Colunas


Coluna Fato&Comentário

Coluna Fato&Comentário

Edison d´Ávila é itajaiense, Mestre em História e Museólogo, mestre em Cultura Popular e Memória de Santa Catarina. Membro emérito do Instituto Histórico e Geográfico de SC, da Academia Itajaiense de Letras e da Associação de Amigos do Museu Histórico e Arquivo Público de Itajaí. É autor de livros sobre história regional de Santa Catarina

Abonada e insensível


Abonada e insensível

O DIARINHO noticiou, com grande dose de ufania, e conforme contas feitas pelo IBGE com dados de 2021, que Itajaí se tornara a cidade mais rica de Santa Catarina, a terceira da região Sul e a vigésima terceira do Brasil.

A notícia merecia mesmo manchete principal de primeira página do jornal. Afinal, superar nossas coestaduanas Joinville, Blumenau e a Capital, sempre tidas como detentoras de economias mais pujantes, é conquista a comemorar. Além do que, se a riqueza aqui se acumula, é porque todos os itajaienses contribuem com seu trabalho, competência, expertise e capacidade de empreender. É toda gente a empreender e a trabalhar pelo bem comum: trabalhadores, empresários, poder público. Os louros dessa conquista são, portanto, da coletividade.

Mas, há uma relevante razão para esse auspicioso crescimento econômico da cidade,  que não pode ser esquecido. O êxito do trabalho produtivo, da competência operosa, da expertise capacitada e do exitoso empreendedorismo se devem, com certeza,  ao notável  caráter da gente de Itajaí, suas qualidades de acolher, integrar quem aqui chega com vontade de vencer; de construir  uma cidade com perspectivas para todos; de crença na capacidade criativa dos cidadãos/cidadãs operosos.

E isto tudo se deve à cultura constituída por ricas tradições, por memorável história, por hábitos e costumes sãos e úteis. É a cultura aqui construída em mais de dois séculos que fundamenta  esse ganho econômico. Ninguém venceria se a comunidade não tivesse sido  uma bem feita construção histórica ao longo desses 200 anos.

Também não haveria vitoriosos de agora se o espaço geográfico, o meio ambiente e as condições naturais não tivessem oferecido oportunidades de empreender e alcançar  bons resultados. A excelente localização da cidade, o rio e o mar, a beleza das paisagens se constituíram e se constituem num penhor seguro de estímulos e conquistas.

Todavia, esse PIB acumulado não tem contribuído generosamente, para que a cidade tenha outros avanços culturais e de respeito com o meio ambiente. Que notável ação ou obra temos visto por esses anos, de quem empreende aqui, faz-se vitorioso e enriquece, em favor da cultura da gente de Itajaí e da conservação de sua beleza natural? Até agora nada!... Em 2024, a cidade de Itajaí completa 200 anos e não se vê movimento algum de empreendedores e Poder Público.

Decididamente a atual fúria demolidora, a ânsia por edificar e fazer vendas, o descuido com a paisagem natural, que começa a ser irremediavelmente maculada,  não significam ganhos para uma cidade saudável.

Só resta, então, concluir melancolicamente que se tem uma cidade abonada, porém, insensível...


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

O que você acha do carnaval de Itajaí sair do Mercado Público?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Militares apontam grupos armados e pressão migratória como riscos para o Brasil

Venezuela

Militares apontam grupos armados e pressão migratória como riscos para o Brasil

Trump usa imagens de ação na Venezuela para recados políticos e controle narrativo

Venezuela

Trump usa imagens de ação na Venezuela para recados políticos e controle narrativo

Como crise ambiental fez governos e empresas sentarem no banco dos réus

Justiça climática

Como crise ambiental fez governos e empresas sentarem no banco dos réus

A ditadura e o poder civil exibidos ao mundo por "O Agente Secreto"

Além do Globo de Ouro

A ditadura e o poder civil exibidos ao mundo por "O Agente Secreto"

Neste verão, tem maconha argentina queimando legalmente no Brasil

MARIJUANA

Neste verão, tem maconha argentina queimando legalmente no Brasil



Colunistas

MDB prepara saída do governo de SC

Coluna Acontece SC

MDB prepara saída do governo de SC

Coluna Exitus na Política

Coletar as penas de almas penadas

Prefeita é mais macho que muito homem

JotaCê

Prefeita é mais macho que muito homem

Baby Celeste

Jackie Rosa

Baby Celeste

Feminicídio

Charge do Dia

Feminicídio




Blogs

O pacto com o vazio — Alex Honnold

VersoLuz

O pacto com o vazio — Alex Honnold

Rumos do Mandabrasa

Blog do JC

Rumos do Mandabrasa

Emagrecimento não é cortar calorias: é destravar o metabolismo

Espaço Saúde

Emagrecimento não é cortar calorias: é destravar o metabolismo

Gestão humanizada mistura esporte e empreendedorismo

A bordo do esporte

Gestão humanizada mistura esporte e empreendedorismo






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.