Colunas


JotaCê

Por Coluna do JC -

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Querida leitora Valentina


Bebericando um café com a leitora do DIARINHO em BC, a querida Valentina, que aos 92 anos transborda alegria, toca acordeon e joga bocha. Só posso agradecer o prazer da companhia 

Bebericando um café com a leitora do DIARINHO em BC, a querida Valentina, que aos 92 anos transborda alegria, toca acordeon e joga bocha. Só posso agradecer o prazer da companhia 

 

Bora virar assinante para ler essa e todas as notícias do portal DIARINHO? Usuários cadastrados têm direito a 10 notícias grátis.


Esqueci minha senha




Se você ainda não é cadastrado, faça seu cadastro agora!


 







 





 

2024 começou!

Há quem afirme que o ano só começa após o Carnaval. Então, vamos começar o ano que promete muitas emoções no campo da política e, porque não dizer, na vida das pessoas. Porque a política impacta a vida de todos, mesmo daqueles que acreditam que não. E este ano teremos, em outubro próximo, as eleições municipais, quando vamos eleger ou reeleger prefeitos e vereadores.

Gororoba do JC

E, além das eleições, a Gororoba do JC chega à sua 16ª edição. Oportunidade de todos nós nos encontrarmos pra brindar a vida e conversarmos em torno de uma mesa, colocando de lado nossas diferenças. Isso que é o bom da vida, cada um pensar de uma forma e, nem por isso, termos que pregar o ódio. O que precisamos não é guerra, e sim mais diálogo.

Não é uma ilha

Cada pessoa não é uma ilha. Cada pessoa tem uma percepção de mundo e não apenas torce, mas almeja que o que acredita seja colocado em prática e na pauta de quem vai votar em outubro. Que possamos, dentro do espírito democrático, divergir, argumentar, defender quem acreditamos que possa nos representar, sem que pra isso viremos inimigos.

Duas décadas

O colunista completa em julho deste ano duas décadas no jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. São 20 anos informando e dando a minha opinião sem ser o dono da verdade e sem ter essa pretensão.

Obrigado!

Ao longo destes anos acertei e errei, muitas vezes, infelizmente. Por fim, a palavra que mais gosto de pronunciar é OBRIGADO! Agradecer a todos que ao longo destes anos brindaram o espaço, elogiando ou criticando. Vamos em frente: 2024 nos espera!

Depois da tempestade

Relatório do Ima de sexta-feira dava sete pontos próprios para banho dos 10 analisados na praia Central de Balneário Camboriú. O relatório da Emasa dava os 10 pontos próprios. Segundo sabichões, a diferença entre o resultado do Ima e da Emasa se dá porque a Emasa não faz coleta para testar balneabilidade quando chove.

De qualquer jeito

Já o Ima faz faça sol ou chuva. O próprio relatório do Ima diz que há alteração das condições de balneabilidade até 48 horas depois de chuvas fortes e não aconselha banho nessas condições. Mas, ao que parece, eles mesmos cagam pro que dizem. Vai entender.

O sabichão ambiental Gil Koeddermann tomou banho de mar todos os dias do Carnaval e declarou que a praia da Dubai Maravilha tá limpinha. (Foto: Divulgação)

 

O importante

O importante dos últimos resultados de balneabilidade, que mostram melhora na praia Central, é que eles comprovam por A mais B a influência da chuva nas medições e também a influência da ausência de saneamento na terra do tiro e da pedrada, Camboriú, que joga esgoto in natura no rio Camboriú, prejudicando a imagem da Capital Catarinense do Turismo, que faz sua parte e só se ferra.

Outra

Esses resultados ruins de balneabilidade quando chove muito, e olha que só choveu de novembro do ano passado até meados de janeiro, são usados por políticos de oposição da Dubai brasileira para fazer proselitismo político, divulgando vídeos e mais vídeos que ganham o Brasil dizendo que Balneário Camboriú é uma latrina. E tudo por culpa do governo de Balneário Camboriú. É muita canalhice, ou não é? Ou estou errado?

Nomes aos bois

Os vereadores Lucas Esgotado, ops, Gotardo, Mané Meirinho, ops, André (PP), e Juju Fakenews, ops, Juliana Pavan (PSDB), fazem de tudo para tirar proveito político das condições adversas de balneabilidade que ocorrem por haver zero saneamento na vizinha Camboriú, condição que compromete a balneabilidade da praia Central quando chove muito. Deveriam se envergonhar, mas claro que não vão. Por que não?

Explicação

Observadores da política da Dubai brasileira arriscam uma opinião: tire dos três vereadores de oposição o discurso falso de que a balneabilidade negativa é culpa da prefeitura e o que sobra deles? Não sobra nada. Porque não têm projetos, não têm nada de bom pra mostrar, nada de produtivo. Só mentiras e manipulação. Será? Ai qui dor!!!

Atravessadas no samba do PL

Nem tudo foram flores e afagos entre o parlamento e o executivo estadual na primeira semana pré-carnavalesca de trabalhos na Assembleia Legislativa da Santa, Calorenta, Carnavalesca & Bela Catarina.

As pré-candidatas a prefeita de Florianópolis, Ideli Salvatti (PT), e de Penha, Janete Krueger (PSB), se encontraram na passarela do samba na capital manezinha (Foto: Mauricio dos Santos)

 

Berlanda berrou

Em plena sessão de trabalhos, no dia seguinte à visita  do governador Jorginho Mello (PL) e sua tradicional mensagem de início de ano legislativo, o deputado Nilso Berlanda (PL) reclamou do colega Maurício Eskudlark (PL) pelo não cumprimento do acordo para dividir o mandato de vice-presidente da casa.

Acordo...

“Na eleição da Mesa Diretora, o PL apresentou dois candidatos para vice: Maurício e este deputado. Depois de muitas conversas, e na presença de diversos colegas, ficou acordada a divisão do mandato. Ficaria no primeiro ano o deputado Maurício, que renunciaria na data de hoje, para que este deputado concluísse o mandato”, discursou Berlanda, em alto e bom som no plenário.

Cara de paisagem

Eskudlark e os demais deputados ouviram com atenção. Mas nada além disso, nenhuma resposta. O clima, obviamente, parece não estar nada bom entre os dois deputados liberais e a novela pode ter novos capítulos durante o ano. Resta saber se o governador, como presidente estadual do PL, resolverá a pendenga ou colocará panos quentes para ir cozinhando em fogo brando a dissidência.

Internação involuntária

Falando em liberais, o intisicado e bocudo Ivan Naatz (PL) retomou a sua verdadeira cruzada que vem defendendo desde o ano de 2021 com o projeto de lei de internação involuntária de moradores de rua – dependentes de drogas, bebidas alcoólicas e etc e tal.

Agilização

Diante do aumento dos casos de violência e crimes neste meio, incluindo a capital manezinha e região litorânea por aqui, além do Vale do Itajaí como um todo, o parlamentar pediu agilidade ao seu projeto que andava meio empacado, e conseguiu.

Audiência pública

Na semana que passou, a Comissão de Prevenção e Combate às Drogas da leleia aprovou por unanimidade a realização de uma audiência pública sobre o tema em data e local a serem marcados nas próximas semanas. Também a Comissão de Finanças e Tributação aprovou mais uma etapa do projeto que já havia passado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Floripa e São José

A matéria vai agora para análise da Comissão de Saúde. “Trata-se de um debate que não pode mais ser adiado pela sociedade e pelo parlamento, afirmou o intisicado e bocudo Naatz, acrescentando que as prefas de Florianópolis e de São José também já encaminharam projetos de lei neste sentido para análise de suas respectivas câmaras municipais.

 

Internação compulsória

A prefeita da capital do ultraleve, a bonitona Nilza Simas (sem partido), também tá na pegada e avisou que após um morador de rua ter pego um pedaço de pau e acertado a cabeça de um vigia de uma construtora, a situação em Itapema passou dos limites.

Não aceita

A prefeita teria elencado que toda a estrutura do município está à disposição dos moradores de rua, que oferece clínica pra tratamento, passagens pra quem deseja voltar ao seu local de origem, entre outras ações, mas segundo a prefeita, grande parte de quem está na rua não aceita.

Projeto

Com o fato do morador de rua (caso de polícia, com certeza) ter agredido um trabalhador, a prefeita Nilza chamou o jurídico da prefa e vão encaminhar ao legislativo um projeto onde se prevê a internação compulsória de moradores de rua.

Assistência social

A internação compulsória de uma pessoa é determinada por um juiz depois que um pedido formal é feito por um médico atestando que o indivíduo não tem domínio sobre a própria condição psicológica. Lógico que cada caso é um caso, redundantemente falando. Morador de rua é caso de assistência social.

Caso de polícia

Quem comete um crime é caso de polícia. Se isso for o intuito e respeitado, não existe problema nenhum. O problema é quando governantes pretendem com tal medida fazer uma “higienização social” na cidade. Não estou escrevinhando que esse é o caso da prefeita Nilza e nem do deputado Naatz, mas tem gestor por aí que tem essa pretensão ou usa do poder público pra isso... Ou não?

Impossível virou realidade

A atracação de dois navios de cruzeiro na Maravilha do Atlântico coroam o sonho visionário do saudoso Julio Tedesco, quando ergueu o Parque Unipraias, a Marina e o Atracadouro Barra Sul. O evento dos baitas navios atracados com milhares de turistas foi prestigiado pelo governador Jorginho Mello (PL), secretário estadual de Turismo, Evandro Neiva, e pelo prefeito pop star Fabrício Oliveira (PL).

Gil praieiro

O advogado, ex-vereador e consultor ambiental sabichão Gil Koeddermann afirmou ao socadinho escriba que neste Carnaval, sendo morador e nascido na Barra Sul na Dubai Maravilha, tomou banho de mar todos os dias.

Salgada, tá limpa

E é a prova de que a praia tá limpinha. Gil lembra do seu saudoso pai que sempre dizia que “quando a água do mar estiver bem salgada, ela está limpa”. “E te confesso que estava bem salgada, de arder os olhos”, diz Gil.

Após a chuva...

O Gil afirma, com relação à balneabilidade, que tanto as análises da Emasa quanto do Instituto de Meio Ambiente do Estado (Ima) estão corretas, mas são feitas com metodologias diferentes. “Meu pai também nunca deixava a gente entrar na água do mar depois de uma chuva”, relembra Gil, do alto dos seus 62 anos de praieiro.

Janete e Ideli

Pré-candidatas às prefas de Penha e Florianópolis, respectivamente, a arquiteta e professora Janete Krueger (PSB) e a ex-senadora e ex-ministra Ideli Salvatti (PT) marcaram presença no camarote oficial dos desfiles no Carnaval da capital manezinha. Janete e Ideli aproveitaram para conversar sobre a importância de candidaturas femininas ao poder executivo.

Democráticos, inclusivos e populares

Ideli acompanhou o picolé de chuchu, digo, vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), na palestra dele na Fiesc, há poucos dias na capital catarinense. A ex-ministra de Dilma Rousseff (PT) defende que os governos municipais sejam mais democráticos, inclusivos e populares.

Mulheres da mudança

Janete, que é especialista em cidades inovadoras e ministra aulas de Economia Criativa em nível nacional, disse a Ideli que quer ver Penha administrada por uma frente ampla democrática. “Penha e Florianópolis precisam se abrir para a inclusão e economia criativa. Somos as mulheres da mudança”, afirma Janete.

Ideli quer apoio de Lula

Ideli busca ser o nome apoiado pelo presidente Lula e seu nome figura como protagonista feminina na oposição capaz de alterar os rumos de Florianópolis em um segundo turno, graças à articulação e legado federal.


Comentários:

Luciano Kneip Zucchi

02/03/2024 22:43

Parabéns a essa moça, sabe viver, saúde, paz e alegria, é tudo que precisamos. Prof Dr. Luciano Zucchi.

juarez rezende araujo

14/02/2024 16:16

Moradores antigos de BC sempre afirmam que a balneabilidade das águas da praia central em geral eram boas.O que provoca a poluição foi a ampliaçao da praia e o natural aumento de pessoas nelas.Onde tem ser humano tem muita poluição .O prefeito Satiro ao alargar a praia devia também aumentar a sustentabilidade dela.O Prefeito de Camboriu deu uma entrevista na Rádio Menina afirmando que vão fazer o esgotamento sanitário.O Diarinho podia fazer uma materia sobre isto com o DR JALECO.

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

Leia mais

JotaCê

Festa de candidato em local proibido?

JotaCê

Osmar Teixeira com chefões do PSD

JotaCê

Univali nos States

JotaCê

Traição e apoio à oposição

JotaCê

Duas noivas para um só marido

JotaCê

Coronel Pavan tem novo aliado deputado

JotaCê

Anna diz que não será candidata a prefeita

JotaCê

Fabrício Paraguaio?

JotaCê

PL pode jogar Fabinho “no colo” do PSD

JotaCê

Cassação à vista

JotaCê

Tem traíra no paço

JotaCê

Periquito em Camboriu?

JotaCê

Bolsonaro deu aval pra Fabrício escolher o nome em BC

JotaCê

Ana Paula visita o Marieta

JotaCê

Lapa e Chiodini?

JotaCê

Clima hostil no PL acende alerta no partido

JotaCê

Love de Hang por Bolsonaro esfriou

JotaCê

Celulares na mira

JotaCê

Professora tá entrando na política

JotaCê

Novidades no porto



Blogs

A bordo do esporte

Liga esportiva estudantil desembarca no Paraná

Blog do JC

PSB, PT, PCdoB e PV pexêros, juntos

Blog da Ale Francoise

Cuidado com os olhos

Blog da Jackie

Catarinense na capa da Vogue

Blog do Ton

Amitti Móveis inaugura loja em Balneário Camboriú

Gente & Notícia

Warung reabre famoso pistão, destruído por incêndio, com Vintage Culture em março

Blog Doutor Multas

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Entrevistão

Juliana Pavan

"Ter o sobrenome Pavan traz uma responsabilidade muito grande”

Entrevistão Ana Paula Lima

"O presidente Lula vem quando atracar o primeiro navio no porto”

Carlos Chiodini

"Independentemente de governo, de ideologia política, nós temos que colocar o porto para funcionar”

Osmar Teixeira

"A gestão está paralisada. O cenário de Itajaí é grave. Desde a paralisação do Porto até a folha sulfite que falta na unidade de ensino”

TV DIARINHO

O representante catarinense na Nascar Brasil, Jeff Giassi, sofreu o primeiro acidente da carreira, mas ...




Especiais

NA ESTRADA

Melhor hotel do mundo fica em Gramado e vai abrir, também, em Balneário Camboriú

NA ESTRADA COM O DIARINHO

6 lugares imperdíveis para comprinhas, comida boa e diversão em Miami

Elcio Kuhnen

"Camboriú vive uma nova realidade"

140 anos

Cinco curiosidades sobre Camboriú

CAMBORIÚ

R$ 300 milhões vão garantir a criação de sistema de esgoto inédito 



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯








MAILING LIST

Cadastre-se aqui para receber notícias do DIARINHO por e-mail

Jornal Diarinho© 2024 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação