Colunas


JotaCê

Por Coluna do JC -

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Querida leitora Valentina


Bebericando um café com a leitora do DIARINHO em BC, a querida Valentina, que aos 92 anos transborda alegria, toca acordeon e joga bocha. Só posso agradecer o prazer da companhia 

Bebericando um café com a leitora do DIARINHO em BC, a querida Valentina, que aos 92 anos transborda alegria, toca acordeon e joga bocha. Só posso agradecer o prazer da companhia 

 

Já possui cadastro? Faça seu login aqui.

OU

Quer continuar lendo essa e outras notícias na faixa?
Faça seu cadastro agora mesmo e tenha acesso a
10 notícias gratuitas por mês.

Cadastre-se aqui



Bora ler todas as notícias e ainda compartilhar
as melhores matérias com sua família e amigos?

Assine agora mesmo!


 

2024 começou!

Há quem afirme que o ano só começa após o Carnaval. Então, vamos começar o ano que promete muitas emoções no campo da política e, porque não dizer, na vida das pessoas. Porque a política impacta a vida de todos, mesmo daqueles que acreditam que não. E este ano teremos, em outubro próximo, as eleições municipais, quando vamos eleger ou reeleger prefeitos e vereadores.

Gororoba do JC

E, além das eleições, a Gororoba do JC chega à sua 16ª edição. Oportunidade de todos nós nos encontrarmos pra brindar a vida e conversarmos em torno de uma mesa, colocando de lado nossas diferenças. Isso que é o bom da vida, cada um pensar de uma forma e, nem por isso, termos que pregar o ódio. O que precisamos não é guerra, e sim mais diálogo.

Não é uma ilha

Cada pessoa não é uma ilha. Cada pessoa tem uma percepção de mundo e não apenas torce, mas almeja que o que acredita seja colocado em prática e na pauta de quem vai votar em outubro. Que possamos, dentro do espírito democrático, divergir, argumentar, defender quem acreditamos que possa nos representar, sem que pra isso viremos inimigos.

Duas décadas

O colunista completa em julho deste ano duas décadas no jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. São 20 anos informando e dando a minha opinião sem ser o dono da verdade e sem ter essa pretensão.

Obrigado!

Ao longo destes anos acertei e errei, muitas vezes, infelizmente. Por fim, a palavra que mais gosto de pronunciar é OBRIGADO! Agradecer a todos que ao longo destes anos brindaram o espaço, elogiando ou criticando. Vamos em frente: 2024 nos espera!

Depois da tempestade

Relatório do Ima de sexta-feira dava sete pontos próprios para banho dos 10 analisados na praia Central de Balneário Camboriú. O relatório da Emasa dava os 10 pontos próprios. Segundo sabichões, a diferença entre o resultado do Ima e da Emasa se dá porque a Emasa não faz coleta para testar balneabilidade quando chove.

De qualquer jeito

Já o Ima faz faça sol ou chuva. O próprio relatório do Ima diz que há alteração das condições de balneabilidade até 48 horas depois de chuvas fortes e não aconselha banho nessas condições. Mas, ao que parece, eles mesmos cagam pro que dizem. Vai entender.

O sabichão ambiental Gil Koeddermann tomou banho de mar todos os dias do Carnaval e declarou que a praia da Dubai Maravilha tá limpinha. (Foto: Divulgação)

 

O importante

O importante dos últimos resultados de balneabilidade, que mostram melhora na praia Central, é que eles comprovam por A mais B a influência da chuva nas medições e também a influência da ausência de saneamento na terra do tiro e da pedrada, Camboriú, que joga esgoto in natura no rio Camboriú, prejudicando a imagem da Capital Catarinense do Turismo, que faz sua parte e só se ferra.

Outra

Esses resultados ruins de balneabilidade quando chove muito, e olha que só choveu de novembro do ano passado até meados de janeiro, são usados por políticos de oposição da Dubai brasileira para fazer proselitismo político, divulgando vídeos e mais vídeos que ganham o Brasil dizendo que Balneário Camboriú é uma latrina. E tudo por culpa do governo de Balneário Camboriú. É muita canalhice, ou não é? Ou estou errado?

Nomes aos bois

Os vereadores Lucas Esgotado, ops, Gotardo, Mané Meirinho, ops, André (PP), e Juju Fakenews, ops, Juliana Pavan (PSDB), fazem de tudo para tirar proveito político das condições adversas de balneabilidade que ocorrem por haver zero saneamento na vizinha Camboriú, condição que compromete a balneabilidade da praia Central quando chove muito. Deveriam se envergonhar, mas claro que não vão. Por que não?

Explicação

Observadores da política da Dubai brasileira arriscam uma opinião: tire dos três vereadores de oposição o discurso falso de que a balneabilidade negativa é culpa da prefeitura e o que sobra deles? Não sobra nada. Porque não têm projetos, não têm nada de bom pra mostrar, nada de produtivo. Só mentiras e manipulação. Será? Ai qui dor!!!

Atravessadas no samba do PL

Nem tudo foram flores e afagos entre o parlamento e o executivo estadual na primeira semana pré-carnavalesca de trabalhos na Assembleia Legislativa da Santa, Calorenta, Carnavalesca & Bela Catarina.

As pré-candidatas a prefeita de Florianópolis, Ideli Salvatti (PT), e de Penha, Janete Krueger (PSB), se encontraram na passarela do samba na capital manezinha (Foto: Mauricio dos Santos)

 

Berlanda berrou

Em plena sessão de trabalhos, no dia seguinte à visita  do governador Jorginho Mello (PL) e sua tradicional mensagem de início de ano legislativo, o deputado Nilso Berlanda (PL) reclamou do colega Maurício Eskudlark (PL) pelo não cumprimento do acordo para dividir o mandato de vice-presidente da casa.

Acordo...

“Na eleição da Mesa Diretora, o PL apresentou dois candidatos para vice: Maurício e este deputado. Depois de muitas conversas, e na presença de diversos colegas, ficou acordada a divisão do mandato. Ficaria no primeiro ano o deputado Maurício, que renunciaria na data de hoje, para que este deputado concluísse o mandato”, discursou Berlanda, em alto e bom som no plenário.

Cara de paisagem

Eskudlark e os demais deputados ouviram com atenção. Mas nada além disso, nenhuma resposta. O clima, obviamente, parece não estar nada bom entre os dois deputados liberais e a novela pode ter novos capítulos durante o ano. Resta saber se o governador, como presidente estadual do PL, resolverá a pendenga ou colocará panos quentes para ir cozinhando em fogo brando a dissidência.

Internação involuntária

Falando em liberais, o intisicado e bocudo Ivan Naatz (PL) retomou a sua verdadeira cruzada que vem defendendo desde o ano de 2021 com o projeto de lei de internação involuntária de moradores de rua – dependentes de drogas, bebidas alcoólicas e etc e tal.

Agilização

Diante do aumento dos casos de violência e crimes neste meio, incluindo a capital manezinha e região litorânea por aqui, além do Vale do Itajaí como um todo, o parlamentar pediu agilidade ao seu projeto que andava meio empacado, e conseguiu.

Audiência pública

Na semana que passou, a Comissão de Prevenção e Combate às Drogas da leleia aprovou por unanimidade a realização de uma audiência pública sobre o tema em data e local a serem marcados nas próximas semanas. Também a Comissão de Finanças e Tributação aprovou mais uma etapa do projeto que já havia passado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Floripa e São José

A matéria vai agora para análise da Comissão de Saúde. “Trata-se de um debate que não pode mais ser adiado pela sociedade e pelo parlamento, afirmou o intisicado e bocudo Naatz, acrescentando que as prefas de Florianópolis e de São José também já encaminharam projetos de lei neste sentido para análise de suas respectivas câmaras municipais.

 

Internação compulsória

A prefeita da capital do ultraleve, a bonitona Nilza Simas (sem partido), também tá na pegada e avisou que após um morador de rua ter pego um pedaço de pau e acertado a cabeça de um vigia de uma construtora, a situação em Itapema passou dos limites.

Não aceita

A prefeita teria elencado que toda a estrutura do município está à disposição dos moradores de rua, que oferece clínica pra tratamento, passagens pra quem deseja voltar ao seu local de origem, entre outras ações, mas segundo a prefeita, grande parte de quem está na rua não aceita.

Projeto

Com o fato do morador de rua (caso de polícia, com certeza) ter agredido um trabalhador, a prefeita Nilza chamou o jurídico da prefa e vão encaminhar ao legislativo um projeto onde se prevê a internação compulsória de moradores de rua.

Assistência social

A internação compulsória de uma pessoa é determinada por um juiz depois que um pedido formal é feito por um médico atestando que o indivíduo não tem domínio sobre a própria condição psicológica. Lógico que cada caso é um caso, redundantemente falando. Morador de rua é caso de assistência social.

Caso de polícia

Quem comete um crime é caso de polícia. Se isso for o intuito e respeitado, não existe problema nenhum. O problema é quando governantes pretendem com tal medida fazer uma “higienização social” na cidade. Não estou escrevinhando que esse é o caso da prefeita Nilza e nem do deputado Naatz, mas tem gestor por aí que tem essa pretensão ou usa do poder público pra isso... Ou não?

Impossível virou realidade

A atracação de dois navios de cruzeiro na Maravilha do Atlântico coroam o sonho visionário do saudoso Julio Tedesco, quando ergueu o Parque Unipraias, a Marina e o Atracadouro Barra Sul. O evento dos baitas navios atracados com milhares de turistas foi prestigiado pelo governador Jorginho Mello (PL), secretário estadual de Turismo, Evandro Neiva, e pelo prefeito pop star Fabrício Oliveira (PL).

Gil praieiro

O advogado, ex-vereador e consultor ambiental sabichão Gil Koeddermann afirmou ao socadinho escriba que neste Carnaval, sendo morador e nascido na Barra Sul na Dubai Maravilha, tomou banho de mar todos os dias.

Salgada, tá limpa

E é a prova de que a praia tá limpinha. Gil lembra do seu saudoso pai que sempre dizia que “quando a água do mar estiver bem salgada, ela está limpa”. “E te confesso que estava bem salgada, de arder os olhos”, diz Gil.

Após a chuva...

O Gil afirma, com relação à balneabilidade, que tanto as análises da Emasa quanto do Instituto de Meio Ambiente do Estado (Ima) estão corretas, mas são feitas com metodologias diferentes. “Meu pai também nunca deixava a gente entrar na água do mar depois de uma chuva”, relembra Gil, do alto dos seus 62 anos de praieiro.

Janete e Ideli

Pré-candidatas às prefas de Penha e Florianópolis, respectivamente, a arquiteta e professora Janete Krueger (PSB) e a ex-senadora e ex-ministra Ideli Salvatti (PT) marcaram presença no camarote oficial dos desfiles no Carnaval da capital manezinha. Janete e Ideli aproveitaram para conversar sobre a importância de candidaturas femininas ao poder executivo.

Democráticos, inclusivos e populares

Ideli acompanhou o picolé de chuchu, digo, vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), na palestra dele na Fiesc, há poucos dias na capital catarinense. A ex-ministra de Dilma Rousseff (PT) defende que os governos municipais sejam mais democráticos, inclusivos e populares.

Mulheres da mudança

Janete, que é especialista em cidades inovadoras e ministra aulas de Economia Criativa em nível nacional, disse a Ideli que quer ver Penha administrada por uma frente ampla democrática. “Penha e Florianópolis precisam se abrir para a inclusão e economia criativa. Somos as mulheres da mudança”, afirma Janete.

Ideli quer apoio de Lula

Ideli busca ser o nome apoiado pelo presidente Lula e seu nome figura como protagonista feminina na oposição capaz de alterar os rumos de Florianópolis em um segundo turno, graças à articulação e legado federal.


Comentários:

Luciano Kneip Zucchi

02/03/2024 22:43

Parabéns a essa moça, sabe viver, saúde, paz e alegria, é tudo que precisamos. Prof Dr. Luciano Zucchi.

juarez rezende araujo

14/02/2024 16:16

Moradores antigos de BC sempre afirmam que a balneabilidade das águas da praia central em geral eram boas.O que provoca a poluição foi a ampliaçao da praia e o natural aumento de pessoas nelas.Onde tem ser humano tem muita poluição .O prefeito Satiro ao alargar a praia devia também aumentar a sustentabilidade dela.O Prefeito de Camboriu deu uma entrevista na Rádio Menina afirmando que vão fazer o esgotamento sanitário.O Diarinho podia fazer uma materia sobre isto com o DR JALECO.

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

Leia mais

JotaCê

Almoço com Peeter e FO

JotaCê

Bate-papo com quem manda

JotaCê

O preferido

JotaCê

Peeter conquistou Bolsonaro?

JotaCê

Anna reclama que Robison é molenga

JotaCê

Novidade na equipe Liba

JotaCê

Melhor o Rubens, diz pai Atanásio

JotaCê

Festa de candidato em local proibido?

JotaCê

Osmar Teixeira com chefões do PSD

JotaCê

Univali nos States

JotaCê

Traição e apoio à oposição

JotaCê

Duas noivas para um só marido

JotaCê

Coronel Pavan tem novo aliado deputado

JotaCê

Anna diz que não será candidata a prefeita

JotaCê

Fabrício Paraguaio?

JotaCê

PL pode jogar Fabinho “no colo” do PSD

JotaCê

Cassação à vista

JotaCê

Tem traíra no paço

JotaCê

Periquito em Camboriu?

JotaCê

Bolsonaro deu aval pra Fabrício escolher o nome em BC



Blogs

Blog do JC

Emerson diz que tá de boa, na lagoa...

A bordo do esporte

Guilherme Emina celebra título da Superliga: “Realização de um sonho”

Blog da Jackie

Diária free

Blog da Ale Francoise

Sintomas de Dengue hemorrágica

Blog do Ton

Amitti Móveis inaugura loja em Balneário Camboriú

Gente & Notícia

Warung reabre famoso pistão, destruído por incêndio, com Vintage Culture em março

Blog Doutor Multas

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Entrevistão

Entrevistão Peeter Grando

“Balneário Camboriú não precisa de ruptura, mas de uma continuidade”

Juliana Pavan

"Ter o sobrenome Pavan traz uma responsabilidade muito grande”

Entrevistão Ana Paula Lima

"O presidente Lula vem quando atracar o primeiro navio no porto”

Carlos Chiodini

"Independentemente de governo, de ideologia política, nós temos que colocar o porto para funcionar”

TV DIARINHO




Especiais

NA ESTRADA

Melhor hotel do mundo fica em Gramado e vai abrir, também, em Balneário Camboriú

NA ESTRADA COM O DIARINHO

6 lugares imperdíveis para comprinhas, comida boa e diversão em Miami

Elcio Kuhnen

"Camboriú vive uma nova realidade"

140 anos

Cinco curiosidades sobre Camboriú

CAMBORIÚ

R$ 300 milhões vão garantir a criação de sistema de esgoto inédito 



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯








MAILING LIST

Cadastre-se aqui para receber notícias do DIARINHO por e-mail

Jornal Diarinho© 2024 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação