Colunas


JotaCê

Por Coluna do JC -

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Bandidos na Fucam


O Gaeco cumpriu mandados de busca e apreensão contra ex-servidores da Fucam de Camboriú. Até alianças foram recebidas como propina… Os tristes devem ter acabado com algum casamento... Oh, raça! (Foto: Ilustrativa)


O Gaeco cumpriu mandados de busca e apreensão contra ex-servidores da Fucam de Camboriú. Até alianças foram recebidas como propina… Os tristes devem ter acabado com algum casamento... Oh, raça! 

 

Bora virar assinante para ler essa e todas as notícias do portal DIARINHO? Usuários cadastrados têm direito a 10 notícias grátis.


Esqueci minha senha




Se você ainda não é cadastrado, faça seu cadastro agora!


 







 





 

Vozes

Perdigueiros atentos ao problema relatado com exclusividade no blog do JC (DIARINHO.net/blog/5) sobre a iminência de uma derrocada no molhe da boca da barra do Porto de Itajaí assopram nos sensíveis ouvidos desse escriba que o problemão é conhecido há muito, mas que nada foi feito, nem por parte da direção do porto, nem pelo seu corpo técnico. Sinal, mais um né, de que não estão nem aí.

Desdém

O Porto de Itajaí demonstra, dessa forma, mais uma vez, a maneira desdenhosa e criminosa com que vem administrando o principal motor da economia de Itajaí e região. Perdigueiros de plantão dizem que reina ali a incompetência do bolsonarismo, que deixou para Itajaí uma herança macabra. O PT também não siscapa, afinal estão no comando faz um ano e não conseguiram nem lançar ainda o edital do arrendamento definitivo...

Há um ano

Este mês de dezembro marca um ano da perda de toda a movimentação de contêiner do Porto de Itajaí devido a barbeiragem bolsonarista da privatização do porto, que não existiu, aliada à incompetência da gestão portuária e à falta de ação de empresários e entidades que viram o Porto de Itajaí indo embora e ficaram pagando para ver. Isso sem contar os políticos da bancada catarinense que só gostam de pauta ideológica, mas trabalhar que é bom mesmo os caras não curtem.

Por Camboriú

O presidente do Camboriú Futebol Clube e pré-candidato a prefeito da capital da pedrada e ex-do tiro ao vereador, Renato Cruz, em contato com o colunista, diz que todos os vereadores do PL e alguns que devem vir para a sigla votaram favoráveis ao projeto do Finisa.

Junto com Elcio

Renato também lembrou que o partido faz parte da base do governo e nunca se cogitou votar contrário ao projeto, além de declarar que o PL é parceiro do prefeito Elcio Bisturi Kuhnen (MDB). Renato diz que votaram por Camboriú.

Vereadora pega na corda 

Vereadora de Piçarras enalteceu a iluminação de Natal da cidade, mas lembrou que existe um decreto do prefeito Tiago Baltt (MDB) cortando gastos que, inclusive, fechou as portas da administração pública, com atendimento só no período da tarde. Assista ao vídeo na coluna no DIARINHO.net/colunista/1.

Lá em cima

A parlamentar disse que, mesmo assim, a licitação de Natal da ex-capital do Jet Sky é da ordem de quase um milhão e quatrocentos mil, sendo que na cidade vizinha, Barra Velha, é de menos da metade desse valor. Sendo que, segundo a vereadora emplumada, os itens são praticamente os mesmos nos dois municípios. Ou seja, nas entrelinhas disse que estava superfaturada. Ou não falou?

Escabroso

Se o leitor da coluna não leu, vale a pena acessar o site do jornal que todo mundo lê, até quem diz que não, o DIARINHO.net, e lá vai poder entender todo o caso escabroso que envolve o vereador preso e afastado do mandato, Fábio Negão (PL). Os áudios medonhos que envolvem o parlamentar acusado de rachadinha estão lá.

Não quis assinar

A representação no Partido Liberal pedindo a expulsão do vereador Fábio Negão, assinada pela advogada Liliane Fontenelle, a Dra. Pix, começou a ter seguimento. O vereador Fábio Negão teria se recusado a assinar a notificação, o que deve ser feito através do Cartório Heusi, que tem fé pública. A partir da notificação o parlamentar terá 48 horas pra se defender.

Em cima

O que a coluna já havia comentado acabou ocorrendo: o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) cumpriu ordens de busca e apreensão na capital da pedrada e ex-do tiro ao vereador, Camboriú, relacionado a ex-servidores da Fundação de Meio Ambiente (Fucam) acusados de corrupção em tratativas ligadas ao órgão.

Alianças

O Gaeco não bateu na Fucam e a prefa em nota disse que colabora com as autoridades. A corrupção era tão escrachada que ia de pix depositado direto na conta até alianças de ouro... Acabaram com algum casamento, os sacripantas.

Gosta

Interessante que a ex-prefeita loirosa Luzia Coppi (PSDB), apoiadora oficial do pré-candidato a prefeito, o ex-tudo Leonel Pavan (PSD), postou uma carinha esquisita em um grupo ao visualizar notícia do fato. Parece que Luzia adora notícia do Gaeco...

Sumiu

Só precisa cuidar porque, segundo os linguarudos, o oficial de Justiça tá atrás dela em tudo quanto é lugar. Já foram atrás da Luzia no Rio Grande do Sul, Camboriú, Itapema e nada... Vão encontrar em grupos de zapzap... Ai, ai, ai qui dor!

Passou vergonha...

...sozinho. Ainda repercute em Camboriú a vergonheira do vereador Zé Branco (PSDB), que tentou barrar o projeto do Finisa. Primeiro Zé Branco tentou pedir vista e seus colegas vereadores não deixaram. Depois, foi o único que votou contra, e dizem que a mando do Pavan. Ficou feio...

Esforço concentrado

Pelos lados da Assembleia Legislativa, sai governo, entra governo, e a reta final de trabalho e envio de “pacote” de projetos urgentes se repete todos os anos. Em 2023, gerando os já famosos “esforços concentrados” para a aprovação de projetos, muitos a toque caixa, como se comenta nos bastidores.

Dois milhões

O presidente da casa do povo da praia alagada, digo, alargada, David Lá Traira, ops, La Barrica (Patriota), vai devolver um cheque de dois milhões de reais aos cofres da prefa. Aqueles recursos que a minha musa de verão, a vereadora bocuda Juliana Pavan (PSDB), queria pra espirrar pra entidades e ganhar uns votinhos em 2024.

Faz de conta

Tal coisa acontece em tudo quanto é legislativo do sul do mundo. O presidente da câmara faz que recebeu os valores que o legislativo tem direito e devolve simbolicamente o que não recebeu pro prefeito, que faz de conta que tá recebendo de volta o que não mandou pra casa do povo. Entenderam? Nem eu!...

Com esse calor...

Mas, antes disso, o David tem que dar uma olhada em algumas situações que parecem que andam despercebidas, isso pelas reformas que andam sendo feitas no legislativo balnear. Tem um elevador capenga que tá fazendo aniversário de problemas e nada de arrumar. O ar-condicionado do plenário tem dias que não liga e, quando funciona, fica pingando em cima dos incautos. Um drama!

No prego...

Tem um cidadão na região que quer ser candidato a prefeito em 2024, mas o grande problema é que deve pra todo mundo. O sujeito não gosta de pagar as contas que faz e pode ser que seja procurado por cobradores e não por eleitores no ano que vem. Ui!

Pacote natalino

Neste ano, o “pacotão natalino” do governador Jorginho Mello (PL) concentra oito propostas e devem ter impacto forte em 2024, principalmente na previdência dos servidores e nas questões tributárias do estado.

Limpar a pauta

O calendário de votações deve ser definido em conjunto pela direção da casa e pelas bancadas partidárias até o fim desta semana. Por enquanto, consta que a meta é fazer um esforço concentrado e encerrar as votações até o dia 21 de dezembro, sem hora para acabar para “limpar” a pauta.

Nem tudo são flores

Sem muita oposição no parlamento, a tendência é de que os projetos sejam aprovados com certa tranquilidade, com exceção do relacionado aos descontos previdenciários dos servidores públicos aposentados e pensionistas, que tem dado uma dor de cabeça danada aos parlamentares. 

Passagens mais caras

Diante da reação negativa do mercado, do Ministério Público e do próprio Supremo Tribunal Federal (STF), o senador Jorge Seif, o zero meia (PL), enviou requerimento à Agência Nacional de Transporte Terrestres (ANTT) solicitando informações sobre o novo marco regulatório que congela a abertura do mercado de transporte interestadual e aumenta o preço das passagens dos busos.

Interfere

A tramitação desse novo marco regulatório do setor de Transporte Rodoviário Interestadual de Passageiros (TRIP) está gerando grande polêmica porque interfere, negativamente, em toda a economia, afetando diretamente a geração de emprego e renda.

Mais de cem milhões

“Ao criar impeditivos para o ingresso de novas empresas, os parâmetros estabelecidos estão longe de beneficiar os mais de 100 milhões de brasileiros que usam ônibus para viajar. Isso porque as alterações vão piorar a vida dos usuários e de quem não usa também, levando a preços mais altos e a menos conexões”, lascou o senador Seif.

Dois fatores

Neste ano, o preço das passagens de rotas interestaduais subiu em média 11% em relação a 2022, ou seja, bem acima da inflação. E deve aumentar ainda mais, por dois fatores, afirma Seif, que seriam o veto do presidente Lula (PT) à desoneração da folha, que atinge em cheio o setor de transporte coletivo, e esse novo marco regulatório da ANTT.

Lá na terra dos alemón

O presidente estadual do União Brasil, deputado federal Fábio Schiochet, ressaltou a importância da sigla ter um candidato a prefeito na galega Blumenau durante evento da sigla na cidade. “Estamos montando um time forte para as eleições do ano que vem. Nosso objetivo é fazer uma base forte, com nomes que tenham representatividade e que farão um grande trabalho pelos municípios”.

Relevância

“O União está engajado em construir e fortalecer o partido em toda Santa Catarina e Blumenau tem um papel de muita relevância, pois é uma cidade com forte desenvolvimento econômico, com pessoas trabalhadoras e uma história rica, que nos orgulha muito”, enfatizou o chefão do partido na Santa & Bela Catarina.

Marcos Rosa

Durante o evento, o nome aclamado tanto pela executiva quanto pelos pré-candidatos a vereador foi o do deputado estadual Marcos da Rosa. O deputado é bacharel em Administração e em Teologia e cursou MBA em Gestão Pública. Foi vereador por três mandatos, sendo por duas vezes o mais votado de Blumenau e o quarto mais votado nas eleições de 2020.

Pronto para o desafio

“Estou focado no meu trabalho e mandato como deputado estadual, alinhado às pautas e demandas do nosso estado e região. Se o meu partido precisar de mim e nossas lideranças nos apoiarem, estarei pronto para mais este desafio”, declarou Marcos da Rosa todo pimpão.

Fiança via pix

Foi aprovada por unanimidade na leleia a lei de autoria do deputado estadual Delegado Egidio Ferrari (PTB) que dispõe sobre o pagamento de fiança, concedida por autoridade policial ou judicial, via transferência eletrônica bancária ou pix, na Santa & Bela Catarina.

Facilidade e agilidade

Segundo o parlamentar, o objetivo é garantir a agilidade do processo. “Até o momento, o pagamento de fiança é feito apenas em dinheiro ou cheque, e isso pode causar transtornos, especialmente se o pagamento não puder ser feito em horário bancário ou ser em dia que não haja expediente bancário”, explica.

30 dias

A proposta foi protocolada em julho deste ano e a lei passará a valer 30 dias após sua publicação. A determinação possibilitará uma forma mais rápida e também segura para o pagamento e recebimento da fiança, visto que os meios propostos são instantâneos, permitindo a utilização através de aplicativos em celulares em qualquer horário.

Conhece de perto

“É importante frisar que os meios de pagamento não afrontam as determinações da Constituição Federal e do Código de Processo Penal, se enquadrando na competência legislativa estadual”, destaca. Ferrari também completa que, como delegado de polícia, conhece de perto as demandas e burocracias enfrentadas.


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

Leia mais

JotaCê

Bate-papo com o reitor

JotaCê

Liba forte

JotaCê

Chiodini no comando

JotaCê

Juliana é candidata

JotaCê

Vereador faz demagogia usando o chapéu alheio

JotaCê

Forte candidato a sucessão de FO

JotaCê

Comissionados do Porto caçam mosquitos

JotaCê

Padaria Jaqueline é ponto de encontro em BC

JotaCê

Rubens fala tudo sobre a disputa à prefeitura

JotaCê

Cocada fervendo

JotaCê

Jorginho e Fabrício nos Emirados

JotaCê

Tour por BC com a lenda Gil

JotaCê

Mais gente chegando ao MDB

JotaCê

Diretor do Semasa explica falta de água

JotaCê

Querida leitora Valentina

JotaCê

Amin e Agnaldo nas demandas da pesca

JotaCê

Fábio Negão na mira

JotaCê

Bate papo com quem manda

JotaCê

Neiva é lembrado

JotaCê

Beira Rio com prédios gigantes?



Blogs

A bordo do esporte

Thiago Pereira e Swim Floripa levam Troféu José Finkel para Floripa

Blog da Jackie

Verão, calor, quentura e mormaço

Gente & Notícia

Warung reabre famoso pistão, destruído por incêndio, com Vintage Culture em março

Blog do JC

Mulheres MDBistas

Blog da Ale Francoise

Intestino preso, use todos os dias

Blog do Ton

Medicina Estética

Blog Doutor Multas

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Entrevistão

Entrevistão Adão Paulo Ferreira

"Porto sozinho não serve para nada. Ele precisa ter navios, linhas"

Irmã Simone

"Aqui nós atendemos 93% SUS”

Eduardo Rodrigues Lima

"A Marinha já fez 27 mil abordagens a embarcações no Brasil inteiro”

Edison d’Ávila

"O DIARINHO serve como uma chamada à consciência da cidade”

TV DIARINHO

O crime de injúria racial aconteceu em sessão do filme de Bob Marley no cinema do shopping na noite ...




Especiais

Caso Ilha de Marajó

Vereadora de Navegantes está entre os políticos que impulsionaram fake news sobre exploração sexual infantil

TURISMO

Japaratinga: vale a pena se hospedar no melhor resort do Brasil?

VIAGEM NO TEMPO

Museu do Carro traz nostalgia e diversão sobre o universo automotivo

NOVOS TEMPOS

SC é pioneira na promoção da mobilidade elétrica

PLANEJAMENTO URBANO

Camboriú vai investir mais de R$ 60 milhões em mobilidade



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯








MAILING LIST

Cadastre-se aqui para receber notícias do DIARINHO por e-mail

Jornal Diarinho© 2024 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação