Colunas


Coluna Fato&Comentário

Coluna Fato&Comentário

Edison d´Ávila é itajaiense, Mestre em História e Museólogo, mestre em Cultura Popular e Memória de Santa Catarina. Membro emérito do Instituto Histórico e Geográfico de SC, da Academia Itajaiense de Letras e da Associação de Amigos do Museu Histórico e Arquivo Público de Itajaí. É autor de livros sobre história regional de Santa Catarina

Abonada e insensível


Abonada e insensível

O DIARINHO noticiou, com grande dose de ufania, e conforme contas feitas pelo IBGE com dados de 2021, que Itajaí se tornara a cidade mais rica de Santa Catarina, a terceira da região Sul e a vigésima terceira do Brasil.

A notícia merecia mesmo manchete principal de primeira página do jornal. Afinal, superar nossas coestaduanas Joinville, Blumenau e a Capital, sempre tidas como detentoras de economias mais pujantes, é conquista a comemorar. Além do que, se a riqueza aqui se acumula, é porque todos os itajaienses contribuem com seu trabalho, competência, expertise e capacidade de empreender. É toda gente a empreender e a trabalhar pelo bem comum: trabalhadores, empresários, poder público. Os louros dessa conquista são, portanto, da coletividade.

Mas, há uma relevante razão para esse auspicioso crescimento econômico da cidade,  que não pode ser esquecido. O êxito do trabalho produtivo, da competência operosa, da expertise capacitada e do exitoso empreendedorismo se devem, com certeza,  ao notável  caráter da gente de Itajaí, suas qualidades de acolher, integrar quem aqui chega com vontade de vencer; de construir  uma cidade com perspectivas para todos; de crença na capacidade criativa dos cidadãos/cidadãs operosos.

E isto tudo se deve à cultura constituída por ricas tradições, por memorável história, por hábitos e costumes sãos e úteis. É a cultura aqui construída em mais de dois séculos que fundamenta  esse ganho econômico. Ninguém venceria se a comunidade não tivesse sido  uma bem feita construção histórica ao longo desses 200 anos.

Também não haveria vitoriosos de agora se o espaço geográfico, o meio ambiente e as condições naturais não tivessem oferecido oportunidades de empreender e alcançar  bons resultados. A excelente localização da cidade, o rio e o mar, a beleza das paisagens se constituíram e se constituem num penhor seguro de estímulos e conquistas.

Todavia, esse PIB acumulado não tem contribuído generosamente, para que a cidade tenha outros avanços culturais e de respeito com o meio ambiente. Que notável ação ou obra temos visto por esses anos, de quem empreende aqui, faz-se vitorioso e enriquece, em favor da cultura da gente de Itajaí e da conservação de sua beleza natural? Até agora nada!... Em 2024, a cidade de Itajaí completa 200 anos e não se vê movimento algum de empreendedores e Poder Público.

Decididamente a atual fúria demolidora, a ânsia por edificar e fazer vendas, o descuido com a paisagem natural, que começa a ser irremediavelmente maculada,  não significam ganhos para uma cidade saudável.

Só resta, então, concluir melancolicamente que se tem uma cidade abonada, porém, insensível...


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

O que mais te irrita quando acaba a luz?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

“Marketing” e “força eleitoral”: por que Hugo Motta insistiu na aprovação do PL Antifacção

PL ANTIFACÇÃO

“Marketing” e “força eleitoral”: por que Hugo Motta insistiu na aprovação do PL Antifacção

“Caos climático” pode ser evitado: veja os caminhos indicados pela Ciência

MUNDO

“Caos climático” pode ser evitado: veja os caminhos indicados pela Ciência

Linha de frente da crise climática toma as ruas de Belém

CRISE CLIMÁTICA

Linha de frente da crise climática toma as ruas de Belém

Cúpula dos Povos reúne 20 mil e apresenta agenda popular para a COP30

COP30

Cúpula dos Povos reúne 20 mil e apresenta agenda popular para a COP30

Gigantes das criptomoedas movimentaram bilhões ligados a fraudes, traficantes e hackers

CRIPTOMOEDAS

Gigantes das criptomoedas movimentaram bilhões ligados a fraudes, traficantes e hackers



Colunistas

O gigante na moldura do Atalaia

Clique diário

O gigante na moldura do Atalaia

Coluna Esplanada

O INSS de sempre

Vitória de Carlos Moisés na Justiça Eleitoral

Coluna Acontece SC

Vitória de Carlos Moisés na Justiça Eleitoral

Mitos e verdades sobre impostos

De Olho no Fisco

Mitos e verdades sobre impostos

Semasa alerta sobre falta de água

Charge do Dia

Semasa alerta sobre falta de água




Blogs

O Porto de Itajaí e a política

Blog do Magru

O Porto de Itajaí e a política

Leitura da Bíblia

Blog do JC

Leitura da Bíblia

O Socorro Improvável - Poema

VersoLuz

O Socorro Improvável - Poema

🧠 Névoa Mental: quando o cansaço vira confusão e seu corpo pede atenção

Espaço Saúde

🧠 Névoa Mental: quando o cansaço vira confusão e seu corpo pede atenção






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.