Ideal Mente
Por Vanessa Tonnet - Vanessatonnet.psi@gmail.com
CRP SC 19625 | Contato: (47) 99190.6989 | Instagram: @vanessatonnet
O que fazer por uma pessoa que está com depressão profunda?
Primeiro, é importante saber o que é depressão, já que muitas pessoas confundem tristeza com depressão. Vamos entender um pouco melhor.
Tristeza é uma reação que geralmente se apresenta quando passamos por situações que nos aborrecem, magoam ou saem de nosso controle. A tristeza se caracteriza justamente por ser uma emoção natural, associada a eventos específicos, e é um estado provisório, transitório e passageiro. Enquanto a depressão é uma doença grave que causa alterações emocionais importantes e que influenciam diretamente na forma como a pessoa percebe, sente e se relaciona com o mundo. As pessoas com este problema tendem a ignorar os pontos positivos da vida, focando apenas nos pontos negativos.
A depressão em muitas situações é uma dor silenciosa e seus sintomas nem sempre são identificados e tratados adequadamente. Quando isso ocorre, as consequências podem ser catastróficas e levar a casos extremos, como tentativas de suicídio.
Existem três níveis de depressão: ligeira, grave e extremamente grave, que precisam ser avaliadas e compreendidas em cada caso específico.
A diferença entre tristeza e depressão é que a depressão limita a qualidade de vida da pessoa. Ela não lembra o que motivou a sua angústia duradoura e os sintomas tão intensos. Já a tristeza tem um motivo claro, sendo resolvido, ou se aceito a melancolia vai embora. É passageira e transitória. E todos nós temos algum momento de tristeza. Para as causas da depressão existem alguns fatores genéticos, doença que pode ser provocada por uma disfunção bioquímica do cérebro. Os sintomas de depressão podem variar de leves a graves, também necessitando ser avaliados por um profissional competente e qualificado. O melhor tratamento é realizar um acompanhamento com um médico psiquiatra, que é especialista para ajustar um tratamento medicamentoso adequado ao caso, e ter acompanhamento assíduo juntamente com a psicologia para ir diminuindo possíveis crises depressivas, e a psicoterapia para o paciente ir se conhecendo e lidando com todos sentimentos e emoções. Existe algumas atitudes ou palavras simples que você pode fazer para ajudar essas pessoas a se sentirem melhor, vou deixar algumas dicas simples que você pode realizar para ajudar uma pessoa que está passando por esse momento difícil de depressão:
- Ouça mais e fale menos: Demonstre que você está ali com o coração aberto para ouvi-la e ajudá-la, sem julgamentos.
– Incentive essa pessoa a procurar ajuda profissional (médico psiquiatra e psicólogo) e ofereça a sua companhia para as primeiras consultas.
– Mantenha contato. Acompanhe sempre que possível e demonstre que essa pessoa pode contar com você.
– Acredite nos sentimentos da pessoa e valorize sempre o que é exposto. Não a condene.
– Não desvalorize os sintomas da doença. Depressão é uma doença e não é frescura, não banalize.
– Não exponha opiniões vagas sem conhecimento concretos, não opine. Às vezes, a pessoa só precisa falar sem ser julgada ou não de palpites ou sermão.
– Não utilize frases como: “levanta a cabeça, deixa disso”, “pense positivo”, “para de vitimismo”, “a vida é boa” etc.
É muito importante que o deprimido possa contar com o apoio de sua família, dos amigos e o acompanhamento de profissionais especializados, para que assim consiga superar a doença e encontrar, novamente, razões para ter uma vida com mais sentido.
O ideal é oferecer o seu apoio com responsabilidade. E aí, está pronto para ajudar?