Aceitação 

A votação dos textos finais deve ocorrer dentro das próximas duas semanas. Diante da ampla aceitação dos partidos às medidas, Goetten está confiante que os projetos serão aprovados sem dificuldade. “Dialogamos, ouvimos os familiares e agora apresentamos o resultado do nosso trabalho para prevenir que mais tragédias aconteçam nas escolas brasileiras”, explica.


Comentários:

Luciano Kneip Zucchi

05/03/2024 09:52

Competente Reitor da nossa querida Univali. E ainda tem bom gosto musical, adora o Kleiton e Kledir, pode pedir mais? Prof. Dr. Luciano Zucchi.

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

Leia mais

JotaCê

Almoço com Peeter e FO

JotaCê

Bate-papo com quem manda

JotaCê

O preferido

JotaCê

Peeter conquistou Bolsonaro?

JotaCê

Anna reclama que Robison é molenga

JotaCê

Novidade na equipe Liba

JotaCê

Melhor o Rubens, diz pai Atanásio

JotaCê

Festa de candidato em local proibido?

JotaCê

Osmar Teixeira com chefões do PSD

JotaCê

Univali nos States

JotaCê

Traição e apoio à oposição

JotaCê

Duas noivas para um só marido

JotaCê

Coronel Pavan tem novo aliado deputado

JotaCê

Anna diz que não será candidata a prefeita

JotaCê

Fabrício Paraguaio?

JotaCê

PL pode jogar Fabinho “no colo” do PSD

JotaCê

Cassação à vista

JotaCê

Tem traíra no paço

JotaCê

Periquito em Camboriu?

JotaCê

Bolsonaro deu aval pra Fabrício escolher o nome em BC



Blogs

A bordo do esporte

Guilherme Emina celebra título da Superliga: “Realização de um sonho”

Blog da Jackie

Diária free

Blog do JC

MDB faz desagravo pela filiação do Renato Cruz

Blog da Ale Francoise

Sintomas de Dengue hemorrágica

Blog do Ton

Amitti Móveis inaugura loja em Balneário Camboriú

Gente & Notícia

Warung reabre famoso pistão, destruído por incêndio, com Vintage Culture em março

Blog Doutor Multas

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Entrevistão

Entrevistão Peeter Grando

“Balneário Camboriú não precisa de ruptura, mas de uma continuidade”

Juliana Pavan

"Ter o sobrenome Pavan traz uma responsabilidade muito grande”

Entrevistão Ana Paula Lima

"O presidente Lula vem quando atracar o primeiro navio no porto”

Carlos Chiodini

"Independentemente de governo, de ideologia política, nós temos que colocar o porto para funcionar”

TV DIARINHO




Especiais

NA ESTRADA

Melhor hotel do mundo fica em Gramado e vai abrir, também, em Balneário Camboriú

NA ESTRADA COM O DIARINHO

6 lugares imperdíveis para comprinhas, comida boa e diversão em Miami

Elcio Kuhnen

"Camboriú vive uma nova realidade"

140 anos

Cinco curiosidades sobre Camboriú

CAMBORIÚ

R$ 300 milhões vão garantir a criação de sistema de esgoto inédito 



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯








MAILING LIST

Cadastre-se aqui para receber notícias do DIARINHO por e-mail

Jornal Diarinho© 2024 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação